Diagrama de temas

  • TEMA 1: O mito da objetividade: Percepção e representacionismo.

    Podemos perceber tudo o que existe? De tudo aquilo que podemos perceber, podemos percebê-lo sempre?  A percepção é uma aptidão dada ao ser humano ou aprendemos a perceber? De que maneira o mundo que percebemos depende de nossa constituição corporal particular? Como os diferentes modos de vida influenciam o desenvolvimento da percepção? Qual é a “arquitetura” do “perceber”?  A percepção é instantânea ou é um processo? Percebemos apenas com os “sentidos específicos”?.

  • TEMA 2: Conflitos sociais complexos

    Abordagens disciplinares, multi-inter e transdisciplinares (Rolando García y Pedro Sotolongo). Espaços de diálogo entre comunidades científicas e originarias e tradicionais. Aproximações, experiencias, posibilidades, limitações e tensões em trabalhos disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares (com ênfase em Bioarqueologia).  Protocolos. Casos de estudio.  


  • TEMA 3:

    “Procomunes” como perspectiva trasversal. Exemplos: territorios das comunidades nativas; os “comunes” digitais (Sofware libre) entre outros. A gestão partilhada como desafio. Aquilo que não é nem publico nem privado.


  • Bibliografia

    NAJMANOVICH, Denise. El mito de la objetividad: la construcción colectiva de la experiencia. Editorial Biblos, 2016.

    GIBBONS M, LIMOGES C, NOWOTNY H, SCHWARTZMAN S, SCOTT P, TROW M. 1994 La nueva producción del Conocimiento. La dinámica de la investigación en las sociedades contemporáneas. Ediciones Pomares –Corredor SA. 121 pp. Barcelona. España.

    GARCIA R. 2006 Sistemas complejos Conceptos, método y fundamentación epistemológica de la investigación interdisciplinaria Editorial Gedisa, S.A.) Barcelona, España pp 202 6 capítulos y conclusiones (Última fecha de consulta 2/3/2016.(http://www.pensamientocomplejo.com.ar/docs/files/Garcia,%20Rolando%20-%20Sistemas%20Complejos.pdf).

    SOTOLONGO, P.L., DELGADO, C. J. 2006. La complejidad y el diálogo transdisciplinario de saberes. Capítulo IV. En publicación: La revolución contemporánea del saber y la complejidad social. Acceso al texto completo: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/soto/Capitulo%20IV.p df

    GUICHON RA 2016 Construyendo preguntas en el camino. Comunidades originarias y científicas. En Revista del Museo de Antropología 9 (2): 27-36, UNC, Córdoba, Argentina.

    BOLLIER D. 2016 Pensar desde los comunes. Traducción primera edición colaborativa: Sursiendo + Traficantes de Sueños + Tinta Limón + Cornucopia + Guerrilla Translation, Corrección: MªAranzazu Catalán Altuna (Edición original: David Bollier, Thinklike a commoner,


  • Avaliação

    Para avaliação deverá ser entregue um ensaio apresentando uma reflexão que trate o tema da disciplina de maneira articulada à pesquisa específica de cada aluno.

    O ensaio deverá ser enviado via edisciplinas.

    Data para envio do ensaio: 30 de setembro

    O ensaio deve ter entre 5 e 10 páginas. Fonte arial 11, espaço 1,5.