OBJETIVOS: Treinar os/as alunos/as nos diferentes métodos e abordagens interpretativas possíveis no estudo geoarqueológico de depósitos antropogênicos.
JUSTIFICATIVA: A geoarqueologia é uma das disciplinas com maior potencial resolutivo no estudo dos processos de formação de sítios arqueológicos. Conhecer os processos humanos e naturais que atuaram e ainda atuam na formação e transformação dos sítios é fundamental para contextualizar e validar as análises dos diferentes tipos de achados (e.g. artefatos, esqueletos humanos, fauna, macro e micro-restos botânicos, amostras de carvão ou sedimento para datação etc.). Os depósitos antropogênicos são especialmente ricos em informação sobre culturas humanas por se tratarem de elementos formados, muitas vezes inteiramente, pela ação antrópica no passado. Esta ação pode ser consequência de: estratégias de construção de elementos visíveis na paisagem (como sambaquis monumentais, geoglifos, cerritos, earthen mounds, tesos, plataformas cerimoniais etc.); ocupações recorrentes em um mesmo lugar, ou efêmeras, mas de grande aporte sedimentar (e.g. sítios em cavernas ou abrigos rochosos, aldeias, sambaquis, terras pretas amazônicas, micro-relevos etc.); ou inclusive de atividades específicas que deixam marcas peculiares e reconhecíveis no terreno e no substrato (e.g. estruturas de combustão, fossas funerárias, cremações, fornos etc.). Ao longo do curso, serão apresentados diferentes exemplos de depósitos antropogênicos nos quais o estudo geoarqueológico trouxe informações inéditas para entender a dinâmica humana e natural envolvida na formação dos sítios. Serão discutidos artigos científicos publicados em revistas internacionais que representam as abordagens mais contemporâneas na geoarqueologia de depósitos antropogênicos. Os/as alunos/as serão capazes, no final do curso, de discriminar as problemáticas que a geoarqueología é capaz de resolver de acordo à natureza e às características de diferentes tipos de depósitos antropogênicos, assim como de propor as ferramentas de análise (métodos e técnicas) com potencial para resolver esses problemas.
- Docente: Ximena Suarez Villagran
- Docente: Fabiola Andrea Silva
- Docente Avançado: Ricardo Anibal Guichon
- Docente: Veronica Wesolowski de Aguiar e Santos
- Docente: Camilo de Mello Vasconcellos
- Docente: Fabiola Andrea Silva
- Docente: Andre Menezes Strauss
- Docente: Tábita Hünemeier
- Docente: Andre Menezes Strauss