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As perguntas chaves para essa aula são:
1- Para que existem propriedades agrícolas?
2- Qual a finalidade da condução de uma propriedade agrícola por humanos?
3- Por que propriedades agrícolas vizinhas não raro apresentam estrutura e funcionamento muito diferentes?
4- Quais os limites, componentes e interações usuais em propriedades agrícolas? Como podemos representá-los?
5- Como podemos otimizar a produção de biomassa num sistema agrícola?
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Toda a ciência agronômica moderna está alicerçada na experimentação. Nessa aula, discutiremos os princípios da experimentação agrícola aplicados à condução de um experimento em que testamos o efeito de diferentes tipos de biomassa e da forma como são aplicados no desenvolvimento da rúcula e da flora invasora.
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Para testar sua compreensão sobre os animais e como sua presença ou a de seus excrementos pode afetar o sistema, elabore uma maneira de explicar a um leigo:
1- como o sistema de alimentação e de digestão de ruminantes, suínos e aves define as características dos seus estercos;
2- esquematize um quadro focalizando o impacto sobre as culturas dos estercos de aves, suínos e bovinos, considerando (a) o tempo de resposta e (b) a intensidade de resposta;
3 - quais são as principais vias de perda de nutrientes associadas à produção de bovinos, de suínos e de aves;
4- como se poderia manejar essas criações de modo a minimizar as perdas de nutrientes.
Deixando o leigo de lado, focalize, para seu uso, como a utilização de estercos afeta a ciclagem de N, P e K no sistema de produção.
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Reflita criticamente sobre a visita realizada, tentando identificar como o sistema:
1- recompõe em cada ciclo de exploração o seu potencial de produção;
2- maneja organismos antagônicos;
3- relaciona-se com o mercado.
Identifique como essas três áreas de análise se traduzem na organização espacial e funcional do sistema.
Faça uma representação esquemática do funcionamento do sistema.
Leia com atenção o texto sobre os animais no sistema (previsto no plano de aulas e leituras, e reflita sobre o manejo e eventuais perdas no sistema.
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1- Em que diferem os conceitos de fertilidade do solo e fertilidade do sistema?
2- Como a fertilidade do sistema pode ser estimada?
3- Por que a produção de biomassa é o indicador privilegiado da fertilidade do sistema? Há outros indicadores?
4- Como o modo de ocupação do solo influencia a evolução da fertilidade do sistema?
5- De que maneira as criações influenciam a fertilidade do sistema?
6- Liste os principais elementos de manejo que podem manipulados para se manter a fertilidade do sistema.
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Continuamos aqui a focalizar o manejo da fertilidade do sistema, numa abordagem mais mais abrangente mas ao mesmo tempo mais aprofundada. Trata-se de responder à pergunta básica, de como manter e/ou aumentar o potencial de produção de um sistema agrícola, tendo a floresta como modelo. Leia com atenção o texto, e reflita sobre:
1- como a estruturação da propriedade afeta positiva ou negativamente a construção da fertilidade do sistema;
2- como elementos de condicionamento climático (ou sua ausência) influenciam a fertilidade do sistema;
3- o que é o "ativo" de nutrientes minerais e como ele se relaciona com a ciclagem de nutrientes minerais devida a fatores puramente químicos (ciclagem mineral de nutrientes minerais) e a ciclagem de nutrientes minerais acoplada à ciclagem de biomassa;
4- enumere e comente o potencial de utilização dos principais adubos à disposição dos agricultores no manejo orgânico;
5- esquematize as principais estratégias utilizáveis para o manejo da fertilidade do sistema nos principais grupos de culturas no Brasil;
6- comente sobre o manejo e o dimensionamento da produção animal e seus possíveis reflexos sobre a fertilidade do sistema.
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