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  • 06 Ago Aula 1- Entendendo a lógica dos sistemas de produção agrícola.

    As perguntas chaves para essa aula são:

    1- Para que existem propriedades agrícolas?

    2- Qual a finalidade da condução de uma propriedade agrícola por humanos?

    3- Por que propriedades agrícolas vizinhas não raro apresentam estrutura e funcionamento muito diferentes?

    4- Quais os limites, componentes e interações usuais em propriedades agrícolas? Como podemos representá-los?

    5- Como podemos otimizar a produção de biomassa num sistema agrícola?



  • 13 Ago Aula 2- Experimento pedagógico


    Toda a ciência agronômica moderna está alicerçada na experimentação. Nessa aula, discutiremos os princípios da experimentação agrícola aplicados à  condução de um experimento em que testamos o efeito de diferentes tipos de biomassa e da forma como são aplicados no desenvolvimento da rúcula e da flora invasora.

  • 20 Ago Aula- Os animais no sistema

    Para testar sua compreensão sobre os animais e como sua presença ou a de seus excrementos pode afetar o sistema, elabore uma maneira de explicar a um leigo:

    1- como o sistema de alimentação e de digestão de ruminantes, suínos e aves define as características dos seus estercos;

    2- esquematize um quadro focalizando o impacto sobre as culturas dos estercos de aves, suínos e bovinos, considerando (a) o tempo de resposta e (b) a intensidade de resposta;

    3 - quais são as principais vias de perda de nutrientes associadas à produção de bovinos, de suínos e de aves;

    4- como se poderia manejar essas criações de modo a minimizar as perdas de nutrientes.

    Deixando o leigo de lado, focalize, para seu uso, como a utilização de estercos afeta a ciclagem de N, P e K no sistema de produção.


  • 27 Ago Aula 4- Visita Nata da Serra

    Reflita criticamente sobre a visita realizada, tentando identificar como o sistema:

    1- recompõe em cada ciclo de exploração o seu potencial de produção;

    2- maneja organismos antagônicos;

    3- relaciona-se com o mercado.


    Identifique como essas três áreas de análise se traduzem na organização espacial e funcional do sistema.

    Faça uma representação esquemática do funcionamento do sistema.


    Leia com atenção o texto sobre os animais no sistema (previsto no plano de aulas e leituras, e reflita sobre o manejo e eventuais perdas no sistema. 




    • 10 Set Aula 5- A Natureza como modelo

      1-      Em que diferem os conceitos de fertilidade do solo e fertilidade do sistema?

      2-      Como a fertilidade do sistema pode ser estimada?

      3-      Por que a produção de biomassa é o indicador privilegiado da fertilidade do sistema? Há outros indicadores?

      4-      Como o modo de ocupação do solo influencia a evolução da fertilidade do sistema?

      5-      De que maneira as criações influenciam a fertilidade do sistema?

      6-      Liste os principais elementos de manejo que podem manipulados para se manter a fertilidade do sistema.



    • 24 Set Aula 6- Colheita do experimento pedagógico e o conceito de fertilidade do sistema

    • 01 out Aula 7- O manejo da fertilidade do sistema

      Continuamos aqui a focalizar o manejo da fertilidade do sistema, numa abordagem mais mais abrangente mas ao mesmo tempo mais aprofundada. Trata-se de responder à pergunta básica, de como manter e/ou aumentar o potencial de produção de um sistema agrícola, tendo a floresta como modelo. Leia com atenção o texto, e reflita sobre:

      1- como a estruturação da propriedade afeta positiva ou negativamente a construção da fertilidade do sistema;

      2- como elementos de condicionamento climático (ou sua ausência) influenciam a fertilidade do sistema;

      3- o que é o "ativo" de nutrientes minerais e como ele se relaciona com a ciclagem de nutrientes minerais devida a fatores puramente químicos (ciclagem mineral de nutrientes minerais) e a ciclagem de nutrientes minerais acoplada à ciclagem de biomassa;

      4- enumere e comente o potencial de utilização dos principais adubos à disposição dos agricultores no manejo orgânico;

      5- esquematize as principais estratégias utilizáveis para o manejo da fertilidade do sistema nos principais grupos de culturas no Brasil;

      6- comente sobre o manejo e o dimensionamento da produção animal e seus possíveis reflexos sobre a fertilidade do sistema.



      • 08 out Aula 8- Visita a Meu Quintal- Orgânicos

      • 15 out Aula 9- Elaboração de planos de conversão para a agricultura orgânica

      • Controle de plantas invasoras em sistemas de produção orgânicos

      • Controle fitossanitário. Planejamento de consórcios e rotações de culturas

      • Produção para consumo doméstico e alimentação sustentável

      • Energia na agricultura

      • O mercado de produtos orgânicos e a certificação

      • Agricultura de base ecológica – uma visão de conjunto. Desafios.