Topic outline

    • Exercício de escala/afinação:

      Para este exercício, cada aluno(a) deve criar uma escala, calculando suas frequências e razões. O exercício dever ser acompanhado de uma breve descrição da escala. 

      Na página abaixo é possível baixar uma pequena calculadora de escalas e um programa para tocá-las:

      http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu530/

      Abraços
      Fernando



    • Escolha  uma sala e calcule o tempo de reverberação a partir da fórmula de Sabine. A fórmula leva em consideração o volume da sala, os materiais que a compõem e seus respectivos coeficientes de absorção. Os arquivos com a explicação do cálculo de Tempo de Reverberação, um exemplo simples e uma tabela com coeficiente de absorção de diferentes materiais podem ser baixados aqui:

      http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu530/ 

    • Escolha uma sala ( de preferência aquela que você usou para calcular o tempo de reverberação) e calcule sua densidade modal. Isso implica em calcular os modos de ressonância (axiais, longitudinais e oblíquos) da sala até 300 Hz. Depois é preciso calcular a densidade modal para cada banda de frequência e colocar o resultado da densidade modal num gráfico (Densidade Modal x Banda de Frequência).

      A explicação do cálculo e um exemplo podem ser baixados aqui:

      http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/cmu530/

      Lá há também links para planilhas que fazem esse cálculo automaticamente. Você pode usá-las, mas faça um relatório aparte com as conclusões desse cálculo, incluindo gráficos e tabelas com as frequências. Se preferir fazer manualmente (isto é, sem usar essas calculadores, pode fazer o exercício incluindo apenas os modos axiais. 

      Um colega de vocês, o Lucas Bertollo, gentilmente criou uma calculadora em Python (veja abaixo), mas é preciso compilar antes de usá-la.


  • Topic 1

    Introdução ao curso: (02/08/2019)

    Bibliografia

    • Henrique, Luís L. Acústica Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

    • Howard, David M., and Jamie Angus. Acoustics and Psychoacoustics. 3rd Edition (1srt Ed.: 1996). London: Focal Press, 2006.

    • John Backus. The Acoustical Foundations of Music. 2nd ed. New York/Londom: W. W. Norton & Company, 1977.

    • Juan G. Roederer. Introdução À Física E Psicofísica Da Música. São Paulo: Edusp, 1998.

    • Thomas D. Rossing. The Science of Sound. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley Publishing Company, 1989.


    Site de apoio

    http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/


    Tópicos

    1. Timbre e representações sonoras

    2. Acústica de Instrumentos

    3. Escalas e afinações

    4. Acústica de Salas


    Avaliação:

    1. Presença e pontualidade

    2. Participação

    3. Trabalhos


  • Topic 2

    TIMBRE (09/08/2019)


    1. Representações gráficas do som 

    2. Forma de onda vs espectro

    3. Componentes do timbre

    • Parciais Parciais harmônicos
    • Transientes
    • Formantes
    • Envoltória dinâmica


  • Topic 3

    Continuação: Timbre e formas de representação do som

    • Alguns alunos manifestaram o interesse em ler este texto que escrevi tratando o som como uma forma de imagem. Comentários e discussões sobre o assunto são bem-vindos!

  • Topic 4

  • Topic 5

  • Topic 6

  • Topic 7

  • Topic 8

  • Topic 9

  • Topic 10