Kursthemen
-
Nesta seção o aluno encontrará os documentos relacionados às atividades programadas para o semestre, leituras recomendadas e material de apoio.
-
Aula introdutória sobre evolução do pensamento e planejamento estratégico.
-
Este tópico do programa visa apresentar algumas das metodologias de planejamento estratégico. A discussão será iniciada pelo Modelo Toyota, também conhecido como ciclo PDCA.
-
Este tópico do programa visa apresentar algumas das metodologias de planejamento estratégico. Neste encontro será discutido o BSC - Balanced Scorecard.
-
Este tópico do programa visa apresentar algumas das metodologias de planejamento estratégico. Neste encontro será discutida a metodologia da Investigação Apreciativa.
-
A partir deste tópico do programa serão apresentadas a conceituação e a estruturação de planos, projetos e programas de Relações Públicas.
Iniciaremos o tópico pela discussão das características de organizações do 1º, 2º e 3º setores e suas influências na concepção de um projeto global de comunicação.
Em seguida, serão pontuadas as etapas de elaboração de um plano estratégico de Relações Públicas com especial atenção ao Briefing, histórico e Mapeamento e estudo de públicos.
-
Este tópico abordará o uso da pesquisa no processo de planejamento seja ela realizada com a finalidade de obter dados para a elaboração de diagnóstico ou para a estruturação do plano de ação.
Neste encontro serão apresentados os métodos de pesquisa utilizados em Relações Públicas, tais como a auditoria de comunicação, auditoria de opinião e pesquisa de imagem.
-
Neste tópico do programa serão apresentadas e discutidas as etapas do plano de Relações Públicas, a saber:
- diagnóstico;
- desenvolvimento dos programas de ação: objetivos, estratégia, meta e fatores condicionantes de sucesso;
- detalhamento das ações, determinação dos recursos (humanos, materiais e financeiros) e estabelecimento do cronograma de atividades.
-
Este tópico dará atenção especial à etapa "mensuração de resultados" do planejamento de Relações Públicas, cuja discussão será detalhada nos seguintes itens:
- distinção conceitual entre avaliação, mensuração e valoração;
- avaliação e mensuração como etapas do planejamento estratégico.
- pesquisa: principal instrumento de avaliação e mensuração.
- modelos de mensuração em comunicação.
-
A prova prática consiste na elaboração de um de plano de Relações Públicas para um cliente real. A partir do cenário apresentado pelo cliente na reunião de briefing, grupos de até 5 alunos deverão elaborar uma proposta de Relações Públicas para a Rede ComCiência focando no desafio de engajar os voluntários e mantê-los engajados. A estrutura do plano deve contemplar:
- Cenário e diagnóstico
- Objetivo(s) e meta(s)
- Públicos
- Estratégia
- Resumo das ações propostas
- Cronograma de trabalho (simplificado)
- Estimativa de investimento
As propostas serão avaliadas em função de seu alinhamento à situação-problema, correção técnico-conceitual e viabilidade de implantação. -