Programação

  • APRESENTAÇÃO - REGRAS DO CURSO

    CENTRALIDADE DO TRABALHO E LEITURA CRÍTICA DOS DIREITOS SOCIAIS E INDIVIDUAIS

    REGRAS DO CURSO

    OBSERVAÇÕES REFERENTES À AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

    1. A disciplina pauta-se em avaliação continuada, com a utilização de parte das respostas nas atividades realizadas em sala na construção das aulas do curso ministrado. Para a avaliação continuada, serão realizadas atividades bonificadas no decorrer do curso.

    2. Apenas será obtido bônus no total de 10 pontos para o caso dos alunos que participarem de todas as atividades (sendo que todas devem ser admitidas como válidas).

    3. Os alunos que não participarem de todas as atividades terão direito a bônus proporcionais ao número de atividades realizadas e consideradas válidas.

    4. As atividades SERÃO INDIVIDUAIS, DEVENDO SER ENTREGUES EM NOME DO PRÓPRIO ALUNO E POR ELE ASSINADAS, sendo que se encontram disponíveis no moodle da disciplina os textos que serão utilizados para efeitos de bonificação - cabe ao aluno providenciar a sua cópia impressa do documento para realização da atividade em sala. OS ALUNOS DEVEM CONSULTAR O SEU PRÓPRIO TEXTO NA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, não sendo possível a consulta de texto de terceiros, caso em que as atividades de ambos serão desconsideradas. Da mesma forma, não será possível a consulta do texto fora de sala ou por meio de aparelhos eletrônicos (exemplos: celulares, tablets, computadores, dentre outros), hipóteses em que a atividade também será desconsiderada.

    5. Os textos encontram-se indicados no moodle, podendo ser introduzidos novos a critério do professor, que avisará com antecedência aos alunos em sala.

    6. Cada trabalho valerá um bônus, desde que considerado válido.

    7. Somente serão consideradas válidas, para efeitos de bônus, as respostas que forem tidas como suficientes e corretas pelo professor.

    8. Não serão consideradas quaisquer justificativas para a ausência às aulas em que se realizarem atividades sujeitas à concessão de bônus – em vista mesmo da natureza da bonificação.

    9. O aluno poderá perfazer 20% das atividades com o bônus de cidadania, a critério do professor. Este bônus deve ser referente a atividade de cidadania ocorrente apenas no horário da aula. Neste caso, o aluno deverá entregar, por escrito e de forma comprovada, na aula subsequente, a sua participação na atividade de cidadania. Caso não observadas as hipóteses anteriores, não será considerada a bonificação de cidadania.

    10. Não serão consideradas as atividades, para fins de concessão de bônus, dos alunos que chegarem 15 minutos após o início da(s) aula(s) em que ocorre(m) a(s) atividade(s).

    11. O aluno que obtiver bonificação igual ou superior a 70% poderá, mediante termo de aceitação, contabilizá-los como média final, sem a necessidade de realizar a prova oficial em data marcada pela Faculdade. A aceitação será feita na última aula em que forem entregues as notas. Não realizada a aceitação, não serão considerados os pontos de bonificação, ficando o aluno com a nota zero.

    12. Se, no entanto, o aluno com condição descrita no item “11” desejar realizar a prova oficial, a sua bonificação valerá como primeira nota e será somada à nota daquela e, somente após, será obtida, com a divisão dos valores obtidos por dois, a média na disciplina. Caso tire nota inferior, com o procedimento, está será a sua média final.

    13. O aluno que obtiver bonificação inferior ao percentual indicado no item “11” DEVERÁ fazer a prova oficial marcada pela Faculdade. Para obtenção da média final na disciplina, a sua bonificação total, considerada como o resultado de uma atividade independente (primeira nota), será somada à prova final (segunda nota), com a divisão dos valores obtidos por dois.

    Monitoras:

    Diurno: isa.brandao.araujo@gmail.com

    Noturno: thamiris.molitor@usp.br


  • AULA 01 - 01/08/2019

    Apresentação do curso e suas regras.

  • AULA 02 - 08/08/2019

    LEITURA:

    PACHUKANIS, Evgeni. A natureza do Estado segundo um jurista burguês. In _____. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Trad. Lucas Simone. Revisão Técnica: Marcus Orione (coordenação), Márcio Bilharinho Naves, Flávio Roberto Batista, Pablo Biondi, Alberto Munhoz, Jorge Luis Souto Maior. São Paulo: Ed. Sundermman, 2017, p. 249-264.

  • AULA 03 - 15/08/2019

    LEITURA:

    PACHUKANIS, Evgeni. As tarefas (Introdução). In _____. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Trad. Lucas Simone. Revisão Técnica: Marcus Orione (coordenação), Márcio Bilharinho Naves, Flávio Roberto Batista, Pablo Biondi, Alberto Munhoz, Jorge Luis Souto Maior. São Paulo: Ed. Sundermman, 2017, p. 69-87.

  • AULA 04 - 22/08/2019

    LEITURA:

    PACHUKANIS, Evgeni. Mercadoria e Sujeito (Cap. IV). In _____. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Trad. Lucas Simone. Revisão Técnica: Marcus Orione (coordenação), Márcio Bilharinho Naves, Flávio Roberto Batista, Pablo Biondi, Alberto Munhoz, Jorge Luis Souto Maior. São Paulo: Ed. Sundermman, 2017, p. 137-163.


  • AULA 05 - 29/08/2019

    LEITURA:

    PACHUKANIS, Evgeni. Direito e Estado (Cap. V). In _____. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Trad. Lucas Simone. Revisão Técnica: Marcus Orione (coordenação), Márcio Bilharinho Naves, Flávio Roberto Batista, Pablo Biondi, Alberto Munhoz, Jorge Luis Souto Maior. São Paulo: Ed. Sundermman, 2017, p.165-182.

  • AULA 06 - 19/09/2019

    LEITURA:

    PACHUKANIS, Evgeni. Direito e Delito (Cap. VI). In _____. A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921-1929). Trad. Lucas Simone. Revisão Técnica: Marcus Orione (coordenação), Márcio Bilharinho Naves, Flávio Roberto Batista, Pablo Biondi, Alberto Munhoz, Jorge Luis Souto Maior. São Paulo: Ed. Sundermman, 2017, p. 199-223.

  • AULA 07 - 26/09/2019

    LEITURA:

    EDELMAN, Bernard. A legalização da classe operária. (Trad. Flávio Batista, Jorge Luiz Souto Maior, Marcus Orione Gonçalves Correia e Pablo Biondi). São Paulo: Boitempo Editorial, 2016 - pp. 17 a 23 ("A questão do 'direito operário'").

  • AULA 08 - 03/10/2019

    LEITURA:

    EDELMAN, Bernard. A legalização da classe operária. (Trad. Flávio Batista, Jorge Luiz Souto Maior, Marcus Orione Gonçalves Correia e Pablo Biondi). São Paulo: Boitempo Editorial, 2016, pp. 27-62 (primeira parte: classe operária e poder burguês).

  • AULA 09 - 10/10/2019

    LEITURA:

    EDELMAN, Bernard. A legalização da classe operária. (Trad. Flávio Batista, Jorge Luiz Souto Maior, Marcus Orione Gonçalves Correia e Pablo Biondi). São Paulo: Boitempo Editorial, 2016, pp. 63-108.

  • AULA 10 - 17/10/2019

    LEITURA:

    EDELMAN, Bernard. A legalização da classe operária. (Trad. Flávio Batista, Jorge Luiz Souto Maior, Marcus Orione Gonçalves Correia e Pablo Biondi). São Paulo: Boitempo Editorial, 2016, pp. 109-144.

  • AULA 11 - 24/10/2019

    Discussão acerca da pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo "Percepções na periferia de São Paulo".

  • AULA 12 - 31/10/2019

  • AULA 13 - 07/11/2019 - total de bonificações

    Na tabela anexa consta o número total de bonificações de cada aluno matriculado na disciplina. Pedimos que se atentem às regras disponíveis no moodle da disciplina, principalmente o item 11: "O aluno que obtiver bonificação igual ou superior a 70% poderá, mediante termo de aceitação, contabilizá-los como média final, sem a necessidade de realizar a prova oficial em data marcada pela Faculdade. A aceitação será feita na última aula em que forem entregues as notas. Não realizada a aceitação, não serão considerados os pontos de bonificação, ficando o aluno com a nota zero".