Programação

  • Geral

  • AULAS 3 e 4: Proposta a ser desenvolvida

    Apresentações das colaboradoras Evelise Moncaio Moda (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMA) e Sabrina Bakker (Coordenaria de Desenvolvimento Rural Sustentável- CDRS/ Governo do Estado de São Paulo)

    Estudo de caso: Be Mush (graduanda em Ciências dos Alimentos Bianca Teixeira)

    Proposta de trabalho
    •Trabalho em grupo de 5-6 alunos
    •Desenvolver projeto ao longo do semestre
    •Olhar sobre o consumidor
    •Fatores e motivações que influenciam a escolha dos produtos – proposta de valor
    •Estratégia para VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS LOCAIS

    Nota 1: Avaliações parcias (exercícios e provinhas)

    Nota 2: Relatórios Parciais (apresentação oral + trabalho escrito)

    Nota 3: Trabalho final (apresentação oral + trabalho escrito)

     Nota Final: (Nota 1 + Nota 2 + Nota 3) /3



  • AULA 5: VISITA TÉCNICA - FOOD INGREDIENTS

    Alunos, sairemos pontualmente as 12h00 para a visita à FISA.

    Todos devem preencher o formulário disponível abaixo até SEXTA-FEIRA, dia 16/08/2019 as 14h00.

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDq8j65NriDpkuphhTtBw9UMl4ozoPQ5daMBhWIc_etgVm_g/viewform



  • AULA 6, 7, 8 e 9: Gestão da Inovação; Design de Produtos e serviços; Modelagem de negócios e Validação

    Contaremos com um convidado especial, o agente de Inovação Pedro Chamochumbi. 

  • AULA 10: apresentação oral e entrega da proposta de concepção do produto

    Grupos, segue orientação sobre a apresentação e entrega do primeiro relatório

    1° Relatório: CONCEPÇÃO DO PRODUTO

    Deverá ser apresentada proposta contendo aspectos relacionados à concepção do produto contendo:

    1.  Título

    2.  Equipe

    3.  Objetivos

    4.  Análise de Mercado

    ﹘   Informações sobre a situação do público-alvo/mercado em que se pretende atuar, tipo de empresas trabalhando no setor, fornecedores e concorrentes e tendências (pode conter: avanços tecnológicos recentes, barreiras de entrada e de saída, regulamentações governamentais). 

    ﹘   Incluir os resultados das pesquisas com consumidores (se houver - pode ser apresentado no segundo relatório)

     5. Definição conceitual do produto (ou da linha de produtos, se for o caso)

    O que pretendem produzir? Apresentar as características básicas do produto. Lembrem-se de aplicarem conceitos gerais de marketing: (valor, troca, mercado, necessidades e satisfação).

    6.  Estratégia

    Definição do público-alvo e posicionamento. 

    7. Lista dos possíveis ingredientes

    9. Se possível, apresentar uma estimativa do custo do produto (ingredientes e embalagens)


    Apresentação impressa: 16/09/2019

    RELATÓRIO: Limite de 10 páginas, incluindo figuras e referências (considerar fonte arial 10 pt espaçamento simples ou equivalente para o ajuste do limite de páginas).

    RESUMO: uma página, com texto e imagens. Deve conter título, objetivo, Resumo (descrição da ideia, até 2000 caracteres), autores. Vejam o exemplo anexo. 

     Apresentação oral: 16/09/2019

    Até 10 minutos de apresentação (EXATOS!) 

    Todos os membros do grupo deverão estar preparados para apresentação oral.

    O grupo pode usar projetor e outros materiais de apoio, se julgar necessário.




  • AULAS 15 e 16: Rotulagem e Shelf life

  • Tópico atual

    AULAS 21-29: Prática Formulação

  • Rotulagem

    Seguem informações sobre rotulagem

  • Relatório 2

    O segundo relatório deve conter: 

    1. Título (considerar correções no relatório 1)

    2. Equipe

    3. INFORMAÇÕES PARA ROTULAGEM (Lista de Ingredientes, ordem preliminar dos ingredientes, claims, informações obrigatórias, etc.);

     (OPCIONAL: PROTÓTIPO EMBALAGEM -  Layout da embalagem com informações da rotulagem);

    4. FLUXOGRAMA DO PROCESSO  (se possível descrever o número de colaboradores tanto para empresa, quanto para cada processo);

    5. EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS QUE SERÃO UTILIZADOS

    6. LAYOUT EMPRESA 

    disposição dos equipamentos (Sugestão: Site on-line - Floorplanner)

    Clique o link https://floorplanner.com/ para abrir o recurso


    Os trabalhos deverão ser entregues impressos. 

    Cada Cada grupo terá 10 minutos para apresentação oral e 10 minutos para discussão do Layout

    Thais


  • Apresentação e trabalho final

    Apresentação oral e entrega do trabalho escrito: 27/11

    Roteiro: ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL 

    Deverá ser apresentada o projeto (impresso e enviado pelo stoa) contendo:

    1.  Título

    2.  Equipe

    4. Resumo Executivo

    4.  Objetivos

    5.  Atualização de Análise de Mercado e Concorrência - inserir dados atualizados

    Informações sobre a situação do público-alvo/mercado em que se pretende atuar, tipo de empresas trabalhando no setor, fornecedores e concorrentes, tendências (com os devidos ajustes realizados ao longo do semestre). Pode-se incluir resultado de pesquisa com consumidores atualizado, se houver.

    6. Definição conceitual do produto (ou da linha de produtos)

    Apresentar: produto, embalagem, design e rotulagem (com os devidos ajustes realizados ao longo do semestre)

    Grupos que tiveram alterações na concepção inicial: apresentar os motivos e a nova concepção do produto

    7.  Estratégia

    Segmentação, definição do público-alvo e posicionamento (resumo do projeto anterior; novo para produtos que sofreram alterações)

    8. Formulação

    9. Fluxograma de processamento - inserir tempos e rendimento

    10. Rotulagem

    11. Análise Financeira

    12. Protótipo do produto

    13. Tópicos adicionais podem ser adicionados a critério do grupo, desde que se mantenha o limite de páginas 

    Apresentação impressa: máximo 20 páginas, incluindo figuras e referências (considerar fonte arial 10 pt espaçamento simples ou equivalente para o ajuste do limite de páginas).

    Apresentação oral: 

    Banner e protótipo: todos os membros do grupo deverão estar preparados para apresentação oral. 

    Vocês irão apresentar no dia 27/11/2019 para a avaliação da disciplina. 

    O Banner deverá ser enviado previamente para impressão no formato  0,91 (L) x 1,20 (h) m  até 25/11 as 14h00.



     


  • Encerramento

    Alunos, foi muito legal trabalhar com vocês e ver o engajamento e maturidade desenvolvidos ao longo do semestre. Como falei hoje, trabalhar em grupo pode ser difícil, mas é uma das principais habilidades que vocês devem desenvolver.  Até o final da próxima semana enviarei as notas e uma compilação dos comentários da avaliação da apresentação final.

    Foi uma pena não realizar a avaliação da disciplina hoje. Mas o feed back de vocês é muito importante. Por isso, abri uma avaliação (anônima) aqui pelo stoa para que vocês possam dar sua opinião.

    Um ótimo final de ano a todos!

    Thais 

    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP