Aperçu des sections
-
-
A unidade trata a respeito do processo de adaptação dos jovens estudantes às Instituições de Ensino Superior (IES). Ao final da mesma, espera-se que o professor esteja apto para compreender e identificar as diferentes dimensões da adaptação desta fase crucial que é a transição entre ensino médio para e superior.
-
A atividade a seguir foi sugerida aos tutores, é indicado que o docente também a realize a fim de auxiliar na fixação dos conhecimentos adquiridos anteriormente.
Ademais, o docente também deverá redigir um pequeno relatório descrevendo como foi o acompanhamento realizado junto aos tutores. Abaixo há um modelo de relatório que servirá como base.
-
-
Inserir o professor responsável na metodologia de Tutoria por Pares, através da contextualização do cenário e de aspectos práticos do modelo de ensino-aprendizagem. Além disso, também é apresentado os benefícios da tutoria, tanto para alunos tutorandos e tutores, quanto para a universidade. Ao final do módulo, é esperado que o professor saiba do que se trata a tutoria por pares e como ela é aplicada em termos práticos.
-
Nesta semana, sua tarefa é realizar a leitura do artigo: "Programa de tutoria por pares: estudo de caso".
Como também, preencher o relatório de acompanhamento, seguindo o modelo disponibilizado anteriormente.
-
-
A unidade tem como objetivo apresentar aos docentes instrumentos para identificação da demanda. Ao final da mesma espera-se que os docentes sejam capazes de definir, bem como dominar a utilização de instrumentos para realizar a identificação de demandas.
-
Como atividade prática para esta semana, o docente deverá acompanhar os alunos na identificação de demandas, auxiliando-os em suas dúvidas e dificuldades. A seguir é apresentada a atividade prática sugerida aos tutores, para que o docente se contextualize do que foi pedido aos primeiros. Em seguida, o docente deverá preencher o relatório de acompanhamento, seguindo o modelo disponibilizado anteriormente.
-
-
Trata-se do processo de construção dos materiais que serão utilizados para dar suporte às atividades realizadas pelo programa de tutoria. Espera-se que, ao final desta unidade, o docente seja capaz de supervisionar a construção de módulos que serão utilizados no Programa de Tutoria por pares pelos tutores para auxiliar na adaptação dos ingressantes.
-