Kursthemen
-
-
WERTSCH, J. V. Vygotsky: The man and his theory. In: Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1985. (capítulo 1)
-
Versão em espanhol do Texto 1
-
OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, p. 6-19, 2010.
-
BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento - Lev Vigotski: Principais teses. Coleção História da Pedagogia – Número 2, Lev Vigotski. Publicação especial da Revista Educação. Editora Segmento, p. 20-29, 2010.
-
GÓES, M. C. R. A natureza social do desenvolvimento psicológico. Cadernos CEDES. n. 24, p. 17-24, 1991.
-
-
-
DANIELS, H. Visão panorâmica da pesquisa empreendida por Vygotsky e alguns de seus colegas. In: Vygotsky e a Pesquisa. Trad. E. Bini. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
-
LURIA, A. R. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In: Curso de Psicologia Geral. Trad. P. Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. (v. 1)
-
LEONTIEV, A. Aparecimento da consciência humana. In: O Desenvolvimento do Psiquismo. Trad. M. D. Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
-
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento da percepção e da atenção. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
_____. O domínio sobre a memória e o pensamento. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
-
-
-
VYGOTSKY, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo : Martins Fontes, 1991.
(o livro onde esse texto está encontra-se no tópico anterior)
WERTSCH, J. V. Mediation. In: DANIELS, H.; COLE, M.; WERTSCH, J. V. (Ed.). The Cambridge Companion to Vygotsky. New York: Cambridge University Press, 2007.
(esse texto é para aprofundamento de quem o desejar - não será discutido no curso - apenas traremos alguns elementos) -
PINO, A. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos CEDES. n. 24, p. 32-43, 1991.
-
SMOLKA, A. L. B. Internalização: seu significado na dinâmica dialógica. Educação & Sociedade, n. 42, agosto, p. 328-335, 1992.
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. A linguagem e o pensamento da criança na teoria de Piaget. In: A construção do pensamento e da linguagem. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
-
-
-
VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. (o texto 15 encontra-se no pdf já postado do livro "A formação social da mente")
NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. A zona de desenvolvimento proximal. In: Lev Vygotsky: cientista revolucionário. Trad. M. Bagno. São Paulo: Loyola, 2002. (texto 16)
-
-
-
Seminário 1
SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; NOGUEIRA, A. L. H.; BRAGA, E. S. As relações de ensino na escola. In: Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Relações de Ensino, 2007. (Série Temas em Debate)
-
Seminário 2
GÓES, M. C. R. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In: GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas : Papirus, 1997.
Seminário 3
SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cadernos CEDES. n. 50, 2000, p. 26-40. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622000000100003&script=sci_abstract&tlng=pt
-
-
-
VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Trad. M. P. Vinha. Psicologia USP. São Paulo, 21(4), p. 681-701, 2010. Acessível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642010000400003
Seminário 4:
SMOLKA, A. L. B. Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção do conhecimento. In: GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. (orgs.) A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas : Papirus, 1997.
-
Seminário 5:
BRAGA, E. S. Tensões eu/outro: na memória, no sujeito, na escola. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
-
SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Questões de desenvolvimento humano: Práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, 2010. (referências)
-
Seminário 6:
CRUZ, M. N. Imaginação, linguagem e elaboração de conhecimento na perspectiva da psicologia histórico-cultural de Vigotski. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
-
Seminário 7:
MAGIOLINO, L. S. As emoções humanas nas experiências vividas: transformação e significação nas relações (est)éticas. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
-
SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011. (referências)
-
TOASSA, G. Emoções e vivências nos textos sobre arte e psicologia. In: Emoções e Vivências em Vigotski. Campinas: Papirus, 2011.
-
-
-
-