Aperçu des sections
-
Aula 1 (11/03). Apresentação da disciplina. O que é e o que deve ter um projeto científico em Fisiologia? Quem conduzirá a aula será Rafael P. Bovo.
Programa da aula:
Apresentação geral (30 min):
- Pós-Graduandos, Pós-Doutorandos colaboradores da disciplina e professores Fernando Gomes e Renata Guimarães.
- Breve apresentação do objetivo da disciplina, formato e conteúdo das aulas.Atividade (45 min). Debate: O que é um projeto científico? O que um projeto científico em Fisiologia deve ter?
Alunos listam sozinhos como elaboram atualmente um projeto de pesquisa (15 min). Posteriormente partimos para a enumeração, no quadro branco, de elementos constituintes de um projeto, seguida de discussão. Alunos-PDs-professores (30 min).Aula expositiva incluindo atividades de interação (20min). Conteúdo: sumário geral abordando inclusão ou não de hipóteses, relações lógicas entre as partes de um projeto e formatos de apresentação de um projeto. Exposição de elementos para a identificação de facilitadores para o sucesso de um projeto/estudo científico. Etapas entre formulação e finalização de um projeto: organização, regulamentos e estratégias.
Aviso aos alunos sobre o Moodle e sobre a apresentação oral da próxima aula.
-
Aula 2 (18/03). Apresentação dos projetos de pesquisa pelos alunos, em formato resumido (10 minutos por aluno, sem avaliação ou discussão posterior).
-
Aula 3 (25-03). Formulando perguntas científicas. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.
Programa da aula:
1. Aula expositiva: Formulando uma pergunta científica.
2. Mesa redonda: como escolhi meu tema/pergunta de pesquisa? Um grupo de até quatro pesquisadores (posdocs e professores) explicarão como escolheram seus projetos de iniciação/mestrado e doutorado.
3. Debate/discussão: Discussão dos temas expostos, experiências apresentadas e textos lidos. Ler os dois artigos indicados, disponíveis para download no link abaixo.
-
Aula 4 (01-04). Justificando um projeto de pesquisa. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.
Programa da aula:
1. Apresentações orais de dois minutos: Porque meu projeto precisa ser financiado?
2. Palestra/atividade argumentação.
3. Discussão sobre as apresentações considerando as noções de argumentação apresentadas.
-
Aula 5 (08-04). O método na pesquisa científica. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.
Programa da aula:
1. Aula expositiva: Método na pesquisa científica.
2. Atividade prática: relacionando pergunta – hipótese – previsão.
3. Discussão sobre a aula expositiva e atividade prática, considerando as leituras prévias.
-
Aula 6 (22/04). Integrando métodos, objetivos e abordagem. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.
Programa da aula:
1. Aula expositiva: Como um biólogo pode ser um bom usuário de estatística?
2. Discussão sobre a aula e os textos lidos.
-
Aula 7 (29/04) - Relações lógicas entre os componentes de um projeto. Quem conduzirá a aula será Carla B. Madelaire.
Programa da aula:Aula expositiva: Elementos esperados em uma proposta de pesquisa e como devem estar interconectados. (50 min)
Atividade prática: Você é capaz deduzir as perguntas de um paper lendo apenas a introdução e métodos? (70 min)
Atividade para ser entregue 13/05: Elaboração de um resumo do seu projeto ressaltando as relações lógicas entre as partes.
-
Aula 8 (06/05). Os métodos comparativo e experimental na investigação fisiológica. Quem conduzirá a aula serão Vania R. Assis e Braz Titon Jr.
Programa da aula:
Aula expositiva: Método experimental, como organizar grupos experimentais para responder uma dada pergunta. (20 min). Vania R. Assis
Aula expositiva: Método comparativo (Histórico; semelhanças e diferenças com o método experimental; só se aplica a diferentes espécies?). (40 min). Braz Titon Jr.
Discussão: Seu método é experimental ou é comparativo? Pode ser ambos? (60 min).
Lista de leitura para a aula:
- Garland Jr, Theodore, and Stephen C. Adolph. "Why not to do two-species comparative studies: limitations on inferring adaptation." Physiological Zoology 67.4 (1994): 797-828.
Leitura opcional/complementar:
- Rezende, Enrico L., and José Alexandre F. Diniz‐Filho. "Phylogenetic analyses: comparing species to infer adaptations and physiological mechanisms." Comprehensive Physiology (2012) 2:639-674. -
Aula 9 (13/05). Resultados esperados e Cronograma. Quem conduzirá a aula será Vania R. Assis
Programa da aula:
Aula expositiva: Que tipos de resultados esperamos com o nosso experimento (hipótese corroborada x não corroborada). Qual impacto/contribuição os nossos resultados irão apresentar para o campo de pesquisa onde a pergunta está inserida. Onde os resultados serão divulgados: eventos e publicações. (60 min). Vania R. Assis
Discussão sobre a aula (60 min).
-
Aula expositiva: Cronograma, como organizar um cronograma pensando em todos os passos que um projeto deve conter (desde a escrita do projeto, aquisição e análise de dados e escrita da dissertação/tese, entre outros pontos). (30 min). Stefanny C. M. Titon
Discussão: Como o cronograma do seu projeto se encaixa no que foi apresentado? Você acha que dá tempo de realizar tudo? (60 min).
-
-
Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.
Apresentação 1. Camila (20 min), seguido por discussão (30min).
Apresentação 2. Victor (20min), seguido por discussão (30min).
-
Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.
Apresentação 3. Fernanda (20 min), seguido por discussão (30min).
Apresentação 4. Luan (20min), seguido por discussão (30min).
-
Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.
Apresentação 5. Juan (20 min), seguido por discussão (30min).
Apresentação 6. Lucas (20min), seguido por discussão (30min).
-
Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.
Apresentação 7. Yanina (20 min), seguido por discussão (30min).
Considerações finais da disciplina (50min).