Aperçu des sections

  • Aula 1 (11/03) - O que é e o que deve ter um projeto científico?

    Aula 1 (11/03). Apresentação da disciplina. O que é e o que deve ter um projeto científico em Fisiologia? Quem conduzirá a aula será Rafael P. Bovo.

    Programa da aula:

    1. Apresentação geral (30 min):

    - Pós-Graduandos, Pós-Doutorandos colaboradores da disciplina e professores Fernando Gomes e Renata Guimarães.
            - Breve apresentação do objetivo da disciplina, formato e conteúdo das aulas.

    1. Atividade (45 min). Debate: O que é um projeto científico? O que um projeto científico em Fisiologia deve ter?
      Alunos listam sozinhos como elaboram atualmente um projeto de pesquisa (15 min). Posteriormente partimos para a enumeração, no quadro branco, de elementos constituintes de um projeto, seguida de discussão. Alunos-PDs-professores (30 min).

    2. Aula expositiva incluindo atividades de interação (20min). Conteúdo: sumário geral abordando inclusão ou não de hipóteses, relações lógicas entre as partes de um projeto e formatos de apresentação de um projeto. Exposição de elementos para a identificação de facilitadores para o sucesso de um projeto/estudo científico. Etapas entre formulação e finalização de um projeto: organização, regulamentos e estratégias.

    3. Aviso aos alunos sobre o Moodle e sobre a apresentação oral da próxima aula.


  • Aula 2 (18/03) - Apresentação dos projetos de pesquisa pelos alunos.

    Aula 2 (18/03). Apresentação dos projetos de pesquisa pelos alunos, em formato resumido (10 minutos por aluno, sem avaliação ou discussão posterior).




  • Aula 3 (25/03) - Formulando perguntas científicas.

    Aula 3 (25-03). Formulando perguntas científicas. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.

    Programa da aula:

    1.       Aula expositiva: Formulando uma pergunta científica.

    2.       Mesa redonda: como escolhi meu tema/pergunta de pesquisa? Um grupo de até quatro pesquisadores (posdocs e professores) explicarão como escolheram seus projetos de iniciação/mestrado e doutorado.

    3.       Debate/discussão: Discussão dos temas expostos, experiências apresentadas e textos lidos. Ler os dois artigos indicados, disponíveis para download no link abaixo.


  • Aula 4 (01/04) - Justificando um projeto de pesquisa

    Aula 4 (01-04). Justificando um projeto de pesquisa. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.

    Programa da aula:

    1.       Apresentações orais de dois minutos: Porque meu projeto precisa ser financiado? 

    2.        Palestra/atividade argumentação.

    3.       Discussão sobre as apresentações considerando as noções de argumentação apresentadas.


  • Aula 5 (08/04) - O método na pesquisa científica.

    Aula 5 (08-04). O método na pesquisa científica. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.

    Programa da aula:

    1.       Aula expositiva: Método na pesquisa científica.

    2.       Atividade prática: relacionando pergunta – hipótese – previsão.

    3.       Discussão sobre a aula expositiva e atividade prática, considerando as leituras prévias.


  • Aula 6 (22/04) - Integrando métodos, objetivos e abordagem.

    Aula 6 (22/04). Integrando métodos, objetivos e abordagem. Quem conduzirá a aula será Carlos Candia-Gallardo.

    Programa da aula:

    1.       Aula expositiva: Como um biólogo pode ser um bom usuário de estatística?

    2.       Discussão sobre a aula e os textos lidos.


  • Aula 7 (29/04) - Relações lógicas entre os componentes de um projeto.

    Aula 7 (29/04) - Relações lógicas entre os componentes de um projeto. Quem conduzirá a aula será Carla B. Madelaire.


    Programa da aula:

    1. Aula expositiva: Elementos esperados em uma proposta de pesquisa e como devem estar interconectados. (50 min)

    2. Atividade prática: Você é capaz deduzir as perguntas de um paper lendo apenas a introdução e métodos? (70 min)

    3. Atividade para ser entregue 13/05: Elaboração de um resumo do seu projeto ressaltando as relações lógicas entre as partes.


  • Aula 8 (06/05). Os métodos comparativo e experimental na investigação fisiológica.

    Aula 8 (06/05). Os métodos comparativo e experimental na investigação fisiológica. Quem conduzirá a aula serão Vania R. Assis e Braz Titon Jr.

    Programa da aula:

    1. Aula expositiva: Método experimental, como organizar grupos experimentais para responder uma dada pergunta. (20 min). Vania R. Assis

    2. Aula expositiva: Método comparativo (Histórico; semelhanças e diferenças com o método experimental; só se aplica a diferentes espécies?). (40 min). Braz Titon Jr.

    3. Discussão:  Seu método é experimental ou é comparativo? Pode ser ambos? (60 min).

    Lista de leitura para a aula:

    - Garland Jr, Theodore, and Stephen C. Adolph. "Why not to do two-species comparative studies: limitations on inferring adaptation." Physiological Zoology 67.4 (1994): 797-828.


    Leitura opcional/complementar:
    - Rezende, Enrico L., and José Alexandre F. Diniz‐Filho. "Phylogenetic analyses: comparing species to infer adaptations and physiological mechanisms." Comprehensive Physiology (2012) 2:639-674.



  • Aula 9 (13/05). Resultados esperados

    Aula 9 (13/05). Resultados esperados e Cronograma. Quem conduzirá a aula será Vania R. Assis

    Programa da aula:

    1. Aula expositiva: Que tipos de resultados esperamos com o nosso experimento (hipótese corroborada x não corroborada). Qual impacto/contribuição os nossos resultados irão apresentar para o campo de pesquisa onde a pergunta está inserida. Onde os resultados serão divulgados: eventos e publicações. (60 min). Vania R. Assis

    2. Discussão sobre a aula (60 min).


  • Aula 10. (20/05). Cronograma.

    1. Aula expositiva: Cronograma, como organizar um cronograma pensando em todos os passos que um projeto deve conter (desde a escrita do projeto, aquisição e análise de dados e escrita da dissertação/tese, entre outros pontos). (30 min). Stefanny C. M. Titon

    2. Discussão: Como o cronograma do seu projeto se encaixa no que foi apresentado? Você acha que dá tempo de realizar tudo? (60 min).


  • Aula 11 (27/05). Preparação dos seminários finais

  • Aula 12. (03/06). Apresentação de seminários

    Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.

    Apresentação 1. Camila (20 min), seguido por discussão (30min).

    Apresentação 2. Victor (20min), seguido por discussão (30min).

  • Aula 13. (10/06). Apresentação de seminários

    Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.

    Apresentação 3. Fernanda (20 min), seguido por discussão (30min).

    Apresentação 4. Luan (20min), seguido por discussão (30min).


  • Aula 14. (17/06). Apresentação de seminários

    Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.

    Apresentação 5. Juan (20 min), seguido por discussão (30min).

    Apresentação 6. Lucas (20min), seguido por discussão (30min).


  • Aula 15. (24/06). Apresentação de seminários

    Os alunos apresentação os próprios projetos, utilizando todos os conceitos que foram apresentados durante a disciplina.

    Apresentação 7. Yanina (20 min), seguido por discussão (30min).

    Considerações finais da disciplina (50min).