Diagrama de temas
-
Apresentação da Disciplina
Tópicos a serem abordados na teoria e na pratica
Recapitular os princípios do SUS
Politicas Publicas de Atenção Básica a Saúde
Atividade pratica - Dispositivos de Atenção Básica a Saúde - realizar a tarefa
-
Terapia Ocupacional nos Serviços de Atenção Primaria a Saúde
TBL - Artigos
-
Atenção primaria Atenção Básica e Saúde da Família: sinergias e singularidades do contexto brasileiro
-
A pratica do apoio Matricial e os seus efeitos na Atenção Primaria à Saúde
-
A atuação da terapia ocupacional na atenção básica à saúde: uma revisão de literatura
-
Terapia Ocupacional na Atenção Primaria à saúde : atribuições ações e tecnologias
-
Terapia Ocupacional e atuação em contextos de vulnerabilidade social: distinções e proximidades entre a área social e o campo de atenção básica em saúde
-
Ações de saúde mental na atenção básica: caminho para ampliação da integralidade da atenção
-
1. As diretrizes do NASF-AB:
-
O Papel do NASF na ESF 29 min
-
Saúde Coletiva e a Terapia Ocupacional
-
1. Modelo Tradicional X Estratégia Saúde da Família 5:34 min
-
Programas e Projetos para o atendimentos de Diferentes ciclos de vida e diferentes populações na Atenção Basica
-
1. Projeto Terapêutico Singular | NASF-AB 7:38 min
-
3. Projeto Terapêutico Singular – Formação em Debate 58:56 min
-
Atividade a distância - exclusiva no moodle
Uso de Instrumentos Utilizados na atenção à saúde:
- Territorialização
- Matriciamento
- Projeto Terapêutico Singular
- Visitas Domiciliares
- Genograma
- Ecomapa
-
1. Apoio Matricial - NASF-AB
-
1. Genograma , Ecomopama e Mapa de rede social 19:07 min
-
1. Genograma Familiar 3:08 min
-
2. Ecomapa 2:14 min
- Territorialização
-
Uso de Instrumentos Utilizados na atenção à saúde:
- Territorialização
- Matriciamento
- Projeto Terapêutico Singular
- Visitas Domiciliares
- Genograma
- Ecomapa
Matriciamento
Projeto Terapêutico Singular
Visitas Domiciliares - planejamento das visitas domiciliares
Em sala de aula
Construção e preparo das atividades a serem desenvolvidas nas visitas domiciliares
(Utilizar os mesmos artigos do tópico anterior abordados e discutidos em sala de aula)
-
2. Vida Mental | Como deve ser o projeto terapêutico singular nas unidades de acolhimento? 20:20 min
- Territorialização
-
Uso de Instrumentos Utilizados na atenção à saúde:
- Territorialização
- Matriciamento
- Projeto Terapêutico Singular
- Visitas Domiciliares
- Genograma
- Ecomapa
TBL - Simulação em Sala de Aula
Preparação para as atividades praticas
- Territorialização
-
Atividade no Território do NSF 3
Endereço:
Trav. Ns. Sra. da Penha, 55 - Sumarezinho
Atividade Pratica:
TERRITORIALIZAÇÃO
Territorialização e Recursos Comunitarios
-
Mapa do território do Núcleo de Saúde da Família 3
-
Manual do Programa de Saúde na Escola
-
-
ATIVIDADE PRATICA PARA ELABORAÇÃO DA INTERVENÇÃO NO PSE
PRATICA - PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA INTERVENÇÃO NO PSE
Cada grupo de alunos vai elaborar, planejar e organizar a intervenção sobre os temas solicitados pela equipe do NSF 3 - Dengue, Escabiose, Verminose e pediculose.
Elaboração do material para aintervenção
-
Inserir as impressões e aspectos relacionados a visita domiciliar realizada.
-
-
Discussão das atividades Praticas:
1. Territorialização
2. Visitas Domiciliares
Supervisão das ações / Planejamento das próximas ações
Discussão e Supervisão da Vivencia pratica - saída a campo
Cada grupo vai descrever a sua vivencia para a turma. O docente vai realizar e instrumentalizar a discussão e realizar as orientações necessárias
Cada grupo deve estar com as atividades realizas em mãos para apresentar durante a supervisão.
-
1. Webpalestra - Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Básica 44min
-
Atividade Não Presencial - Avaliação Parcial
-
Devolutiva da Avaliação Parcial
Trazer os aspectos que geraram duvidas durante a avaliação
Discussão em sala
Sugestões
-
PSE - Programa de Saúde do Escolar
Vivencia pratica - saída a campo
O grupo responsável pelas atividades de terça-feira vai a campo realizar as ações solicitadas pelo NSF 3 para o PSE
Visita Domiciliar
Vivencia pratica - saída a campo
Cada grupo de alunos vai realizar de acordo com os horários previamente agendados uma visita domiciliar juntamente com o docente e/ ou colaborador da disciplina.
Ao final da atividade todos os alunos serão avaliados por seus pares. e também farão a avaliação dos colegas que estiveram em seus respectivos grupos. -
PSE - Programa de Saúde do Escolar
Vivencia pratica - saída a campo
O grupo responsável pelas atividades de quarta-feira vai a campo realizar as ações solicitadas pelo NSF 3 para o PSE.
Ao final da atividade todos os alunos serão avaliados por seus pares. e também farão a avaliação dos colegas que estiveram em seus respectivos grupos.
-
Discussão e Supervisão da Vivencia pratica - saída a campo
Cada grupo vai descrever a sua vivencia para a turma. O docente vai realizar e instrumentalizar a discussão e realizar as orientações necessárias
Cada grupo deve estar com as atividades realizas em mãos para apresentar durante a supervisão.
Discussão e Analise das demandas da comunidade e famílias visitadas.Preparação para a Avaliação Final da Disciplina
Apresentação das propostas de cada grupo sobre a contribuição da Terapia Ocupacional para cada família visitada, devolutiva para os Núcleos de Saúde da Família
-
Devolutiva da Avaliação
Avaliação da Disciplina
Avaliação final
- Genograma das famílias visitadas
- Ecomapa das famílias visitadas
- Projeto Terapêutico Singular - PTS
-
O MATERIAL DISPONIBILIZADO NESSE TÓPICO É COMPLEMENTAR A TODOS OS TÓPICOS ABORDADOS DURANTE A DISCIPLINA.
SE VOCÊ DESEJAR CONTRIBUIR, PODE COMPARTILHAR SEUS ACHADOS, ARTIGOS, REVISTAS, FILMES, PODE DAR SUGESTÕES PARA A TURMA E TAMBÉM PARA OS DOCENTES.
BOA DISCIPLINA!
ESPERAMOS PODER FAZER MUITAS TROCAS AO LONGO DESSE PERÍODO!!!
ÓTIMO SEMESTRE PRA NÓS!
-
1. GESTÃO PARTICIPATIVA NO SUS 4:57 min
-
1. Somos o SUS: Terapeuta Ocupacional
-
ESSA PASTA CONTEM UM MODELO DE CADA FICHA UTILIZADA NA ATENÇÃO BASICA PARA O CDASTRO DAS FAMILIAS, AÇÕES REALIZADAS, ATENDIMENTOS PARA ALIMENTAR O SISAB
-
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA