Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor
Ajuda com Pesquisar cursos

Objetivo geral:

apresentar ao aluno os conceitos básicos da Estatística Geral e discutir os principais testes estatísticos utilizados em trabalhos de investigação clínica, com ênfase para os ensaios clínicos. 

Objetivos Específicos:
Capacitar o aluno de pós-graduação a:
1. Indicar o teste estatístico a ser utilizado em diferentes protocolos de pesquisa.
2. Aplicar os principais testes estatísticos empregados em protocolos de pesquisa.

Aprofundamento na evolução histórica dos conceitos relacionados a funcionalidade e incapacidade na área de saúde e a forma como os mesmo interferiram na forma de avaliar a funcionalidade humana. Discutir criticamente a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Conhecer e analisar seus usos para finalidades clínicas e saúde pública. Conhecer seu uso na avaliação de pessoas com deficiência e a correção existente na literatura com outros instrumentos de avaliação funcional. Interpretar os resultados dos principais estudos baseados na CIF até o momento. Aprofundamento nos recursos estatísticos relacionados ao uso da CIF. Desenvolvimento de instrumentos baseados na CIF.
Capacitar o aluno para reconhecer as várias técnicas ou meios de avaliação do aparelho locomotor que lhe permitam identificar e apontar criticamente vantagens e desvantagens para seu uso em pesquisa clínica e que assim norteie o pesquisador repensar o uso de técnicas existentes e também desenvolver novas técnicas de avaliação do movimento.
Objetivo Gerais 1) Apresentar aos alunos a técnica da hemodiluição intraoperatória, com contemplação dos aspectos práticos, clínicos e econômicos, com ênfase para os tópicos relacionados à investigação clínica nesta área. 2) Incentivar a criação de linhas de pesquisa em temas correlatos Objetivos Específicos Capacitar o aluno de pós-graduação a: 1) Desenvolver projetos nessa linha de pesquisa 2) Discutir, de forma crítica, os principais trabalhos pertinentes ao tema.
Apresentar ao aluno os conceitos básicos da Estatística Geral e discutir os principais testes estatísticos utilizados em trabalhos de investigação clínica, com ênfase para os ensaios clínicos. Objetivos Específicos Capacitar o aluno de pós-graduação a: 1. Indicar o teste estatístico a ser utilizado em diferentes protocolos de pesquisa. 2. Aplicar os principais testes estatísticos empregados em protocolos de pesquisa.
Capacitar o aluno em nível de pós-graduação a utilizar recursos avançados do programa Microsoft - Excel para organização dos dados em tabelas, exploração estatística das amostras, comparação de grupos amostrais, análise de dados e confecção de gráficos e tabelas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP