Clínica Médica
Fornecer ao aluno bases para o entendimento e a utilização de ferramentas quantitativas e funcionais em pesquisa clínica com exames de imagem do tórax, principalmente a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) aplicados à avaliação do sistema respiratório e demais doenças torácicas. Discutir-se-á inclusive a utilização de inteligência artificial e radiômica em radiologia torácica e cardiovascular.
O curso visa proporcionar aos estudantes das áreas de saúde e biológicas as evidências científicas para o uso ou não de alimentos funcionais ou antioxidantes na dieta habitual e o papel dos suplementos, visando a prevenção ou tratamento de doenças crônicas, além de visualizar de maneira mais objetiva as ferramentas de pesquisa utilizadas nesta área.
Ao término do desenvolvimento da disciplina, o pós-graduando deverá ter adquirido conhecimentos básicos sobre princípios e condições de funcionamento de métodos de avaliação educacional de habilidades clínicas, aplicáveis ao monitoramento do desenvolvimento do estudante e do profissional em formação. O pós-graduando deve também adquirir bom grau de familiaridade com a execução prática de protocolos de observação, que se apliquem à avaliação formativa e somativa do desempenho clínico. Espera-se, ainda, que o pós-graduando adquira noções das recomendações internacionais para avaliações de alta qualidade e como programas institucionais de avaliação do estudante e do profissional em formação podem ser constituídos, de modo a que os métodos mais avançados possam ser colocados em prática.
Objetivo geral: Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante adquira habilidades e competências que o capacitem a atuar com segurança no campo da educação superior. Objetivos específicos: Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a: Compreender as várias teorias educacionais aplicáveis à educação do adulto; Enumerar os fatores que afetam positiva ou negativamente o ambiente de aprendizagem; Compreender os princípios básicos para o desenvolvimento dos currículos dos programas educacionais na área da saúde; Enumerar diferentes formatos de currículos estabelecidos conforme diferentes concepções; Analisar criticamente os métodos mais usuais de ensino e aprendizagem, comparando os mais tradicionais com propostas mais inovadoras; Compreender os princípios e as formas de utilização dos métodos de aprendizado ativo, com base na análise de problemas reais de saúde; Compreender o papel da avaliação formativa no reforço do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação da qualidade e da eficácia dos processos educacionais na área da saúde e enumerar as diferentes maneiras de implementá-la.