Programação

    • Este é o segundo ano de desenvolvimento dessa disciplina, nos moldes da ementa em anexo, credenciada em 2016. No entanto, ela substitui a disciplina "Avaliação Educacional de Competências Clínicas", que começou a ser oferecida há mais de 15 anos. Mudanças a cada ano no seu desenvolvimento, motivadas por críticas e sugestões dos estudantes e pela percepção do docente responsável, procuram manter o bom aproveitamento dos pós-graduandos e o melhor cumprimento dos seus objetivos.

    • No arquivo em anexo apresenta-se em detalhe a descrição do conjunto das atividades a serem desenvolvidas e as leituras requeridas em cada momento. Toda a bibliografia estará disponível nesse ambiente eletrônico da disciplina.

  • AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE E DO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO - ASPECTOS GERAIS

    1º Sessão - 05/03/2018 – 2a.feira
    ATIVIDADES
    • Apresentação da disciplina
    • Apresentação dos participantes
    • Estudo programado e discussão do tema “Aspectos gerais da avaliação do estudante e do profissional em formação”


  • MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CLÍNICAS

    2a. sessão – 09/03/2018- 6ª. Feira


    ATIVIDADES

    Seminário e discussão do Tema: "Métodos de avaliação de competências clínicas para finalidades somativa e formativa"

    ROTEIRO

    Tópicos a serem cobertos com a bibliografia disponível e, preferencialmente, com outras fontes a serem localizadas pelos pós-graduandos:

    1.     Métodos tradicionais de exame: “casos curtos e caso longo”;

    2.     Métodos estruturados: “OSCE e CSA/CSE/C.Ex”

    3.     Métodos preferencialmente utilizados para avaliação formativa formal: “CBD/CSR, Mini-C.Ex e DOPS”

    4.     Método para avaliação formativa no ambiente de trabalho: “360 degrees-Multisource Feedback”

    5.     Uso de simulações clínicas com pessoas


  • PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÕES ESTRUTURADAS E INÍCIO DE ELABORAÇÃO DO MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO

    3º Sessão - 12/03/2018 - 2a.feira


    ATIVIDADES


    Delineamento e início da elaboração dos diferentes componentes de uma estação para avaliação estruturada de competências clínicas:

    ·       Descrição genérica da estação

    ·       Instruções ao avaliando

    ·       Instruções e script para o paciente padronizado

    ·       Ficha de avaliação

    ·       Instruções para o avaliador


    • DUAS COLEÇÕES DE SLIDES (1- ETAPAS NA ELABORAÇÃO DE EXAMES ESTRUTURADOS; 2-CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO),  MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EXEMPLOS DE MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO.

  • REVISÃO DO MATERIAL DA AVALIAÇÃO E DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

    4a. Sessão – 16/03/2018 - 6a.feira


    ATIVIDADES

    ·       Apresentação e revisão do material geral construído
    ·       Revisão das fichas de avaliação
    ·       Definição de critérios de pontuação


  • ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO - ASPECTOS PRÁTICOS

    5ª. Sessão - 19/03/2018 - 2a.feira


    ATIVIDADES


    Construção da ficha de avaliação de habilidades clínicas para uma situação pré-elaborada

    Prática de utilização da ficha de avaliação

    Discussão sobre fatores que influenciam o desempenho de examinadores

  • AVALIAÇÃO FORMATIVA

    6º Sessão - 23/03/2018 -6a. feira


    ATIVIDADES

    Discussão orientada por questões dos temas: “Avaliação Formativa” e “Prática do feedback


    Prática de devolutiva da avaliação empregando simulações (role playing)


  • AVALIAÇÃO PROGRAMÁTICA

    7ª. Sessão – 26/03/2018 – 2ª. feira


    ATIVIDADES

    • Discussão orientada por questões do tema: “Avaliação Programática do Estudante e do Profissional em formação”


  • AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO PÓS-GRADUANDO E APRECIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

    8a. SESSÃO - entre 27 de Março e 09 de Abril  (SESSÃO FINAL VIRTUAL)
     
    Nesta sessão será feita a avaliação somativa do aprendizado do pós-graduando, bem como a apreciação  da qualidade do desenvolvimento da disciplina.

    A avaliação somativa do aprendizado será feita por meio de prova final escrita e do preenchimento de ficha especifica de auto avaliação.

    A apreciação da disciplina deverá ser feita por meio do preenchimento de formulário específico, na qual os pós-graduandos devem explicitarem as suas opiniões sobre as diferentes atividades vivenciadas na disciplina, expressarem suas críticas e oferecerem sugestões de aperfeiçoamento.


    Os três arquivos correspondentes, respectivamente, à prova final, ficha de auto avaliação e apreciação da disciplina deverão ser postados por cada pós-graduando até o último dia da sessão virtual.


    Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar o arquivo com a prova respondida por email  ao coordenador da disciplina.




  • Tópico 9

  • Tópico 10