Kursthemen
-
Introdução à Disciplina
Docentes Responsáveis
Prof. Dr. Marcos de Carvalho Borges
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio Pinto
Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon
Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela
LOCAL: Sala de Aula do CAEP -Rua das Paineiras, Casa 08 - fundos
HORÁRIO: 14H00 ÀS 18H00
Observação: todas as aulas serão na sala de aula do CAEP, exceto dia 12/08: Laboratório Multidisciplinar - LabSim.
-
Quatro arquivos compõem a bibliografia básica deste curso.
1-) Estratégias de Ensinagem: o texto apresenta e discute diferentes estratégias de "ensinagem", ou seja, formas diversas de apresentação de um tema em sala de aula passando por formatos mais tradicionais, até as mais inovadoras.
Há disponível, ainda, um documento com vários links sobre estratégia de ensino-aprendizagem em pequenos grupos.
2-)Avaliação formativa e feedback como ferramenta de de aprendizado na na formação de profissionais da saúde da saúde: o texto apresenta o feeddback efetivo como ferramenta educacional e oferece dicas para isso aconteça. Importante para o exercício que todos os estudantes deverão fazer, a cada aula, ao prover feedback para o grupo responsável pelo desenvolvimento do tema.
3-)MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso: trata-se de um "manual" com dicas e discussões sobre a utilização da plataforma Moodle.
4-) Feedback efetivo: aula com considerações sobre a importância do feedback no processo de ensino-aprendizagem e dicas de como prover feedback.
-
-
Emprego de simulações no ensino e na avaliação
Docente Responsável
Prof. Dr. Antonio Pazin Fiho
ESTE TEMA NÃO SERÁ DESENVOLVIDO PELOS PÓS GRADUANDOS, MAS PELO DOCENTE RESPONSÁVEL.
NÃO HAVERÁ FÓRUM DE DISCUSSÃO DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA.
NÃO HAVERÁ A TAREFA DE REFLEXÃO DO GRUPO.
ATENÇÃO: esta aula será oferecida no Laboratório de Simulação - LabSim, que fica no Laboratório Multidisciplinar - LMD, segundo andar (Rua Miguel Covian, no. 110), ao lado do Bloco Didático.
-
Ao entrar neste link, procure LabSim - todas as informações discutidas na atividade estão no site.
-
Estratégias Efetivas de Ensino&Aprendizagem
Docentes Responsáveis
Aline Epiphanio Wolf
Luiz Ernesto de Almeida Troncon
Marcos de Carvalho Borges
Maria Paula Panúncio Pinto
Valdes Roberto Bollela
Oficina ministrada pelos professores sobre Estratégias Efetivas de Ensino&Aprendizagem:
1.E&A em grandes grupos – aulas teóricas interativas2.E&A em pequenos grupos3.E&A por pares, estudo dirigido e Team-Based Learning4.E&A role playing (simulação) & Feedback -
Educação com Tecnologias da Informação ou eAprendizado
Docentes responsáveis
Profa. Dra. Aline Epiphanio Wolf
Rodrigo Humberto FlauzinoOBJETIVOS
Ao final deste módulo espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender a necessidade de transformar a educação na era da informação, a teoria da educação online, as estratégias educacionais potencializadas pelas ferramentas da informação e comunicação.
-
Ensino Clínico Em Cenários Tradicionais
Docentes Responsáveis
Prof. Dr. Marcos de Carvalho Borges
Profa. Dra. Cacilda da Silva Souza
Prof. Dr. Luiz Carlos Conti de Freitas
-
Mérito acadêmico (scholarship) em atividades educacionais, profissionalização e carreira docente
Docentes Responsáveis
Profa. Dra. Margaret Castro
Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela
-
Novos cenários de aprendizagem - Ensino na comunidade
Docentes Responsáveis
Profa. Dra. Maria de Lourdes Veronezzi Rodrigues
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio Pinto
-
Semana 08 - 23/09: Desenvolvimento Psicossocial do Adolescente e do Adulto Jovem - Apoio ao estudante
Desenvolvimento Psicossocial do Adolescente e do Adulto Jovem - Apoio ao estudante
Docentes Responsáveis
Profa. Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio Pinto
-
Capacitação para a Docência e Desenvolvimento Docente
Docentes Responsáveis
Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon
Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela
Prof. Dr. Gustavo Salata
-
Avaliação do pós-graduando e da disciplina
RESPONSÁVEIS
Todos os docentes da disciplina.
Atividades previstas:
A partir dos formulários postados faremos:
- avaliação da disciplina;
- avaliação do pós-graduando;
- finalização da disciplina.