Programação
ARTIGOS PARA A ATIVIDADE STOA E SEMINÁRIOS
Por enquanto todos vão ler os seis artigos aqui anexados. Na próxima atividade, aqui no Stoa, cada um responderá perguntas sobre um dos artigos. A tarefa, portanto, será individual. Bom proveito!
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTO - 16/05 (14 - 18hs)
Responda, individualmente, as questões abaixo. Veja em qual grupo você está para saber sobre qual artigo vai responder.
Perguntas:
1. Qual o título do artigo? (em português)
2. De onde são os autores? Trabalham onde? Declaram algum conflito de interesse? Sabe dizer o que seria este conflito?
3. Há uma Introdução? Quais temas são abordados nela?
4. Qual é o objetivo do artigo?
5. O que os autores usam para responder ao objetivo? Usam pacientes ou alguma situação clínica? Resuma em até 250 palavras a situação/caso utilizado.
6. Quais as relações desta doença/situação com a nutrição?
7. Quais temas eles discutem/comentam no artigo?
8. Qual é a conclusão do artigo?
9. De 0 (menor) a 10 (maior), que nota dá para a sua compreensão geral do artigo? Teve que recorrer a algum material extra para entender melhor?
APRESENTAÇÕES - SEMINÁRIOS
Insiram aqui as apresentações que os grupos fizeram para os artigos distribuídos.
ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO EM ENFERMARIAS
Você fará 3 visitas à enfermarias do HCRP para observar a rotina de atendimentos nutricionais feitos por alunos de nosso quinto ano, em estágio curricular obrigatório. A intenção é entender aspectos que estruturam a organização da rotina destes atendimentos em um hospital de alta complexidade e acompanhar a atuação de um nutricionista (aluno) em nível terciário. Secundariamente você observará a evolução nutricional de um ou mais pacientes sob atendimento. Para te auxiliar nestas atividades, siga o roteiro abaixo.
1. Caracterize a estrutura física da enfermaria a ser observada:
Quartos: número de quartos, leitos por quarto, mobiliário no quarto e banheiro
Corredor: mobiliário, equipamentos, profissionais, balcão de enfermagem, outros
2. Do atendimento nutricional (organização): quais doenças são mais comuns nesta enfermaria; quais problemas nutricionais são mais frequentes; leitos por aluno; leitos atendidos por dia; se existe triagem nutricional; etapas do atendimento; registro dos atendimentos; tipo de interação com outros profissionais.
3. Do caso nutricional: faça um resumo dos atendimentos feitos ao paciente (avaliações feitas, dietas prescritas e outras condutas nutricionais) e da evolução clínica/nutricional que o paciente mostrou.Vocês irão em duplas ou trios a uma única enfermaria neste primeiro dia (06/06). Para os outros dias seria ideal voltar a ver o caso do paciente na mesma enfermaria e, se der tempo, observar a estrutura/organização de outra enfermaria.
Após os 3 dias de visitas ao HCRP você preparará um relatório de atividades que será discutido em sala no dia 27 de junho e anexado em tarefa Moodle em data de reposição a ser combinada com a sala.
ROTEIRO ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR
Use este roteiro para a breve entrevista que fará com um paciente na atividade de hoje, dia 13/06.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
No dia 27/06, às 9hs, faremos em sala uma discussão sobre as observações e atividades realizadas no HCRP, nas 3 aulas anteriores. Não haverá apresentações em slides, mas será preciso que cada um traga um rascunho do relatório de atividades que deverá ser entregue, via Modle, dia 28/06, em tarefa que ficará aberta entre 8 e 12hs.
Acredito que o rascunho ajudará na organização dos assuntos que poderão ser abordados em nossa discussão. O formato do relatório será livre, mas alguns tópicos deverão ser obrigatoriamente abordados:
- Itens do roteiro de observação em enfermaria;
- Itens da entrevista sobre alimentação hospitalar;
- Visita ao Serviço de Nutrição/ Dietética.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Adicionar aqui o seu relatório de atividades (individual), até dia 02/07, ao meio-dia.