Programação
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Universidade de São Paulo – USP
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
In the beginning, the land was beauty…
CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL
Programa da disciplina
RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE – RNMA 2018
Sextas-feiras
(Turma 2, turno diurno: 10:15h às 12:00h) e (Turma 4, turno noturno: 21:00h às 22:45h), na Sala 3 do Ciclo Básico
Docentes Responsáveis:
Prof. Dr. Associado André Felipe Simões (afsimoes@usp.br)
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2003) e Pós-doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006). Obteve a Livre-Docência, pela USP, em setembro de 2013, com tese defendida na área de Mudanças Climáticas e a Agenda Brasileira de Infraestrutura Energética. Docente da USP desde 2009, atuando na EACH/USP e no IEE/USP.
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/1503283535579534 Escritório: Sala 210J, Bloco A1
Profª. Drª. Mariana Soares Domingues (marianaiee@usp.br)
Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) da Universidade de São Paulo (2004). Especialista em Gestão Ambiental e Negócios no Setor Energético pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE - USP) da Universidade de São Paulo (2006) e Mestre em Ciências com concentração na área de energia pela mesma Instituição (2010). Doutora em Ciências na área de Geografia Física pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) da Universidade de São Paulo (2016) e atualmente, professora no curso de Gestão Ambiental da Escola de Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP).
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/0060640209910964 Escritório: Sala 253 B, Bloco: I1
Monitoras PAE (pesquisadoras doutorandas da EACH/USP):
Dumara Regina de Lima, Ms. C (dumaralima@usp.br)
Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e Mestrado em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8865550593612562
Rita de Cássia Lopes Moro, Ms.C. (ritalopes@usp.br)
Doutoranda em Sustentabilidade e Mestra em Ciências pelo programa Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista (UNIP); graduada em Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8519982937157264
Atenção: Para atendimento (sanar dúvidas ou revisão de notas, por exemplo) no horário devido (qual seja, sextas-feiras, de 15:00h às 18:00h), entre em contato, previamente, via e-mail, com as monitoras Dumara de Lima e Rita Moro.
Objetivos centrais da disciplina “Recursos Naturais e Meio Ambiente”:
v Permitir ao discente uma visão geral sobre a disponibilidade, distribuição, e usos dos recursos naturais, destacando suas externalidades sobre os ambientes abiótico e biótico em diversas escalas.
v Apresentar as formas mais empregadas de mitigação de tais impactos.
v Imprimir contemporaneidade aos diversos tópicos que perpassam a inter-relação entre os macro-
temas “Recursos Naturais” e “Meio Ambiente”.
Elemento norteador:
O Caminho da Vida
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles Spencer Chaplin (1889 – 1977).
"O homem é um ser natural, isto é, ele é um ser que faz parte integrante da natureza; não se poderia conceber o conjunto da natureza sem nela inserir a espécie humana. Ao mesmo tempo em que se constitui em ser natural, o homem diferencia-se da natureza; para sobreviver ele precisa com ela se relacionar já que dela provêm as condições que lhe permitem perpetuar-se enquanto espécie. Não se pode, portanto, conceber o homem sem a natureza e nem a natureza sem o homem"
Maria Amália Andery et al, 2008.
Inspirações pedagógicas:
"A principal meta da educação é criar mulheres e homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Mulheres e homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de
criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
Jean Piaget (1896-1980).
"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. Porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem. É preciso ousar, aprender a ousar, para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente. É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional. Não deixe
que o receio do difícil paralise você".
Paulo Freire (1921-1997).
PROGRAMAÇÃO:
(Que, eventualmente, em função de circunstâncias imprevisíveis ou devido à premente necessidade de análise de determinado tema contemporâneo em evidência, pode ser alterada)ATENÇÃO:
Þ A Frequência em ao menos 70% das aulas é obrigatória (abaixo deste patamar a reprovação é aplicada);
Þ A Prova Final inclui toda a matéria apresentada no semestre;
Þ Para as (os) discentes que não realizarem a Prova Final, será permitida a realização de Tarefa Substitutiva. Tal tarefa, destinada exclusivamente para aqueles que apresentarem atestado médico que explique o motivo da ausência no dia da Prova Final;
Þ Para as (os) discentes que obtiverem frequência mínima de 70%, e que obtiverem média final maior que 3,0 e menor que 5,0 → Realização de “PROVA DE RECUPERAÇÃO” em data a ser comunicada posteriormente. Neste caso, nota igual ou maior que 5,0 significa aprovação; e nota menor do que 5,0 significa reprovação.
Observações:
(1) AS DATAS DA AULA DE CAMPO PODEM SER ALTERADAS. Aula de campo (dia inteiro) – Local provável: Parque das Neblinas. O Parque das Neblinas é uma reserva privada gerida pelo Instituto Ecofuturo, organização não governamental com a missão de promover a integração entre o homem e a natureza por meio da educação ambiental. Está localizado no limite dos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), vizinho ao Parque Estadual da Serra Mar, considerado Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do programa Homem e Biosfera da Unesco. Pelas diversas trilhas que cortam o Parque, o visitante pode encontrar uma rica mata atlântica em todos seus estágios de desenvolvimento. O rio Itatinga é um dos principais atrativos do Parque. A barragem do rio Itatinga, em área da CODESP (sigla para Companhia Docas do Estado de São Paulo) acessível pelo Parque, data de 1910 e ainda gera energia para o Porto de Santos. De lá é possível observar boa parte do litoral de Bertioga.
(2) Com periodicidade quinzenal, documentos selecionados (artigos, papers, relatórios e livros, em especial) hão de ser disponibilizados por via eletrônica. Objetivo: construção coletiva do conhecimento e aumentar a perspectiva de realização de uma PROVA FINAL efetivamente consistente.
(3) As provas são baseadas nas explanações em sala de aula (e em eventuais debates subsequentes), nas leituras de apoio e nos textos selecionados pelos professores para serem resumidos e analisados criticamente.
Média Final =
[TRABALHO (T1+ T2 +T3) X 0,3 + RESENHA CRÍTICAS (RC1 + RC2) X 0,2 + (PROVA FINAL X 0,5)]
Portanto,
v A PROVA FINAL equivale a 50% da NOTA FINAL;
v CADA TRABALHO (T1, T2 ou T3) equivale a 10% da NOTA FINAL;
v CADA RESENHA CRÍTICA (RC1 ou RC2) equivale a 10% da NOTA FINAL.
T1: Entrega 23/03: Fichamento bibliográfico de cada texto e análise crítica comparativa dos textos:
PONTING, CLIVE. Modos de Pensamento. In: Uma História Verde do Mundo, cap. 8, pág. 236 a 264. Rio de Janeiro, RJ: editora Civilização Brasileira, 1995.
MENDES, ANA STELA VIEIRA. A relação homem-natureza através dos tempos: a necessidade da visão transdisciplinar como fundamento do Direito Ambiental. Artigo publicado em: Portal de e- governo de inclusão digital e sociedade do conhecimento, 13/maio/2016. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_relacao_homemnatureza_atraves_dos_temp os_a_necessidade_da_visao.pdf
RC1: Entrega 20/04: Resenha Crítica: HARARI, Y. N. Sapiens - Uma breve história da humanidade. Parte 1 - A Revolução Cognitiva.
T2: Entrega: 11/05: Crítica “normal de cinema” minimamente consiste de 2 páginas (digitado,
frente e verso de uma folha).
RC2: Entrega 18/05: Resenha Crítica: HARARI, Y. N. Sapiens - Uma breve história da humanidade. Parte 2 - A Revolução Agrícola
T3: Entrega 08/06: Fichamento e análise crítica comparativa dos textos:
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Em busca do
desenvolvimento sustentável. In: Nosso Futuro Comum, cap. 2, pág. 46 a 71. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
LEFF, ENRIQUE. Economia Ecológica e Ecologia Produtiva. In: Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder, cap. 3, pág. 42 a 55. Tradução: Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2001.
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DAS TAREFAS “T1”, “T2” e “T3”:
v Trata-se de trabalho individual;
v No início da 1ª primeira página explicite, em negrito, seu nome completo, número USP, turno (se matutino ou noturno), o título do “trabalho fonte” e a data.
v Margens 2,5 cm, fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5;
v Modelo “fichamento bibliográfico”;
v 3 a 5 páginas (digitado, frente e verso de uma folha).
v É muito importante a coesão e coerência entre os parágrafos.
v Imprimir, preferencialmente, em papel reciclado;
v Trabalhos enviados, via internet, hão de ser desconsiderados;
v Evite ser “panfletário”. Na medida do possível, embase suas observações e análises através de referências bibliográficas;
v Bibliografia Usar norma ABNT.
v IMPORTANTE: Evite basear sua pesquisa em (excessivo) uso de consultas à internet, emprego de referências bibliográficas secundárias (fontes secundárias), e revistas de ampla circulação e conteúdo tipicamente superficial.
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DAS TAREFAS “RC I” e “RC II”:
v Trata-se de trabalho individual;
v No início da 1ª primeira página explicite, em negrito, seu nome completo, número USP, turno (se matutino ou noturno), o título do “trabalho fonte” e a data.
v Margens 2,5 cm, fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5;
v Entre 3 e 4 páginas;
v Estilo “Resumo crítico analítico em bases científicas”;
v Digitado (não manuscrito) – idealmente, frente e verso;
v É muito importante a coesão e coerência entre os parágrafos.
v Imprimir, preferencialmente, em papel reciclado;
v Trabalhos enviados, via internet, hão de ser desconsiderados;
v Evite ser “panfletário”. Na medida do possível, embase suas observações e análises através de referências
bibliográficas;
v Bibliografia Usar norma ABNT.
v IMPORTANTE: Evite basear sua pesquisa em (excessivo) uso de consultas à internet, emprego de referências bibliográficas secundárias (fontes secundárias), e revistas de ampla circulação e conteúdo tipicamente superficial.
Observação:
Os trabalhos devem ser entregues na data do cronograma. O aluno que não o fizer terá o direito de entregá-lo na SEMANA SEGUINTE, em sala de aula, VALENDO 50% da nota inicial. APÓS ESTA DATA O TRABALHO NÃO SERÁ ACEITO, e o aluno perderá a nota equivalente.
v O uso de notebooks, celulares, tablets ou e-readers (ou congêneres) está VETADO em sala de aula.
v Conversar em sala de aula, de fato, atrapalha. Evite.
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As partes consistem em:
Parte Um: A Revolução Cognitiva - páginas 09 à 84.
1 Um animal insignificante 11
2 A árvore do conhecimento 28
3 Um dia na vida de Adão e Eva 49
4 A inundação 73
Parte DOIS: A Revolução Agrícola - páginas 85 à 168.
5 A maior fraude da história 87
6 Construindo pirâmides 107
7 Sobrecarga de memória 127
8 Não existe justiça na história 141
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Universidade de São Paulo – USP
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
In the beginning, the land was beauty…
CURSO DE BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL
Programa da disciplina
RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE – RNMA 2018
Sextas-feiras
(Turma 2, turno diurno: 10:15h às 12:00h) e (Turma 4, turno noturno: 21:00h às 22:45h), na Sala 3 do Ciclo Básico
Docentes Responsáveis:
Prof. Dr. Associado André Felipe Simões (afsimoes@usp.br)
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2003) e Pós-doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006). Obteve a Livre-Docência, pela USP, em setembro de 2013, com tese defendida na área de Mudanças Climáticas e a Agenda Brasileira de Infraestrutura Energética. Docente da USP desde 2009, atuando na EACH/USP e no IEE/USP.
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/1503283535579534 Escritório: Sala 210J, Bloco A1
Profª. Drª. Mariana Soares Domingues (marianaiee@usp.br)
Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) da Universidade de São Paulo (2004). Especialista em Gestão Ambiental e Negócios no Setor Energético pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE - USP) da Universidade de São Paulo (2006) e Mestre em Ciências com concentração na área de energia pela mesma Instituição (2010). Doutora em Ciências na área de Geografia Física pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) da Universidade de São Paulo (2016) e atualmente, professora no curso de Gestão Ambiental da Escola de Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP).
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/0060640209910964 Escritório: Sala 253 B, Bloco: I1
Monitoras PAE (pesquisadoras doutorandas da EACH/USP):
Dumara Regina de Lima, Ms. C (dumaralima@usp.br)
Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e Mestrado em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8865550593612562
Rita de Cássia Lopes Moro, Ms.C. (ritalopes@usp.br)
Doutoranda em Sustentabilidade e Mestra em Ciências pelo programa Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista (UNIP); graduada em Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/8519982937157264
Atenção: Para atendimento (sanar dúvidas ou revisão de notas, por exemplo) no horário devido (qual seja, sextas-feiras, de 15:00h às 18:00h), entre em contato, previamente, via e-mail, com as monitoras Dumara de Lima e Rita Moro.
Objetivos centrais da disciplina “Recursos Naturais e Meio Ambiente”:
v Permitir ao discente uma visão geral sobre a disponibilidade, distribuição, e usos dos recursos naturais, destacando suas externalidades sobre os ambientes abiótico e biótico em diversas escalas.
v Apresentar as formas mais empregadas de mitigação de tais impactos.
v Imprimir contemporaneidade aos diversos tópicos que perpassam a inter-relação entre os macro-
temas “Recursos Naturais” e “Meio Ambiente”.
Elemento norteador:
O Caminho da Vida
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Charles Spencer Chaplin (1889 – 1977).
"O homem é um ser natural, isto é, ele é um ser que faz parte integrante da natureza; não se poderia conceber o conjunto da natureza sem nela inserir a espécie humana. Ao mesmo tempo em que se constitui em ser natural, o homem diferencia-se da natureza; para sobreviver ele precisa com ela se relacionar já que dela provêm as condições que lhe permitem perpetuar-se enquanto espécie. Não se pode, portanto, conceber o homem sem a natureza e nem a natureza sem o homem"
Maria Amália Andery et al, 2008.
Inspirações pedagógicas:
"A principal meta da educação é criar mulheres e homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Mulheres e homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de
criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
Jean Piaget (1896-1980).
"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. Porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem. É preciso ousar, aprender a ousar, para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente. É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional. Não deixe
que o receio do difícil paralise você".
Paulo Freire (1921-1997).
PROGRAMAÇÃO:
(Que, eventualmente, em função de circunstâncias imprevisíveis ou devido à premente necessidade de análise de determinado tema contemporâneo em evidência, pode ser alterada)ATENÇÃO:
Þ A Frequência em ao menos 70% das aulas é obrigatória (abaixo deste patamar a reprovação é aplicada);
Þ A Prova Final inclui toda a matéria apresentada no semestre;
Þ Para as (os) discentes que não realizarem a Prova Final, será permitida a realização de Tarefa Substitutiva. Tal tarefa, destinada exclusivamente para aqueles que apresentarem atestado médico que explique o motivo da ausência no dia da Prova Final;
Þ Para as (os) discentes que obtiverem frequência mínima de 70%, e que obtiverem média final maior que 3,0 e menor que 5,0 → Realização de “PROVA DE RECUPERAÇÃO” em data a ser comunicada posteriormente. Neste caso, nota igual ou maior que 5,0 significa aprovação; e nota menor do que 5,0 significa reprovação.
Observações:
(1) AS DATAS DA AULA DE CAMPO PODEM SER ALTERADAS. Aula de campo (dia inteiro) – Local provável: Parque das Neblinas. O Parque das Neblinas é uma reserva privada gerida pelo Instituto Ecofuturo, organização não governamental com a missão de promover a integração entre o homem e a natureza por meio da educação ambiental. Está localizado no limite dos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), vizinho ao Parque Estadual da Serra Mar, considerado Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do programa Homem e Biosfera da Unesco. Pelas diversas trilhas que cortam o Parque, o visitante pode encontrar uma rica mata atlântica em todos seus estágios de desenvolvimento. O rio Itatinga é um dos principais atrativos do Parque. A barragem do rio Itatinga, em área da CODESP (sigla para Companhia Docas do Estado de São Paulo) acessível pelo Parque, data de 1910 e ainda gera energia para o Porto de Santos. De lá é possível observar boa parte do litoral de Bertioga.
(2) Com periodicidade quinzenal, documentos selecionados (artigos, papers, relatórios e livros, em especial) hão de ser disponibilizados por via eletrônica. Objetivo: construção coletiva do conhecimento e aumentar a perspectiva de realização de uma PROVA FINAL efetivamente consistente.
(3) As provas são baseadas nas explanações em sala de aula (e em eventuais debates subsequentes), nas leituras de apoio e nos textos selecionados pelos professores para serem resumidos e analisados criticamente.
Média Final =
[TRABALHO (T1+ T2 +T3) X 0,3 + RESENHA CRÍTICAS (RC1 + RC2) X 0,2 + (PROVA FINAL X 0,5)]
Portanto,
v A PROVA FINAL equivale a 50% da NOTA FINAL;
v CADA TRABALHO (T1, T2 ou T3) equivale a 10% da NOTA FINAL;
v CADA RESENHA CRÍTICA (RC1 ou RC2) equivale a 10% da NOTA FINAL.
T1: Entrega 23/03: Fichamento bibliográfico de cada texto e análise crítica comparativa dos textos:
PONTING, CLIVE. Modos de Pensamento. In: Uma História Verde do Mundo, cap. 8, pág. 236 a 264. Rio de Janeiro, RJ: editora Civilização Brasileira, 1995.
MENDES, ANA STELA VIEIRA. A relação homem-natureza através dos tempos: a necessidade da visão transdisciplinar como fundamento do Direito Ambiental. Artigo publicado em: Portal de e- governo de inclusão digital e sociedade do conhecimento, 13/maio/2016. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_relacao_homemnatureza_atraves_dos_temp os_a_necessidade_da_visao.pdf
RC1: Entrega 20/04: Resenha Crítica: HARARI, Y. N. Sapiens - Uma breve história da humanidade. Parte 1 - A Revolução Cognitiva.
T2: Entrega: 11/05: Crítica “normal de cinema” minimamente consiste de 2 páginas (digitado,
frente e verso de uma folha).
RC2: Entrega 18/05: Resenha Crítica: HARARI, Y. N. Sapiens - Uma breve história da humanidade. Parte 2 - A Revolução Agrícola
T3: Entrega 08/06: Fichamento e análise crítica comparativa dos textos:
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Em busca do
desenvolvimento sustentável. In: Nosso Futuro Comum, cap. 2, pág. 46 a 71. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
LEFF, ENRIQUE. Economia Ecológica e Ecologia Produtiva. In: Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder, cap. 3, pág. 42 a 55. Tradução: Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2001.
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DAS TAREFAS “T1”, “T2” e “T3”:
v Trata-se de trabalho individual;
v No início da 1ª primeira página explicite, em negrito, seu nome completo, número USP, turno (se matutino ou noturno), o título do “trabalho fonte” e a data.
v Margens 2,5 cm, fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5;
v Modelo “fichamento bibliográfico”;
v 3 a 5 páginas (digitado, frente e verso de uma folha).
v É muito importante a coesão e coerência entre os parágrafos.
v Imprimir, preferencialmente, em papel reciclado;
v Trabalhos enviados, via internet, hão de ser desconsiderados;
v Evite ser “panfletário”. Na medida do possível, embase suas observações e análises através de referências bibliográficas;
v Bibliografia Usar norma ABNT.
v IMPORTANTE: Evite basear sua pesquisa em (excessivo) uso de consultas à internet, emprego de referências bibliográficas secundárias (fontes secundárias), e revistas de ampla circulação e conteúdo tipicamente superficial.
CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DAS TAREFAS “RC I” e “RC II”:
v Trata-se de trabalho individual;
v No início da 1ª primeira página explicite, em negrito, seu nome completo, número USP, turno (se matutino ou noturno), o título do “trabalho fonte” e a data.
v Margens 2,5 cm, fonte Arial ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5;
v Entre 3 e 4 páginas;
v Estilo “Resumo crítico analítico em bases científicas”;
v Digitado (não manuscrito) – idealmente, frente e verso;
v É muito importante a coesão e coerência entre os parágrafos.
v Imprimir, preferencialmente, em papel reciclado;
v Trabalhos enviados, via internet, hão de ser desconsiderados;
v Evite ser “panfletário”. Na medida do possível, embase suas observações e análises através de referências
bibliográficas;
v Bibliografia Usar norma ABNT.
v IMPORTANTE: Evite basear sua pesquisa em (excessivo) uso de consultas à internet, emprego de referências bibliográficas secundárias (fontes secundárias), e revistas de ampla circulação e conteúdo tipicamente superficial.
Observação:
Os trabalhos devem ser entregues na data do cronograma. O aluno que não o fizer terá o direito de entregá-lo na SEMANA SEGUINTE, em sala de aula, VALENDO 50% da nota inicial. APÓS ESTA DATA O TRABALHO NÃO SERÁ ACEITO, e o aluno perderá a nota equivalente.
v O uso de notebooks, celulares, tablets ou e-readers (ou congêneres) está VETADO em sala de aula.
v Conversar em sala de aula, de fato, atrapalha. Evite.
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As partes consistem em:
Parte Um: A Revolução Cognitiva - páginas 09 à 84.
1 Um animal insignificante 11
2 A árvore do conhecimento 28
3 Um dia na vida de Adão e Eva 49
4 A inundação 73
Parte DOIS: A Revolução Agrícola - páginas 85 à 168.
5 A maior fraude da história 87
6 Construindo pirâmides 107
7 Sobrecarga de memória 127
8 Não existe justiça na história 141
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Nesta aula apresentou-se os responsáveis da disciplina ACH- 1021 e o programa completo.
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Fichamento bibliográfico de cada texto e análise crítica comparativa dos textos:
PONTING, CLIVE. Modos de Pensamento. In: Uma História Verde do Mundo, cap. 8, pág. 236 a 264. Rio de Janeiro, RJ: editora Civilização Brasileira, 1995.
MENDES, ANA STELA VIEIRA. A relação homem-natureza através dos tempos: a necessidade da visão transdisciplinar como fundamento do Direito Ambiental.
AULA - O SER HUMANO E A APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS AO LONGO DA HISTÓRIA
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Fichamento bibliográfico de cada texto e análise crítica comparativa dos textos:
PONTING, CLIVE. Modos de Pensamento. In: Uma História Verde do Mundo, cap. 8, pág. 236 a 264. Rio de Janeiro, RJ: editora Civilização Brasileira, 1995.
MENDES, ANA STELA VIEIRA. A relação homem-natureza através dos tempos: a necessidade da visão transdisciplinar como fundamento do Direito Ambiental.
AULA - O SER HUMANO E A APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS AO LONGO DA HISTÓRIA
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Recursos Energéticos e Meio Ambiente
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Geopolítica da Energia e a “Questão Ambiental”
Entrega RC 1 - HARARI, Y. N. Sapiens - uma breve história da humanidade - Parte um - A Revolução Cognitiva
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Conforme aviso em aula pela Professora Mariana, em virtude da correção dos trabalhos verificamos que alguns deixaram de adicionar elementos importantes e também não seguiram as recomendações dadas pelos professores quanto a formatação. Dessa forma, elaboramos o presente documento para orientá-los quanto as normas da ABNT e demais formatações, também há um modelo disponível na aula do dia 09/03 com recomendações para formatação. Com isso, pretende-se diminuir a variação dos modelos de formatação e que atentem-se para elementos que não pode faltar num trabalho e resenha, como exemplo: Título, Referências... Qualquer dúvida, nos colocamos à disposição e podem nos procurar via e-mail e agendar um horário.
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Conforme aviso em aula pela Professora Mariana, em virtude da correção dos trabalhos verificamos que alguns deixaram de adicionar elementos importantes e também não seguiram as recomendações dadas pelos professores quanto a formatação. Dessa forma, elaboramos o presente documento para orientá-los quanto as normas da ABNT e demais formatações, também há um modelo disponível na aula do dia 09/03 com recomendações para formatação. Com isso, pretende-se diminuir a variação dos modelos de formatação e que atentem-se para elementos que não pode faltar num trabalho e resenha, como exemplo: Título, Referências... Qualquer dúvida, nos colocamos à disposição e podem nos procurar via e-mail e agendar um horário.
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Classes de Impactos
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A crítica livre do filme-documentário “A LEI DA ÁGUA” foi substituída por uma crítica livre que compare os 2 vídeos a seguir:
Eco 92 - A Menina que calou o Mundo por 5 minutos – Legendado
Rio+20 - Severn Suzuki, 20 anos após a ECO 92 [Legendado]
ENTREGA EM 11/05 NO HORÁRIO DE AULA
Recomendações importantes/fundamentais:
v Trata-se de trabalho individual;
v No início da 1ª primeira página explicite, em 3-2 linhas, em negrito, seu nome completo, número USP, turno (se matutino ou noturno), o título “A Eco 92 e a Rio+20 – Uma análise comparativa alicerçada em visões da ativista canadense Severn Suzuki”, e a data;
v Margens 2,5 cm, fonte Times New Roman 11, espaçamento simples;
v Uma página digitada frente e verso
v São fundamentais a coesão e a coerência entre os parágrafos;
v Trabalhos enviados, via internet, hão de ser desconsiderados;
v Se possível for, evite ser “panfletário” – assim, na medida do possível, embase suas observações e análises através de referências bibliográficas;
v Por outro lado, não se sinta “aprisionado” durante a criação de seu texto – assim, não há necessidade de citares, ao final, as eventuais referências bibliográficas que tenhas usado no âmbito do desenvolvimento de seu texto;
v Se achares adequado, use a primeira pessoa do singular – ou seja, neste trabalho, em particular, deseja-se que você explicite sua visão, de modo livre e direto, a respeito da Eco 92 e da Rio +20 sob a égide dos discursos correlatos de Severn Suzuki (não deixa de ser uma oportunidade para que você manifeste sua opinião a respeito de como tem evoluído (ou regredido) a questão da preservação do meio ambiente em escala global, desde 1992 (ou antes, se assim desejares cotejar em seu texto) até 2012 (ou até os dias atuais, se assim desejares cotejar em seu texto);
v Parece ser ótima ideia conheceres melhor o que significa e/ou o que significou a ECO 92 através dos seguintes documentos oficiais (de acesso trivial via internet): A Carta da Terra; três convenções Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas; uma declaração de princípios sobre florestas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente);
v Parece-nos também uma ideia adequada que você conheça melhor o documento “O Futuro que Queremos” (http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/O-Futuro-que-queremos1.pdf), tão fundamental no contexto da Rio+20;
v Desta feita, você pode e deve basear sua pesquisa uso de consultas à internet, emprego de referências bibliográficas secundárias (fontes secundárias), e revistas de ampla circulação.
Bom trabalho!!!
Ótima semana a todas (os)!!!
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A Água como Recurso Natural Estratégico para o Brasil, para o mundo e para a Biosfera
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T2: Entrega: 11/05: Crítica “normal de cinema” minimamente consiste de 2 páginas (digitado,
frente e verso de uma folha), a respeitos dos vídeos da aula anterior (04/05):
Eco 92 - A Menina que calou o Mundo por 5 minutos
Rio+20 - Severn Suzuki, 20 anos após a ECO 92 -
T2: Entrega: 11/05: Crítica “normal de cinema” minimamente consiste de 2 páginas (digitado,
frente e verso de uma folha), a respeitos dos vídeos da aula anterior (04/05):
Eco 92 - A Menina que calou o Mundo por 5 minutos
Rio+20 - Severn Suzuki, 20 anos após a ECO 92
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v Fundamentos Científicos
v Estratégias de Mitigação e Adaptação
v Negociações Internacionais
v Ações Individuais
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Fichamento e análise crítica comparativa dos textos:
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Em busca do desenvolvimento sustentável. In: Nosso Futuro Comum, cap. 2, pág. 46 a 71. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
LEFF, ENRIQUE. Economia Ecológica e Ecologia Produtiva. In: Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder, cap. 3, pág. 42 a 55. Tradução: Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2001.
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Fichamento e análise crítica comparativa dos textos:
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Em busca do desenvolvimento sustentável. In: Nosso Futuro Comum, cap. 2, pág. 46 a 71. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
LEFF, ENRIQUE. Economia Ecológica e Ecologia Produtiva. In: Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder, cap. 3, pág. 42 a 55. Tradução: Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2001.
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Viagem didática para o Parque das Neblinas - Bertioga (SP)
Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, o Parque das Neblinas, reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Seu acesso se dá pelo distrito de Taiaçupeba, no município de Mogi das Cruzes.
Ao longo de mais de uma década de atividades, o Parque desenvolve ações que reforçam sua vocação para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Por esses motivos, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO.
Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.
Mais informações acesse o link: http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/parque-das-neblinas/o-parque/
INFORMAÇÕES DO ESTUDO DE CAMPO:
09/06 (sábado) : período matutino
17/06 (domingo): período noturno
7h: encontro e saída da EACH - USP
19h: horário previsto para chegada a EACH - USP.IMPORTANTE: os alunos devem levar um lanche bem reforçado para almoço. Não há lanchonete ou estabelecimento para consumo no local.
Na chegada será servido um lanche/ café de recepção por conta do parque aos alunos. O cardápio, inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira juçara.
Protetor solar, repelente, bonés, óculos escuros são recomendados. A vestimenta inclui calça comprida e sapato fechado (tênis ou bota para trilha). Levem roupa extra de troca, principalmente em caso de chuva, e roupa de banho e toalha caso se interessem em banhar-se no rio Itatinga.
Os alunos devem preencher a ficha médica em anexo para ser entregue no dia da visita, assim como ler o manual de instruções do parque.
ATENÇÃO: ALUNOS MENOR DE IDADE DEVEM LEVAR AUTORIZAÇÃO EM ANEXO ASSINADA PELOS PAIS.
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Aspectos conceituais a respeito dos impactos ambientais
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Avaliação dissertativa acerca dos conteúdos lecionados no semestre vigente