Diagrama de temas

  • Prezad@s Estudantes das disciplinas LGN 320 e 321 Ecologia Evolutiva Humana,

    Bem vindos ao semestre!!

    Segue anexado a essa mensagem arquivo com o cronograma do curso, conforme discutido em sala de aula.\

    Cordialmente,

    Silvia


  • Aula 01 - 25 e 27/02/2015

    Prezad@s Estudantes,

    Bem vind@s ao curso de Ecologia Evolutiva Humana.

    Nesta primeira aula conversamos sobre o CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO, que se encontra no Fórum de Notícias e discutimos o sistema de avaliação: as provas escritas são obrigatórias; o trabalho semestral escrito e/ou apresentação são opcionais. 

    Também trabalhamos com o arquivo de apoio anexado a essa aula, sobre o tema INTRODUÇÃO À ECOLOGIA HUMANA.

    Seguem também anexados, arquivos com textos para leitura recomendada, complementar às aulas.

    A principal recomendação para a graduação é o trabalho:

    Molina; Lui; Piva-Silva  Ecologia Humana como referencial teórico e metodológico para Gestão Ambiental. OLAM (Rio Claro), 7(2): 19-40, 2007.

    Um bom semestre a tod@s nós!!

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 02 - 04 e 06/03/15

    Prezad@s Estudantes,

    Iniciamos nossa segunda aula do curso com o documentário:

    Vale dos Equecidos - de Maria Raduan - 2011

    para motivar nossa discussão e revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos.

    Segue anexado arquivo de apoio que trabalhamos aproximadamente até a metade nessa aula.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 03 - 11 e 13/3/15

    Prezad@s Estudantes,

    Na terceira aula iniciamos nossos trabalhos com a exibição da música

    Promessas de Sol (de Milton Nascimento e Fernando Brant), uma alusão à situação dos indíginas vista no documentário da aula anterior.

    Em seguida, finalizamos o aquivo iniciado na aula anterior (do tema Cidades até o final)

    Também avançamos a revisão de conceitos e processos ecológicos evolutivos ( arquivos de apoio anexado).

    Um cordial abraço,

    SMGM

  • aula 04 - 18 e 20/03/2015

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula concluímos nossa revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos.

    Fizemos uma breve explanação sobre paleologia e iniciamos o tema evolução hominínea.

    Seguem anexados três arquivos de apoio.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 05 - 25 e 27/03/2015

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula avançamos no estudos da evolução hominínea e assistimos a uma entrevista com o prof. Walter Neves, o mais proeminente bioantropólogo do Brasil, autor/tradutor de livros cujos conteúdos revemos em aula.

    Segue o arquivo de apoio.

    Na turma do dia (25/3/15) também  assistimos à primeira parte do vídeo

    Walking with Caveman - BBC Londres (cada episódio tem cerca de 50 minutos).

    Na turma da noite (27/3/15) foi feita uma votação e decidido tentar assistir ao vídeo como atividade extra-classe. O vídeo encontra-se disponível no youtube como "Andando com o homem das cavernas"  em


    ------------

    Observação complementar:

    Patrícia Hauck Reichert que vem acompanhando nossoas aulas fez duas breves revisões que podem auxiliar no aprofundamento de nossos estudos sobre o "Vale dos Esquecidos", documentário que assistimos há duas aulas. Seguem os dois breves arquivos anexados.

    --------------------

    Um cordial abraço,

    Silvia


  • aula 06 - 08 e 10/04/15

    Prezad@s Estudantes,

    Na turma de 08/04/15 veremos a segunda parte do documentário "Walking with Caveman" e iniciaremos o estudo das estratégias de forrageio na espécie humana (arquivo de apoio anexado).


    Na turma de 10/04/15 avaliaremos a necessidade de assistir ao documentário em sala (foi decidido assisti-lo como atividade extra-classe) e iniciaremos o tópico de forrageio na espécie humana (arquivo de apoio anexado).

    Um cordial abraço,

    Silvia


  • aula 07 - 15 e 17/04/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula estudamos exemplos de forrageio indígena de populaçõesindígenas  contemporâneas sul americanas.

    Segue arquivo de apoio anexado.

    Na segunda parte da aula assistimos ao documentário dos irmãos Foster: A grande dança (The Great Dance), sobre caçadores coletores contemporâneos vivendo na África.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 08 - 22 e 24/4/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula planejamos abordar os temas de modos de produção, modelos de subsitência, parentesco, residência e territorialidade, sob a ótica da Ecologia Cultural, uma forte interação da Ecologia com a Antropologia.

    Conforme o tempo disponível assistiremos em sala a um documentário sobre um grupo de pastores contemporâneos que vivem no deserto da Mongólia: "Os Camelos também choram".

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 09 - 29/04 e 08/05/15

    Prezad@s Estudantes:

    Lembro que a partir desta semana as classes trabalharão em momentos diferentes do curso!!

    Dia 29/04 na turma do diurno do diurno, concluímos o estudo de Ecologia Cultural e discutimos a 1a Prova escrita. Segue arquivo da prova anexado.

    Dia 08/05/15 planejamos essas mesmas atividades para a turma do noturno.

    Sobre a prova: 

    - deverá ser feita como atividade extra-classe, como um trabalho escrito, de acordo com o roteiro anexado. Pode ser feito sozinh@ ou em duplas. 

    - a turma que assiste às aulas no diurno deverá entregar a prova em sala de aula até 13/05/15

    - a turma que assiste às aulas no noturno deverá entregar a prova em sala de aula até 22/05/15

    Não solicito nessa prova, nem sinopse de filme nem cópia dos meus slides, mas um texto, uma reflexão, uma dissertação, dentro do contexto, vocabulário e conceitos de Ecologia Evolutiva Humana, referente às frase apresentadas no roteiro da prova.


    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 10 - 06 e 15/5/2015

    Prezad@s Estudantes:

    Nesta aula estudaremos as etnociências e técnicas de coleta de dados qualitativos.

    Seguem anexados arquivos de apoio. 

    Essa já não é matéria da primeira prova!!

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 11 - 13 e 22/05/15

    Prezados Estudantes,

    Nessa aula iniciamos os etudos sobre a interação genes cultura, abordando a sociobiologia revista.

    Segue arquivo de apoio anexado.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 12 - 20 e 29/05/15

    Prezados Estudantes,

    Nessa aula planejamos estudar o ponto de vista da antropologia relacionado à interação genes-cultura e a proposicão de coevolução genes-cultura.

    No dia 20/05 - diurno: de fato estudamos o ponto de vista da antropologia relacionado à interação genes-cultura e um arquivo extra, sobre o trabalho científico e elaboração de um projeto de pesquisa. 

    No dia 29/05/15: concluímos o estudo da sociobiologia revista. 

    Seguem os novo arquivos de apoio anexados.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 13 - 27/05 e 12/06/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula, no dia 27/5, na turma do diurno:

     foi concluído o arquivo sobre a Sociobiologia revista e iniciado o estudo da Coevolução Genes-Cultura.

    Os arquivos de apoio com slides já foram anexados a aulas passadas.

    Também está anexado à presente mensagem, outro texto complementar, também de leitura opcional, referente ao conteúdo de Coevolução Genes-Cultura.

    Em 12/06, na turma do noturno: veremos o interação genes cultura do ponto de vista da antropologia e as teorias relacionadas à coevolução genes-cultura.

    Cordialmente,

    Silvia




  • aula 14 - 03/06/15 e 19/06/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula abordamos no dia 03/06/15 para o período diurno e 19/06/15 para o noturno, o estudo da Epigenética.

    Segue arquivo de apoio com slides anexado. Também está anexado como um texto de leitura opcional, complementar, o artigo original de Jablonka e Lamb, 2008, a palestra que proferiram no congresso de genética desse ano. 

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 15 - 10/05/15 e 26/06/15

    Prezad@s Etudantes,

    Nesta aula aboradaremos:

    - em 10/05/15 o estudo da Biologia Cultural, na turma do diurno e no dia 26/06/15, no noturno.

    Segue arquivo de apoio anexado.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 16 - 17/06/15 e 03/07/15

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula abordamos a Ecologia das Tecnologias (Media Ecology) em sua relação com a Ecologia Evolutiva Humana.

    No arquivo Interfaces-2, revimos:

    - Interfaces de apoio às Etnociências: Psicologia Ambiental; Percepção Ambiental

    - Interface de apoio à Sociobiologia: Psicologia Evolutiva.

    O arquivo Interfaces-1 é leitura complementar e apresenta outras possíveis interfaces de disciplinas ou áreas do conhecimento com a Ecologia Evolutiva Humana, além da Ecologia Cultural, Antropologia Ecológica e Etnociências que retoma brevemente. Pode ser usado na elaboração da prova também. Há ainda um arquivo texto complementar, mostrando o tipo de problema de pesquisa abordado pela antropologia ecológica.

    Seguem arquivos com slides adotados em aula.

    O arquivo da 2a prova escrita também está anexado a esta mensagem, bem como das três apresentações de trabalhos que ocorreram no dia 17/7 no diurno (ambas as turmas podem usá-los em suas provas, caso queiram): dois arquivos estão anexados e o terceiro pode ser acessado no seguinte endereço:

    https://prezi.com/rswxala-ph1o/genetic-advances-going-beyond-genetically-modified-organisms/

    No dia 3/7/15 foram apresentados na turma da noite três trabalhos que se encontram entre os arquivos anexados a esta aula.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 17 - 24/06/2015

    Prezados Estudantes,

    Na quarta-feira dia 24/06/15, às 8h00 haverá exibição do filme longa metragem:

    Brincando nos Campos do Senhor

    Diretor: Hector Babenco.

    Este filme poderá ser usado pelos estudantes para as discussões e exemplos da 2a prova escrita.

    NOTA: o filme é longo, por esse motivo, não haverá intervalo, quem preferir pode trazer lanche para comer durante o filme.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 18 - 01/07/15

    Prezad@s Estudantes,

    Dia 01/06/15 é a data limite para entrega da 2a prova escrita e dos trabalhos opcionais escritos, para os estudantes do período diurno.

    Cordialmente,

    Silvia