Topic outline
-
Prezad@s Estudantes das disciplinas LGN 320 e 321 Ecologia Evolutiva Humana,
Bem vindos ao semestre!!
Segue anexado a essa mensagem arquivo com o cronograma do curso, conforme discutido em sala de aula.\
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Bem vind@s ao curso de Ecologia Evolutiva Humana.
Nesta primeira aula conversamos sobre o CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO, que se encontra no Fórum de Notícias e discutimos o sistema de avaliação: as provas escritas são obrigatórias; o trabalho semestral escrito e/ou apresentação são opcionais.
Também trabalhamos com o arquivo de apoio anexado a essa aula, sobre o tema INTRODUÇÃO À ECOLOGIA HUMANA.
Seguem também anexados, arquivos com textos para leitura recomendada, complementar às aulas.
A principal recomendação para a graduação é o trabalho:
Molina; Lui; Piva-Silva Ecologia Humana como referencial teórico e metodológico para Gestão Ambiental. OLAM (Rio Claro), 7(2): 19-40, 2007.
Um bom semestre a tod@s nós!!
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Iniciamos nossa segunda aula do curso com o documentário:
Vale dos Equecidos - de Maria Raduan - 2011
para motivar nossa discussão e revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos.
Segue anexado arquivo de apoio que trabalhamos aproximadamente até a metade nessa aula.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Na terceira aula iniciamos nossos trabalhos com a exibição da música
Promessas de Sol (de Milton Nascimento e Fernando Brant), uma alusão à situação dos indíginas vista no documentário da aula anterior.
Em seguida, finalizamos o aquivo iniciado na aula anterior (do tema Cidades até o final)
Também avançamos a revisão de conceitos e processos ecológicos evolutivos ( arquivos de apoio anexado).
Um cordial abraço,
SMGM
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula concluímos nossa revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos.
Fizemos uma breve explanação sobre paleologia e iniciamos o tema evolução hominínea.
Seguem anexados três arquivos de apoio.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula avançamos no estudos da evolução hominínea e assistimos a uma entrevista com o prof. Walter Neves, o mais proeminente bioantropólogo do Brasil, autor/tradutor de livros cujos conteúdos revemos em aula.
Segue o arquivo de apoio.
Na turma do dia (25/3/15) também assistimos à primeira parte do vídeo
Walking with Caveman - BBC Londres (cada episódio tem cerca de 50 minutos).
Na turma da noite (27/3/15) foi feita uma votação e decidido tentar assistir ao vídeo como atividade extra-classe. O vídeo encontra-se disponível no youtube como "Andando com o homem das cavernas" em
------------
Observação complementar:
Patrícia Hauck Reichert que vem acompanhando nossoas aulas fez duas breves revisões que podem auxiliar no aprofundamento de nossos estudos sobre o "Vale dos Esquecidos", documentário que assistimos há duas aulas. Seguem os dois breves arquivos anexados.
--------------------
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Na turma de 08/04/15 veremos a segunda parte do documentário "Walking with Caveman" e iniciaremos o estudo das estratégias de forrageio na espécie humana (arquivo de apoio anexado).
Na turma de 10/04/15 avaliaremos a necessidade de assistir ao documentário em sala (foi decidido assisti-lo como atividade extra-classe) e iniciaremos o tópico de forrageio na espécie humana (arquivo de apoio anexado).
Um cordial abraço,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula estudamos exemplos de forrageio indígena de populaçõesindígenas contemporâneas sul americanas.
Segue arquivo de apoio anexado.
Na segunda parte da aula assistimos ao documentário dos irmãos Foster: A grande dança (The Great Dance), sobre caçadores coletores contemporâneos vivendo na África.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula planejamos abordar os temas de modos de produção, modelos de subsitência, parentesco, residência e territorialidade, sob a ótica da Ecologia Cultural, uma forte interação da Ecologia com a Antropologia.
Conforme o tempo disponível assistiremos em sala a um documentário sobre um grupo de pastores contemporâneos que vivem no deserto da Mongólia: "Os Camelos também choram".
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes:
Lembro que a partir desta semana as classes trabalharão em momentos diferentes do curso!!
Dia 29/04 na turma do diurno do diurno, concluímos o estudo de Ecologia Cultural e discutimos a 1a Prova escrita. Segue arquivo da prova anexado.
Dia 08/05/15 planejamos essas mesmas atividades para a turma do noturno.
Sobre a prova:
- deverá ser feita como atividade extra-classe, como um trabalho escrito, de acordo com o roteiro anexado. Pode ser feito sozinh@ ou em duplas.
- a turma que assiste às aulas no diurno deverá entregar a prova em sala de aula até 13/05/15
- a turma que assiste às aulas no noturno deverá entregar a prova em sala de aula até 22/05/15
Não solicito nessa prova, nem sinopse de filme nem cópia dos meus slides, mas um texto, uma reflexão, uma dissertação, dentro do contexto, vocabulário e conceitos de Ecologia Evolutiva Humana, referente às frase apresentadas no roteiro da prova.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes:
Nesta aula estudaremos as etnociências e técnicas de coleta de dados qualitativos.
Seguem anexados arquivos de apoio.
Essa já não é matéria da primeira prova!!
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados Estudantes,
Nessa aula iniciamos os etudos sobre a interação genes cultura, abordando a sociobiologia revista.
Segue arquivo de apoio anexado.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados Estudantes,
Nessa aula planejamos estudar o ponto de vista da antropologia relacionado à interação genes-cultura e a proposicão de coevolução genes-cultura.
No dia 20/05 - diurno: de fato estudamos o ponto de vista da antropologia relacionado à interação genes-cultura e um arquivo extra, sobre o trabalho científico e elaboração de um projeto de pesquisa.
No dia 29/05/15: concluímos o estudo da sociobiologia revista.
Seguem os novo arquivos de apoio anexados.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nessa aula, no dia 27/5, na turma do diurno:
foi concluído o arquivo sobre a Sociobiologia revista e iniciado o estudo da Coevolução Genes-Cultura.
Os arquivos de apoio com slides já foram anexados a aulas passadas.
Também está anexado à presente mensagem, outro texto complementar, também de leitura opcional, referente ao conteúdo de Coevolução Genes-Cultura.
Em 12/06, na turma do noturno: veremos o interação genes cultura do ponto de vista da antropologia e as teorias relacionadas à coevolução genes-cultura.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula abordamos no dia 03/06/15 para o período diurno e 19/06/15 para o noturno, o estudo da Epigenética.
Segue arquivo de apoio com slides anexado. Também está anexado como um texto de leitura opcional, complementar, o artigo original de Jablonka e Lamb, 2008, a palestra que proferiram no congresso de genética desse ano.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Etudantes,
Nesta aula aboradaremos:
- em 10/05/15 o estudo da Biologia Cultural, na turma do diurno e no dia 26/06/15, no noturno.
Segue arquivo de apoio anexado.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula abordamos a Ecologia das Tecnologias (Media Ecology) em sua relação com a Ecologia Evolutiva Humana.
No arquivo Interfaces-2, revimos:
- Interfaces de apoio às Etnociências: Psicologia Ambiental; Percepção Ambiental
- Interface de apoio à Sociobiologia: Psicologia Evolutiva.
O arquivo Interfaces-1 é leitura complementar e apresenta outras possíveis interfaces de disciplinas ou áreas do conhecimento com a Ecologia Evolutiva Humana, além da Ecologia Cultural, Antropologia Ecológica e Etnociências que retoma brevemente. Pode ser usado na elaboração da prova também. Há ainda um arquivo texto complementar, mostrando o tipo de problema de pesquisa abordado pela antropologia ecológica.
Seguem arquivos com slides adotados em aula.
O arquivo da 2a prova escrita também está anexado a esta mensagem, bem como das três apresentações de trabalhos que ocorreram no dia 17/7 no diurno (ambas as turmas podem usá-los em suas provas, caso queiram): dois arquivos estão anexados e o terceiro pode ser acessado no seguinte endereço:
https://prezi.com/rswxala-
ph1o/genetic-advances-going- beyond-genetically-modified- organisms/ No dia 3/7/15 foram apresentados na turma da noite três trabalhos que se encontram entre os arquivos anexados a esta aula.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados Estudantes,
Na quarta-feira dia 24/06/15, às 8h00 haverá exibição do filme longa metragem:
Brincando nos Campos do Senhor
Diretor: Hector Babenco.
Este filme poderá ser usado pelos estudantes para as discussões e exemplos da 2a prova escrita.
NOTA: o filme é longo, por esse motivo, não haverá intervalo, quem preferir pode trazer lanche para comer durante o filme.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Dia 01/06/15 é a data limite para entrega da 2a prova escrita e dos trabalhos opcionais escritos, para os estudantes do período diurno.
Cordialmente,
Silvia