Agenda do Curso
-
ET = 0,5
SE = 1,0
FV = 0,25
Portfólio = (a confirmar)
-
AULA 01
- Apresentação da disciplina (Educação, campo maior de aplicação da pesquisa em música, 2013).
- ET 01 de 1 a 5
- Apresentação da disciplina (Educação, campo maior de aplicação da pesquisa em música, 2013).
-
- Seminários: Matheus (Anais 2013)
-
- ET 02 (6-10)
- Leitura coletiva do ET01
- Intervalo (10 min)
- SE: Rafael (Monitor PEEG)
-
- Leitura do ET 02
- ET 03
- SE: Natália
- Francisco: Práticas (cada um deve apresentar uma prática escolhida nos livros que levaram)
-
- FV 01(0,25): Vídeo ilustrativo sobre a Primeira Idade da Música de Walter Wiora: Cave of Forgotten Dreams (Werner Herzog)
- SE (1,0): Francisco
- Práticas: Francisco
-
- Semana da Pátria. Não haverá aula.
-
- Leitura do FV 01 e um pouco do Wiora.
- Leitura do ET 02
- SE: Giulia
- Práticas: Giulia & Matheus
-
- Leitura do ET 03
- ET 04
- SE: Paula
-
- Leitura do ET 04
- FV 02: Entre les murs
-
- Leitura do FV 02 (Entre les murs)
- ET 05:
- Prática: Francisco
-
- Dia da Criança. Nossa Senhora Aparecida. Não haverá aula.
-
- Não haverá aula porque integro a banca para Prof. de Flauta.
-
- ET 06
26) Explique a "desintegração dos últimos elementos objetivos" que se opera no século XIX, segundo Lechter.
27) Por que o Lied, segundo Leuchter, é "uma das formas mais significativas" do século XIX?
28) Por que a "separação da música das funções cotidianas levou à criação de salas de concerto"?
29) Qual a principal razão por que Schurmann considera que o sistema tonal consumaria uma linguagem musical?
30) De que maneira o cantochão "garante uma certa sobrevivência da música da civilização grego-romana"?
- Prática: Giulia (FALTOU!!!)
- Leitura do ET 05
-
- FInados. Não haverá aula.
-
- ET 07
- SE: Eduardo
- ET 07
-
- ET 08
35) Descreva e explique os seis aspectos referentes às descobertas eletro-acústicas, assinalados por Wiora.
36) Como Harnoncourt explica o culto ao passado em consequência do distanciamento da música dita séria contemporânea?
37) O que a Flauta Mágica de Mozart teria como traço principal que foi perdido na IV idade?
38) Quais os principais os principais fetiches que Adorno afirma dominarem a música? Explique cada um deles.
- Leitura do ET 07
- Prática: Natália
- ET 08
-
- ET 09
- Leitura do ET 08
39) Quais as consequências do processo de desconcentração e de incapacidade de apreender a totalidade?
40) Explique o que Harnoncourt critica na educação musical atual.
41) Descreva e explique as seis observações introdutórias de Bellard-Freire cuja finalidade é delinear algumas características gerais do ensino superior de música.
42) Qual a consequência da centralização do universo musical dos cursos superiores de música nos modelos de um período determinado?
43) Qual a consequência na função de Comunicação da concepção de verdade transmitida como modelo estático e cristalizado?
- Prática: Matheus
- ET 09
-
- FV 03: Pro dia nascer feliz
- ET 10
- Leitura do ET 09
- Prática: Eduardo
-
- ET 11
49) Por que questionar os currículos de graduação em música é questionar seus papel social?
50) Qual a forma dupla que agem os professores dos cursos de graduação em música?
51) O que é dialética?
52) Explique cada uma de suas características?
53) Descreva e explique os sete princípios propostos pela autora para a aplicação no ensino da música.
54) O que significa pedagogia da divergência, segundo Gadotti?
- ET 12
55) Quais as áreas de estudo sugeridas pela autora? Explique cada uma delas.
56) Quais as áreas de estudo que você proporia? Explique cada uma.
57) O que significa a função orgânica do professor, segundo Gramsci?
58) Qual o papel do professor, segundo Gadotti?
59) Quais as consequências de resgatar-se a implicação política do ensino e abandonar-se conteúdos pretensamente neutros?
60) O que a autora quer dizer com "aparente neutralidade em que os cursos de música, frequentemente, se colocam"?
- ET 11
-
- Entrega dos portfólios
- Resumo:
- 15 aulas
03 FV (0,25) = 0,75
1 SE (1,0) = 1,0
PF (2,25) = 2,25Total = 10,0