Educação, Informação e Comunicação
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1 Estudar as relações entre a formação do conhecimento e os processos educativos; 8.3 Analisar as dimensões políticas, teóricas, técnicas e práticas da Educação; 8.4 Comparar processos formais e informais de ensino com o fim de destacar a especificidade da educação na forma escolar
Apresentar e discutir o papel da linguagem na organização e recuperação da informação. Promover a compreensão das linguagens documentárias e suas especificidades. Apresentar e discutir novas perspectivas e aplicações das linguagens documentárias.
Apresentar ao aluno as funções dos tesauros na organização e recuperação de informações. Discutir as relações entre tesauros, linguagens de especialidade e linguagem natural. Capacitar o aluno para a utilização e operação de metodologias de construção e manutenção de tesauros
Apresentar conceitos básicos sobre sistemas de informação com enfoque no gerenciamento de dados.
A disciplina objetiva apresentar aos alunos teorias, técnicas e ferramentas administrativas passíveis de serem aplicadas no âmbito da gestão de Unidades e Serviços de Informação.
1. Propiciar aos alunos de pós-graduação em educação, stricto sensu, reflexões e análises acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido e o papel social da universidade pública brasileira. 2. Contextualizar a docência universitária no que diz respeito à politicas, identidade e profissionalização, bem como caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico. 3. Identificar e compreender as diferentes tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos na didática, no currículo, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadoras do processo de ensino-aprendizagem universitário, no contexto atual. 4. Identificar e apreender a sala de aula universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas social e cultural, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes atores em interação. 5. Compreender a importância da organização da prática didática universitária, os diferentes níveis de planejamento relacionados a essa organização, bem como os elementos do processo de ensino. 6. Investigar e discutir as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior.
Com enfoque prático e empreendedor, e dotada de discussões e atividades voltadas ao estabelecimento de uma atitude proativa frente à Inteligência Competitiva (IC), a disciplina tem como principais objetivos:A. Apresentar, de forma introdutória, as principais práticas para o início das atividades de IC em instituições públicas e privadas. B. Desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes mais necessárias ao início das atividades de IC.
A disciplina visa o estudo das relações entre os temas Neuropsicologia e Educação com foco na identificação de contribuições para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem nas relações de ensino. Para tanto, serão efetivados dois momentos distintos: um de estudo orientado acerca do desenvolvimento biológico humano (especificamente sobre o funcionamento cerebral) nas obras de Lev Semionovich Vigotski e Alexander Romanovich Luria, autores de referência da Psicologia histórico-cultural e; em outro momento priorizaremos o estudo das publicações atuais acerca do referido tema em bases de dados consolidadas.
Apresentar aos alunos os conceitos e as técnicas fundamentais do processo de planejamento estratégico de Unidades de Informação (UIs).

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