Psicologia
Ajuda com Pesquisar cursos
A presente disciplina é de caráter optativo e tem como propósito Introduzir o aluno nos aspectos relativos à produção científica em Psicologia. Até o final do presente semestre esperamos que os alunos sejam capazes de: I. Identificar a amplitude e a diversidade de pesquisas desenvolvidas no Departamento de Psicologia e Educação; II. Identificar e discutir as perspectivas teórico-metodológicas das pesquisas produzidas no Departamento de Psicologia e Educação; III. Discutir o modo de produção de conhecimento em Psicologia; IV. Escolher um tema/objeto de pesquisa e discutir sobre a produção científica recente relacionada a esse, a partir de um levantamento e revisão de literatura na área.
O objetivo desta disciplina é introduzir o pós-graduando à pesquisa empírico-fenomenológica em psicologia, capacitando-o a problematizar e delinear seu Objeto, a entrevista e análise fenomenológicas, familiarizando-o com os rudimentos desta perspectiva de pesquisa qualitativa.
Oferecer ao aluno um panorama atualizado da pesquisa sobre comunicação animal e, ao mesmo tempo, introduzir e discutir conceitos, debates e perspectivas da área.
Ampliar as possibilidades de atuação docente dos pós-graduandos no ensino superior apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desenvolver competências relacionadas à produção científica dos pós-graduandos apoiadas nos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP