Informática Biomédica
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Apresentar ao aluno os conceitos básicos e técnicas de Inteligência Artificial juntamente com os problemas aos quais as técnicas são aplicáveis bem como suas limitações. Ensino da programação não determinística.
Oferecer ao aluno noções sobre o planejamento, delineamento e análise de dados de pesquisas clínicas, com ênfase aos métodos estatísticos.
Fornecer os conceitos, técnicas e características básicas dos sistemas de gerenciamento de Banco de Dados, tornando o aluno capaz de desenvolver sistemas de informação mais complexos, baseado na filosofia de base de dados.
Por em prática todo conhecimento adquirido de biologia e informática, na elaboração e execução de projetos para análise de dados biológicos. A disciplina deve ser uma continuação das atividades desenvolvidas na disciplina IBM1045.
O objetivo desta disciplina é dar suporte à realização de um estágio ou de um projeto de pesquisa na área de Informática Biomédica, a fim de permitir ao aluno familiarizar-se com o seu futuro ambiente de trabalho, amadurecendo os conceitos aprendidos ao longo do curso.
Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre técnicas e métodos sofisticados aplicados em diversas sub-áreas da Bioinformática. É um objetivo primário complementar a formação dos estudantes para além do introdutório, apresentado até este ponto do currículo, e prepará-los para as atividades práticas de laboratório, que serão apresentadas após este ponto no currículo e na prática profissional futura.
Introduzir os conceitos e modelos básicos de sistemas de informação em saúde (SIS). Apresentar a Estratégia de e-Saúde para o Brasil. Propiciar ao aluno o contato e uso inicial do modelo de certificação para S-RES da SBIS-CFM.  Familiarizar o aluno com os diversos sistemas de informação em âmbito nacional. Fornecer ao aluno noções básicas sobre prontuário eletrônico do paciente (PEP). 
Fornecer ao aluno noção formal de algoritmo, computabilidade e do problema de decisão. Apresentar ferramentas que auxiliem na solução de problemas com o auxílio do computador. Habilitar o aluno na tarefa de definir linguagens de programação (sua sintaxe e semântica), por meio dos conceitos relativos às gramáticas formais.
Apresentar conceitos, estruturas e técnicas relacionados à recuperação de imagens contidas em repositórios, a partir de seu conteúdo intrínseco, ou seja, de seus atributos pictóricos.
Capacitar o estudante nos  conceitos da computação orientada a objetos e na programação neste paradigma.

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