Programação

  • AULA 1 - 04/08

    O que é Inteligência Competitiva (IC)? O contexto da IC. Apresentação do plano da disciplina. Apresentação do ambiente virtual de aprendizagem da disciplina (Moodle).

  • AULA 2 - 11/08

    Inteligência do Competidor: visão panorâmica da técnica

  • AULA 3 - 18/08

    Trabalhando os checklists da inteligência do competidor

  • AULA 4 - 25/08

    Coleta de informações para a inteligência do competidor

  • AULA 5 - 01/09

    SHORT PRESENTATION: Apresentação do projeto no estilo Pecha Kucha

  • 08/09

    ***SEMANA DA PÁTRIA – Não haverá aula***

    • Envio dos checklists customizados, conforme modelo disponibilizado no Moodle

    • Documento de consolidação das informações do perfil de resposta do concorrente (Documento de Pré-análise), com a caracterização básica do concorrente + com a identidade visual do projeto + as informações extraídas do site do concorrente e de sua página no Facebook

  • AULA 6 - 15/09

    Sinais de mercado

    • Investigação e descoberta dos materiais de publicidade e propaganda (seja em formato eletrônico ou em papel) do concorrente, bem como de fontes eletrônicas de caráter jornalístico (jornais, revistas, blogs, canais do Youtube e outras fontes de boa confiabilidade) com relevante probabilidade de conter matérias sobre o concorrente. Procurem primeiro por fontes especializadas no setor de atuação da sua organização; depois, expandam para as demais fontes

  • 22/09

    ***SEMANA DO CID – Não haverá aula***

    • Reenvio do Documento de Pré-análise enviado duas semanas atrás, ACRESCIDO das informações extraídas dos materiais de publicidade e propaganda do concorrente

  • AULA 7 - 29/09

    Coletando informações de fontes humanas.

  • AULA 8 - 06/10

    Análise das informações coletadas #1: redigindo o perfil de resposta.

  • 13/10

    ***RECESSO – Não haverá aula***

  • AULA 9 - 20/10

    REPETIÇÃO DO CONTEÚDO DA AULA 8 (utilizar os materiais postados no dia 06/10)

    • Reenvio do Documento de Pré-análise enviado na semana anterior, ACRESCIDO das informações extraídas das entrevistas com membros da sua organização com atuação voltada ao ambiente externo (de preferência um executivo ou alguém do departamento de Marketing ou Planejamento).

  • AULA 10 - 27/10

    Análise das informações coletadas #2: geração de valor a partir do perfil

  • 03/11

    ***RECESSO – Não haverá aula***

  • AULA 11 - 10/11

    Exercício de análise #1 (aula prática no CRIPE)

  • AULA 12 - 17/11

    Exercício de análise #2 (aula prática no CRIPE)

  • AULA 13 - 24/11

    Disseminação do perfil de resposta & Avaliação junto à organização

  • AULA 14 - 01/12

    Apresentação do material de disseminação dos alunos

    • Modelo do relatório da ENTREGA 11 (perfil de resposta do concorrente)

    • Modelo do relatório da ENTREGA 13 (Avaliação dos resultados do projeto pelo aluno, pelo chefe imediato e pelos interlocutores internos à sua organização)

  • AULA 15 - 08/12

    Encerramento da disciplina