Programação
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Orientações Gerais sobre a Disciplina 5965021: Docência no Ensino Superior: Fundamentos Teórico-Metodológicos
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UNIDADE I - A AULA COMO ESPAÇO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO: A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO (PLANO DE AULA)
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Texto 1: ARAÚJO, José Carlos Souza. Disposição da aula: os sujeitos entre a tecnia e a polis. In: VEIGA, I. P. A . ( org.). Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas-SP : Papirus , 2008.Cap.02.
Texto 2: VEIGA, Ilma Passos. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A . ( org.).Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas-SP : Papirus , 2008.Cap.10.
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UNIDADE II - A Universidade brasileira e as políticas de formação de professores para a Educação Superior: Modelos de Universidade, Lei 9394/96 e o Plano Nacional de Educação
Unidade II: A Universidade brasileira e as políticas de formação de professores para a Educação Superior: Modelos de Universidade, Lei 9394/96 e o Plano Nacional de Educação
Boaventura Santos_A universidade do século XXI
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Texto 03: SANTOS, BOAVENTURA DE SOUSA. A Universidade do Século XXI: para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Revista Educação, Sociedade e Culturas, Nº 23, 2005 (p.137-202).
Texto 04. CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Conferência de Abertura da 26ª. Reunião Anual da ANPEd. Poços de Caldas, MG, 2003. (Site www.anped.org.br ).
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Estudo do Texto 4- A universidade pública sob nova perspectiva. 26ª Reunião Anual da Anped.Poços de Caldas, MG, 2003.
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Leitura do Texto _A Universidade do século XXI
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Aula sobre a Universidade - dia 26 de abril de 2017
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UNIDADE III - DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES, IDENTIDADE, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIZAÇÃO
UNIDADE III - DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONCEPÇÕES, IDENTIDADE, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROFISSIONALIZAÇÃO
Texto 05. CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: Cunha, M.I. Trajetórias e lugares de Formação da docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010. (p.19 -34).
Texto 06. ZABALZA, M. Os Professores Universitários. In: _____. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 105 a 144. Cap.3.
Texto 07. FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Os (Des)caminhos da formação do docente pesquisador no ensino superior: mitos e possibilidades. In: FÁVERO, Altair Alberto et al. Docência Universitária: Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015.(p.61-81). Cap.03.
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Material Grupo 1_ Docência Universitária
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Texto 08. YOUNG, Michael F.D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set.-dez. 2011.p 609-623.
Texto 09. PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cadernos de Pesquisa, v.46, nº150, jan/mai, 2016. p.54-77.
Texto Complementar:
PACHECO, José Augusto; OLIVEIRA, Maria Rita N.S Os campos do currículo e da didática. In: OLIVEIRA, M.R et al. Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas, Papirus, 2013 (p.21-44)
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Texto 08. YOUNG, Michael F.D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 48 set.-dez. 2011.p 609-623.
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PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cadernos de Pesquisa, v.46, nº 150, , jan/mai, 2016, p.54-77.
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Aula _Currículo _Paradigmas Curriculares
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Unidade V -DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.
Unidade V: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.
Texto 10. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Continuidade ou Transgressão para acertar? In: Veiga, I.P.A. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.( p.13-45)
Texto 11. ANASTASIOU, Léa C. Propostas curriculares em questão : saberes docentes e trajetórias de formação. In: Cunha, Maria Isabel ( org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas-SP: Papirus, 2007.Cap.3. (p.43-62).
Texto 12. Diretrizes Curriculares Nacionais- área de conhecimento e formação dos estudantes. Observar sua área de formação.-
Texto 12. Diretrizes Curriculares Nacionais- área de conhecimento e formação dos estudantes.
Parecer Geral sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais
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Diretrizes Curriculares de Formação de Professores_ Cursos de LICENCIATURA
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Ciências Biológicas_ Diretrizes Curriculares
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Ciências Biológicas_Parecer
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Projeto Pedagógico do Curso de Biologia - UNESP- Bauru
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Roteiro para análise do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação- PPC
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Projeto Pedagógico do Curso de Direito USP Ribeirão Preto
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Orientações para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Graduação- UTFPR
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Apresentação de Diretrizes Curriculares e orientações de elaboração de PPC
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UNIDADE VI - ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO: A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DO ENSINO (PLANO DE ENSINO)
Texto 13. LEVINSKI, Eliara Z.; CORREA, Carina T; MATTOS, M. Docência Universitária: O Planejamento da Disciplina e a Organização da aula. In: FÁVERO, Altair Alberto et al. Docência Universitária: Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. Cap.10.(p.207-221).
Texto 14. FARIAS, Isabel Maria Sabino et al. A Organização do Processo Didático. In: FARIAS, I.M.S. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Liber Livro, 2008, p.101-127.
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Texto 13 Levinski et al .UNIDADE VI - ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO: A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DO ENSINO (PLANO DE ENSINO)
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Estudo do texto 14: Isabel Maria Sabino et al
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UNIDADE VII -PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O PAPEL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CONCEITOS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS)
Texto 15. DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
Texto 16. RIVAS, Noeli P.P.; SILVA, Glaucia Maria; CATIRSE, Alma B.C. E . ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE QUESTÕES AVALIATIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR–USP/GAPRP, 2015 (Elaboração interna).
a) Avaliação da Aprendizagem: Apresentação do tema pelo Grupo 5 . b) O Grupo trabalha a Oficina como Estratégia de Ensino. c) Textos apresentado na aula: 15 e 16.
d) Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
e) Entrega de um texto reflexivo sobre a contribuição da disciplina para a construção da identidade docente. Postagem na plataforma Moodle. (Máximo: 5 laudas- Data : Até 14/6/2017).
f) Fechamento e avaliação da Disciplina
Observação: O Grupo 5 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 13/6/2017.
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Texto 15. DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação. 4ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
Texto 16. RIVAS, Noeli P.P.; SILVA, Glaucia Maria; CATIRSE, Alma B.C. E . ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE QUESTÕES AVALIATIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR–USP/GAPRP, 2015 (Elaboração interna).
Fechamento e avaliação final da disciplina
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a) Avaliação da Aprendizagem: Apresentação do tema pelo Grupo 5 .
b) O Grupo trabalha a Oficina como Estratégia de Ensino.
c) Textos apresentados na aula: 15 e 16.
d) Discussão e análise dos principais conceitos/ideias.
Observação: O Grupo 5 deve postar o Plano de Aula na Plataforma Moodle, até o dia 13/6/2017.
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Texto 16. RIVAS, Noeli P.P.; SILVA, Glaucia Maria; CATIRSE, Alma B.C. E . ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE QUESTÕES AVALIATIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR–USP/GAPRP, 2015 (Elaboração interna).
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Material sobre a avaliação- Slides
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Fazer a avaliação
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Formulário de Avaliação da Disciplina
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Entrega de um texto reflexivo sobre a contribuição da disciplina para a construção da identidade docente. Postagem na plataforma Moodle. (Máximo: 5 laudas- Data : Até 14/6/2017).
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