Programação
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Uma série de exercícios básicos, com objetivo de treinar e consolidar compreensão de contagem de genótipos, estimativa de frequências alélicas, compreensão do princípio de Hardy-Weinberg e ilustração do efeito de gargalos populacionais.
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Professores:
- Gabriel Marroig
- Diogo Meyer (atendimento: terças-feiras, 17:45-18:45 na sala 4 no térreo do Minas Gerais).
Monitores (atendimento sextas-feiras das 18:00-19:00 na sala de estudos do CD):
- Amanda Moreira Magalhães (Graduação)
- Daniel Castro Pereira (Graduação)
- Adrian Jaimes (PAE)
- Gabriel Marroig
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Conteúdo da aula:
- modelos em biologia
- contagem de genes e alelos
- equilíbrio de Hardy-Weinberg
- exercício em sala: frequências alélicas e genotípicas, equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Slides da aula teórica aqui
Leitura recomendada:
- Ridley 5.1 até 5.5
- modelos em biologia
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Conteúdo da aula:
- modelos determinísticos e estocásticos
- o modelo Wright-Fisher (WF) de deriva: pressupostos e algoritmo
- previsões do modelo WF (H, p, variância)
- aula prática de modelagem do processo de deriva
Leitura básica: Ridley 6.1, 6.2, 6.3, 6.4.
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Aula teórica:
- Discussão das simulações feitas em sala
- Revisão de conceitos de deriva
- Tamanho efetivo populacional
- Teoria neutra
Aula prática:
- Exercícios sobre deriva, tamanho efetivo e teoria neutra.
Leitura básica:
- Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2)
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Teórica:
- revisão de conceitos de seleção (mutação vantajosa, deletérias, dominância).
- contraste entre modelos de seleção e deriva (neutralidade).
- testes do modelo neutro
- interação entre deriva e seleção
- modelo "quase neutro".
Prática:
- Uso do roteiro da aula passada para simular seleção com deriva.
- revisão de conceitos de seleção (mutação vantajosa, deletérias, dominância).
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Professor convidado: Glauco Machado.