Zoologia
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Propiciar aos licenciandos em Biologia - a) Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto nacional e internacional. b) Compreender as diferentes concepções de educação ambiental e analisar sua própria concepção; c) Avaliar criticamente os principais instrumentos legais da Educação Ambiental no Brasil (Política Nacional de Educação ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental; Diretrizes curriculares Nacionais de Educação Ambiental) e suas repercussões para o contexto escolar e para a formação docente. d) Conhecer possibilidades de trabalho interdisciplinar com a temática ambiental no ensino fundamental e médio. e) Conhecer os princípios da aprendizagem social e sua relação com as práticas de EA; f) Ser capaz de realizar um diagnóstico socioambiental e propor um projeto de intervenção para um determinado contexto educacional.
Adquirir conhecimentos básicos para compreender o desenvolvimento, especialmente em animais, mas também em plantas, utilizando estudos com organismos modelos. Familiarizar-se com técnicas e enfoques experimentais utilizados em estudos de biologia do desenvolvimento. Trabalhar conceitos e conhecimentos gerais da biologia do desenvolvimento de forma a integrar os mecanismos do desenvolvimento em um contexto evolutivo. Discutir temas atuais relacionados à biologia do desenvolvimento.
Familiarizar os estudantes com os vários grupos de Chordata. Discutir a filogenia e classificação dos Chordata, caracterizando os diferentes grupos quanto à morfologia, ecologia e distribuição geográfica. Estudar a anatomia dos vertebrados no contexto evolutivo e funcional.
Propiciar aos licenciandos em Biologia - a) refletir sobre a presença e uso de conceitos biológicos no cinema. b) analisar criticamente uma amostra de filmes de diferentes gêneros que contemplem questões biológicas. c) analisar o uso atual da mídia cinematográfica na Educação Básica. d) desenvolver sequências didáticas sobre conteúdos biológicos que contemplem o uso de filmes. e) elaborar material de suporte didático para o trabalho com filmes em ensino de biologia. f) reconhecer como a relação entre filmes e educação científica aparece no campo de pesquisa em Ensino de Ciências.

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