Fisiologia
Ajuda com Pesquisar cursos
Capacitar o aluno a compreender: (a) os mecanismos responsáveis pelas funções vitais de circulação de substâncias nos compartimentos corpóreos, transferência e transporte de gases respiratórios, produção de energia em condições aeróbias e anaeróbias e termorregulação, identificando os elementos estruturais e processos envolvidos, nos vários níveis de organização animal; (b) os ajustes associados ao modo de vida dos animais e a sua interação com o ambiente, a escala temporal em que ocorrem e o processo de adaptação fisiológica.

imagem


BIF217 - Fisiologia Animal: Comunicação e Integração

Professores: André Frazão Helene; Gilberto Fernando Xavier e Gisele Akemi Oda


Créditos: 


Quartas-feiras: 8 às 12h e 19 às 23h



Objetivos

A Fisiologia é uma ciência experimental integrativa, que conceitualmente se baseia no princípio de que o organismo é um sistema auto-controlado, em equilíbrio dinâmico com o ambiente, realizando com este trocas contínuas de energia e materiais, mas mantendo independentes suas características estruturais e propriedades funcionais. Para que isso ocorra, deve haver um controle preciso do meio interno e deste com relação ao ambiente.

Considerando-se o homem como um sistema complexo formado por tecidos e órgãos que exercem funções particulares, as atividades individuais das diversas estruturas devem ser coordenadas de modo a manter a integridade do organismo como um todo e para que este possa reagir a estímulos do ambiente de maneira integrada.

A Fisiologia direciona sua atenção para o entendimento dos mecanismos específicos responsáveis pela regulação de trocas com o ambiente, daqueles envolvidos na coordenação e transporte que permitem ao organismo atuar como uma unidade e dos processos de comunicação organismo-ambiente e organismo-organismo.

O objetivo específico desta disciplina é levar o aluno a compreender e raciocinar sobre esses processos. O objetivo geral é contribuir para sua formação, estimulando sua capacidade de análise crítica e de resolver problemas.

  • ATENÇÃO

    1- Os slides das aulas e as referências estão no Moodle;
    2- Dentre as referências, ler com especial cuidado:
    Capitulo Livro Hill ("Organização do Sistema Nervoso e Ritmos Biológicos"): conteúdo das pags 371, 372, 373, 380, 381,382,383, 384, 385, 386.
    Capitulo Livro Foster 2: exceto conteúdo das paginas 5,6,7.
    3- Fazer todos os exercícios correspondentes a cada aula.
    4- Haverá plantão de dúvidas com monitores em dias que iremos determinar muito em breve. Teremos plantões tanto para o diurno quanto para o noturno.
    5- A avaliação será baseada nas referências indicadas acima e nos exercícios. O conteúdo que não estiver nas referências, mesmo constando nos slides, não será avaliado.


Capacitar o aluno para a compreensão do princípio de homeostase e conceitos derivados (reostase reativa, reostase programada, alostase) e para a sua aplicação ao estudo de mecanismos e funções nos animais, em conjunto com o contexto evolutivo e o papel da seleção natural no processo de adaptação fisiológica.
Capacitar o aluno para a compreensão do princípio de homeostase, sua evolução histórica e sua aplicação ao estudo dos mecanismos de ajuste dos organismos e sua fisiologia ao ambiente natural, em conjunto com o papel da seleção natural no processo de adaptação fisiológica.
Fornecer ferramentas e conceitos básicos sobre tratamento de dados. 
Capacitar o aluno a compreender a adaptação dos mecanismos de controle interno nos diferentes níveis de organização, incluindo sistemas de controle neuro-vegetativo, do balanço hidro-eletrolítico e equilíbrio ácido-básico, da ingestão de alimentos e de ritmos biológicos, e os mecanismos de controle da reprodução.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP