Genética e Biologia Evolutiva
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O objetivo principal do curso é fazer com que o aluno adquira conhecimento básico em Genética Humana por meio de discussão crítica de textos, resolução de problemas e seminários.
1) Fornecer aos alunos um quadro sintético da história evolutiva humana. 2) Caracterizar a evolução humana como um processo eminentemente biocultural. 3) Utilizar o processo de evolução dos hominídeos para ilustrar e discutir a teoria evolutiva orgânica em geral. 4) Discutir, de forma verticalizada, os mecanismos evolutivos implicados nos diferentes momentos da história evolutiva dos hominídeos. 5) Explorar a dinâmica dos processos evolutivos na história recente humana e sua dialética com a cultura.
Explicar em termos moleculares os fenômenos genéticos observáveis. Aprimorar conceitos básicos de Biologia Molecular, tendo como eixo principal a discussão de temas atuais tratados pela mídia leiga. Reconhecer a Biologia Molecular como parte integrante de diversas áreas das Ciências Biológicas. Utilizar de forma crítica diversos recursos pedagógicos sugeridos para uso em aulas de Biologia Molecular no Ensino Médio. Desenvolver um Plano de Curso de Biologia Molecular para o Ensino Médio
- Explicar em termos moleculares os fenômenos genéticos observáveis. - Relacionar a estrutura à função de ácidos nucleicos. - Interpretar resultados experimentais, computacionais e formular novas questões com base nessa interpretação. - Interpretar textos e solucionar problemas sobre o emprego da tecnologia do DNA recombinante. - Entender os objetivos e repercussões de projetos de análises globais de genomas e sua expressão
Explicar em termos moleculares os fenômenos genéticos observáveis. Entender os conceitos genético-moleculares a partir de observações experimentais. Interpretar resultados experimentais e formular novas questões com base nessa interpretação. Reconhecer a Biologia Molecular como parte integrante de diversas áreas das Ciências Biológicas.
(a) transmitir aos alunos os conceitos básicos de Genética Humana e Médica, os avanços científicos na área; discutir a importância crescente do psicólogo no aconselhamento genético e no atendimento a famílias de pacientes com síndromes genéticas; (b) analisar a origem da diversidade no homem, a evolução de sua inteligência e de sua organização social; (c) discutir o papel dos genes no comportamento animal e o dos componentes genético e ambiental no comportamento humano normal e patológico.
Fornecer ao aluno a base genética para a compreensão dos mecanismos funcionais humanos normais e anormais que resultam em doença genética e o conhecimento dos mecanismos genéticos de interesse na área de farmácia e bioquímica.
Fornecer ao aluno a base genética para a compreensão dos mecanismos funcionais humanos normais e anormais que resultam em doença genética e o conhecimento dos mecanismos genéticos de interesse na área de farmácia e bioquímica.
Os processos evolutivos são responsáveis pela origem e diversificação de todos os organismos e constituem a base para o entendimento de todas as áreas das Ciências Biológicas, desde a Bioquímica até a organização das comunidades. O estudo da evolução biológica é portanto o campo unificador da Biologia. O principal objetivo desta disciplina é proporcionar aos alunos a compreensão básica do modo de atuação dos processos evolutivos e de suas consequências e relações com as outras áreas da Biologia
Aprofundar o conhecimento sobre a associação do tráfego de organelas, vesículas sinápticas e demais componentes celulares com os diversos aspectos da degeneração celular, com ênfase em neurodegeneração

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