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Caros Alunos, aqui está o programa da disciplina apresentado na aula de 13/03.
As duas atividades já marcadas são:
1ª prova - dia 03/05
2ª prova - dia 12/06
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Nesta aula, falamos sobre a importânia dos contatos linguísticos, pela discussão do vídeo Before Babel, da série Horizon.
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SILVA NETO, Serafim. História da Língua Portuguesa.
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Nesta caderneta serão anotados dados resultantes de pesquisa sobre a variação linguística a respeito do português falado no Brasil, segundo as seguintes regras:
1. Todos os dados devem resultar de dados orais colhidos pelo pesquisador, que é o próprio estudante.
2. Cada dado deve ser anotado tal como ouvido em uma nova entrada do glossário.
3. O dado anotado deve ser identificado, isto é, deve trazer a "fonte" citada devidamente. Por exemplo, "Diálogo ocorrido entre estudantes de Letras, no dia xx/xx/2017, no ponto do ônibus".
4. Caso seja possível, acrescentem informações sociolinguísticas sobre os falantes que produziram os dados colhidos (por exemplo, "homem, de 25 anos, estudante de Letras" etc.) e sobre o contexto (por exemplo, conversa espontânea entre falantes de grau de intimidade alto, colhido em um ponto de ônibus da Cidade Universitária).
5. Cada dado colhido deve ser classificado pelo nível de análise linguística correspondente (fonético / fonológico, morfossintático) ou ao nível léxico-semântico.
6. Os dados postos na caderneta devem ser comentados. Nesse caso, deve-se justificar por que o dado foi tomado como um exemplo de "variação linguística", o que levará o autor do verbete a analisar a forma sob o ponto de vista da tradição (do passado autorizado da forma) e sobre a situação atual de uso da forma.
7. Se possível, exemplos de outros usos da forma podem ser acrescentados.
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Acrescento aqui os slides usados na aula de revisão dos assuntos referentes à variação linguística.
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Cunha, Celso. Conservação e inovação no português do Brasil. O Eixo e a Roda. Belo Horizonte (5) : 199-230, 1985.