Programação
-
-
Discussão do texto "Literatura comparada hoje", de Eduardo F. Coutinho.
Metodologia da Literatura Comparada como possibilidade de leitura e criação.
-
O que é a poesia?
H. Friedrich e os conceitos de "dissonância" e "incomunicabilidade" na poesia moderna após Baudelaire. Em A estrutura da lírica moderna.
Paul Ricoeur e o conceito de "referência metafórica". Em Tempo e narrativa.
Apresentação de Arnaldo Antunes ao livro O bicho alfabeto, de Paulo Leminski.
Formação de duplas (1o horário noturno).
Recolha orientada de materiais (fotos).
-
Discussão do texto "Insurgência transdisciplinar - poéticas de língua portuguesa no século XXI", de Mauricio Salles Vasconcelos.
Criação de texto poético - Fase 2:
- lista de categorias;
- metáforas e metonímias (20/10).
-
"Caderno de Poesias", Maria Bethania.
Criação de poesia (início).
-
"Um lance de dados", Stephane Mallarmé.
Atividade criativa (final).
-
Discussão da "Introdução" e do "Prólogo" à obra Tempo e narrativa, de Paul Ricoeur.
-
Apresentação das cartas do jogo "Enredo" e sua concepção básica.
Discussão e apropriação dos conceitos de "fatos selecionados" e "intriga".
-
Produção de pequenas narrativas a partir das cartas do jogo.
-
Continuação da atividade anterior.
-
Atividade criativa - finalização da narrativa.
-
Discussão do artigo "Loucura e escritura em L'armata dei sonnambuli, de Wu Ming", de Paolo la Valle.
-
Atividade criativa.
-
O aluno iniciará sua avaliação final tecendo a crítica de seus próprios textos (ensaio crítico).
-