Programação

  • Aula 1 - 03/08/2017

    • - Apresentação do programa. 

      - Introdução do curso. 

      - Apresentação dos métodos de avaliação:

            - trabalho em trios, com estrutura de artigo, a partir análise de textos escritos ou falados. (entrega em 16/11);

            - apresentação dos trabalhos (entre os dias 16 e 23/11).


    • Programa da Disciplina

  • Aula 2 - 10/08/2017

  • Aula 3 - 17/08/2017

    • Base de dados ícone
      Discussão sobre a retórica aristotélica Base de dados
      Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo
  • Aula 4 - 24/08/2017

  • Aula 5 - 31/08/2017

  • 07/09/2017 - FERIADO

    • Base de dados ícone
      NÃO HAVERÁ AULA Base de dados
      Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo
  • Aula 6 - 14/09/2017

  • Aula 7 - 21/09/2017 - Análise de Textos

    Síntese da Aula

    Dinâmica de análise das estratégias argumentativas localizadas em material trazido pelos discentes. A atividade foi realizada com o auxílio da professora e do monitor. 
    Apresentação de resultados parciais e encaminhamentos para a produção do trabalho final da disciplina.

    Atividade para a aula de 05/10:

    Leitura da Apostila de Argumentação

  • Aula 8 - 28/09/2017 - Análise da Argumentação na Mídia

    Síntese da Aula

    Apresentação e análise realizadas pelo monitor em conjunto com a professora de textos midiáticos com foco na observação das estratégias argumentativas. Foram discutidos os procedimentos utilizados em cada um dos deles, de modo a desvelar os efeitos em termos persuasivos. Para a consecução desse objetivo, partimos da premissa de que vivemos em um mundo editado pela mídia e, a partir disso, verificamos como essa edição é responsável por criar mundos, definir padrões (de beleza, de comportamento, etc.), disseminar e reforçar determinados estereótipos em torno da figura da mulher, principalmente.

    Materiais para Consulta:

    1. Texto: BACCEGA, Maria Aparecida. Do mundo editado à construção do mundo. In: Revista Comunicação & Educação. ECA-USP,1994. 

    2. Prezi: Análise da Argumentação na Mídia

    Obs: Para ter acesso aos arquivos, basta clicar sobre o link correspondente.

    E-mail do monitor da disciplina: alexandremarques@usp.br


  • Aula 9 - 05/10/2017 - Argumentação

    Síntese da Aula

    Discussão sobre algumas concepções acerca da Argumentação a partir de autores como Ducrot, Perelman,  Bühler e Olbrechts-Tyteca, contemplados na apostila de argumentação elaborada pela professora. Apresentação de dois textos, publicados na seção "Tendências e Debates", da Folha de S.Paulo, em outubro de 2007,  nos quais se observaram as distinções em relação ao modo como os autores (Luciano Huck e Ferréz) trataram de um mesmo evento.

    Além disso, foram apresentadas as datas para a entrega e as apresentações dos trabalhos finais.

    Balões coloridos com os dizeres: Comunicado Importante


    16/11: entrega dos trabalhos finais

    16 e 23/11: apresentações dos trabalhos (a ordem será definida por sorteio)

    30/11: divulgação das notas

    Para a realização dos trabalhos, deverão ser observadas estas orientações:

    Orientações para o Trabalho Final


    Materiais para Consulta:

    Pensamentos quase póstumos - Luciano Huck
    Pensamentos de um "correria" - Ferréz
    Processo Atacado - sobre o processo sofrido por Ferréz após a divulgação de seu texto na Folha de S.Paulo.

  • 12/10/2017 - FERIADO - FORMAÇÃO DOS GRUPOS

    Por favor, verifiquem se está tudo certo quanto à composição dos grupos de trabalho.
    Se houver alguma dúvida, escrevam-me: alexandremarques@usp.br


    Grupos de Trabalho – Tópicos em Teorias do Texto – 2017

    1º horário

    Grupo 01

    Haozhen Li (Sérgio)

    Fernando C. P. Júnior

    Nara Tortello

    Grupo 02

    Siqi Zhong (Camila)

    Jéssica da Silva Benevides

    Elaine Souza Gomes

    Grupo 03

    Shiyin Ye (Nicole)

    Daniel Brito

     

    Grupo 04

    Clara Beatriz Haag

    Eduardo

    Ana Paula G. M. Silva

    Grupo 05

    Cléber C. Rodrigues

    Letícia Freire

    Tamiris Garcia

    Grupo 06

    Rafaell Soff

    Vinícius Lins

    Daniel Silveira Bueno

    Grupo 07

    Danilo Silva

    Marco Antônio Gomes

    Thaís Dantas

    Grupo 08

    Thiago Silva de Sena

    Renato Freire Santos

    Jaqueline Costa

    Grupo 09

    Karoline Oliveira Ferreira

    Débora Arruda Jacó

    Simone G. Rodrigues

     

    2º horário

    Grupo 01

    Janaína da Conceição

    Rui César Cassavia Calil

     

    Grupo 02

    Elisa da Costa Lopes

    Dirceu Teixeira da Silva Júnior

    Jonas Pereira Santos

    Grupo 03

    Eunice E. dos Santos

    Cássio de Albuquerque

    Said Forhat

    Grupo 04

    Jiangnar He (Mário)

    Sueli Gonçalves da Silva

    Lúcia Jaqueline Vilela

    Grupo 05

    Lilian Sayuri V. Kanori

    Gabriel Isola Lanzoni

    Chen Yang

    Grupo 06

    Gabriel Campos

    Rebeca Conca Sanchez

    Wagner Estrela

    Grupo 07

    Carolina Travassos

    Alana Braga

    Marina F. Vasconcellos

    Grupo 08

    Vinícius Belvedere

    José Eduardo V. Batalhone

     

    Grupo09

    Jacqueline P. Fernandes

    Camila Berka

    Giovana Tezzei

    Lin Ge (Luana)

     


     



  • Aula 10 - 19/10/2017 - Ethos no discurso jornalístico

    Nesta aula, a professora Renata Palumbo (pós-doutoranda) abordou as distintas concepções acerca do ethos, traçando um percurso que se estendeu da Antiguidade Clássica, com estudos de Aristóteles, até os mais contemporâneos, exemplificados por Perelman e Olbrechts-Tyteca e Amossy.
    Além disso, analisou-se, com base em trabalho desenvolvido pela professora Zilda Aquino, o ethos construído por Luciano Huck no texto "Pensamentos quase póstumos".

    Referências bibliográficas sobre ethos:

    AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Ruth Amossy (org.) pp.119-144. São Paulo: Contexto, 2005. (Observação: este livro reúne ensaios que versam sobre ethos em diferentes tipos de análise. O sumário pode ser consultado aqui.)

    ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Trad. Antonio Pinto de Carvalho. 17. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005 [386 a. C.].

    CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Trad. Dílson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2006.

    EGGS, Ekkehard. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

    MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva, Décio Rocha, 2. ed., São Paulo: Cortez, 2002.

    MOTTA, Ana Raquel e SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

    PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica.  Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999 [1958].

    Se alguém quiser analisar a construção do ethos o discurso político, há também a minha dissertação, que pode ser acessada aqui

    Materiais para Consulta:

    Mídia impressa e argumentação - Profª Zilda Aquino
    A argumentação no discurso jornalístico - Profª Zilda Aquino






  • Aula 11 - 26/10/2017 - Metadiscursividade

    Nesta aula, discutimos o conceito de Metadiscursividade com base nos pressupostos teóricos de Borillo (1985), Jubran (2005), Koch e Marcuschi (2006). Para elucidar a teoria, foram analisados excertos de Memórias Póstumas de Brás Cubas (livro e filme) e o comercial da Brastemp. Além disso, discutimos a análise proposta por Jubran em seu artigo ( JUBRAN, Célia Cândida Abreu Spinardi. A metadiscursividade como recurso textual-interativo em entrevista televisiva. In: BARROS, K. S. M. (org.). Produção textual: interação, processamento, variação. Natal: Editora da UFRN, 1999, pp. 9-19.).


    Referências sobre Metadiscursividade

    BORILLO, Andrée. Discours ou Metadiscours? In: DRLAV – Revue de Linguistique, Paris: Centre de Recherche de l’Université de Paris VIII, v. 32, p. 91-151, 1985.

    JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. Especificidades da referenciação metadiscursiva. In: Koch, Ingedore. G. Villaça.; MORATO, Edwiges. M.; BENTES, Ana. C. Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005.

    MARCUSCHI, Luiz Antônio; KOCH, Ingedore G. Villaça. Referenciação. In: JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. Ingedore G. Villaça. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: construção do texto falado. Campinas: Editora da UNICAMP, vol. I, 2006. pp. 381-399.

    PEREIRA, Germana da Cruz. Brás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmes. Universidade Federal de Pernambuco. Dissertação, 2008. 115 fls. – Este é o trabalho que mencionei durante a aula.

    RISSO, Mercedes Sanfelice; JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. O discurso auto-reflexivo: processamento metadiscursivo do texto. In:  DELTA,  São Paulo ,  v. 14, n. spe, p. 00,    1998 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501998000300015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 out. 2017.


    Material para Consulta:

    Prezi sobre Metadiscursividade e Intertextualidade.





  • 02/11/2017 - FERIADO

  • Aula 12 - 09/11/2017

  • Aula 13 - 16/11/2017 - Orientação de Trabalhos

    Destaque

    Todos os trabalhos e apresentações (em Power Point ou Prezi) devem ser enviados para os seguintes e-mails até o dia 23/11:

    Professora Zilda: ziaquino@usp.br
    Alexandre: alexandremarques@usp.br

    Orientações Gerais

     O tempo de exposição para cada grupo será de 15  minutos + 5 reservados aos comentários. Em função da quantidade de grupos, não será possível estender o período de apresentação. Todos os integrantes do grupo devem participar (entenda-se "falar") durante a exposição do trabalho. Dica: cuidado com a linguagem e com a postura! 

    Elaborei uma apresentação em Power Point com as orientações relativas a cada uma das partes mencionadas pela professora. Esses slides podem ser utilizados como modelo. Para ter acesso à apresentação, clique no link abaixo:


     Orientações para a apresentação 

     

    Estou às ordens! Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato!

    Bom trabalho!


    • Base de dados ícone
      Orientação de Trabalhos Base de dados
      Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo
  • Aula 14 - 23/11/2017 - Apresentação de Trabalhos

  • Aula 15 - 30/11/2017 - Apresentação de Trabalhos