Programação
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- Apresentação do programa.
- Introdução do curso.
- Apresentação dos métodos de avaliação:
- trabalho em trios, com estrutura de artigo, a partir análise de textos escritos ou falados. (entrega em 16/11);
- apresentação dos trabalhos (entre os dias 16 e 23/11).
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Programa da Disciplina
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Discussão do texto:
BRETON, P; GAUTHIER, G. "História das Teorias da Argumentação", trad. Maria de Carvalho. Lisboa, Editorial Bizâncio: 2001.
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Discussão sobre a retórica aristotélica Base de dados
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NÃO HAVERÁ AULA Base de dados
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Síntese da Aula
Dinâmica de análise das estratégias argumentativas localizadas em material trazido pelos discentes. A atividade foi realizada com o auxílio da professora e do monitor.
Apresentação de resultados parciais e encaminhamentos para a produção do trabalho final da disciplina.Atividade para a aula de 05/10:
Leitura da Apostila de Argumentação
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Síntese da Aula
Apresentação e análise realizadas pelo monitor em conjunto com a professora de textos midiáticos com foco na observação das estratégias argumentativas. Foram discutidos os procedimentos utilizados em cada um dos deles, de modo a desvelar os efeitos em termos persuasivos. Para a consecução desse objetivo, partimos da premissa de que vivemos em um mundo editado pela mídia e, a partir disso, verificamos como essa edição é responsável por criar mundos, definir padrões (de beleza, de comportamento, etc.), disseminar e reforçar determinados estereótipos em torno da figura da mulher, principalmente.
Materiais para Consulta:
1. Texto: BACCEGA, Maria Aparecida. Do mundo editado à construção do mundo. In: Revista Comunicação & Educação. ECA-USP,1994.2. Prezi: Análise da Argumentação na Mídia
Obs: Para ter acesso aos arquivos, basta clicar sobre o link correspondente.
E-mail do monitor da disciplina: alexandremarques@usp.br -
Síntese da Aula
Discussão sobre algumas concepções acerca da Argumentação a partir de autores como Ducrot, Perelman, Bühler e Olbrechts-Tyteca, contemplados na apostila de argumentação elaborada pela professora. Apresentação de dois textos, publicados na seção "Tendências e Debates", da Folha de S.Paulo, em outubro de 2007, nos quais se observaram as distinções em relação ao modo como os autores (Luciano Huck e Ferréz) trataram de um mesmo evento.
Além disso, foram apresentadas as datas para a entrega e as apresentações dos trabalhos finais.
16/11: entrega dos trabalhos finais
16 e 23/11: apresentações dos trabalhos (a ordem será definida por sorteio)
30/11: divulgação das notas
Para a realização dos trabalhos, deverão ser observadas estas orientações:
Orientações para o Trabalho Final
Materiais para Consulta:
Pensamentos quase póstumos - Luciano Huck
Pensamentos de um "correria" - Ferréz
Processo Atacado - sobre o processo sofrido por Ferréz após a divulgação de seu texto na Folha de S.Paulo. -
Por favor, verifiquem se está tudo certo quanto à composição dos grupos de trabalho.
Se houver alguma dúvida, escrevam-me: alexandremarques@usp.brGrupos de Trabalho – Tópicos em Teorias do Texto – 2017
1º horário
Grupo 01
Haozhen Li (Sérgio)
Fernando C. P. Júnior
Nara Tortello
Grupo 02
Siqi Zhong (Camila)
Jéssica da Silva Benevides
Elaine Souza Gomes
Grupo 03
Shiyin Ye (Nicole)
Daniel Brito
Grupo 04
Clara Beatriz Haag
Eduardo
Ana Paula G. M. Silva
Grupo 05
Cléber C. Rodrigues
Letícia Freire
Tamiris Garcia
Grupo 06
Rafaell Soff
Vinícius Lins
Daniel Silveira Bueno
Grupo 07
Danilo Silva
Marco Antônio Gomes
Thaís Dantas
Grupo 08
Thiago Silva de Sena
Renato Freire Santos
Jaqueline Costa
Grupo 09
Karoline Oliveira Ferreira
Débora Arruda Jacó
Simone G. Rodrigues
2º horário
Grupo 01
Janaína da Conceição
Rui César Cassavia Calil
Grupo 02
Elisa da Costa Lopes
Dirceu Teixeira da Silva Júnior
Jonas Pereira Santos
Grupo 03
Eunice E. dos Santos
Cássio de Albuquerque
Said Forhat
Grupo 04
Jiangnar He (Mário)
Sueli Gonçalves da Silva
Lúcia Jaqueline Vilela
Grupo 05
Lilian Sayuri V. Kanori
Gabriel Isola Lanzoni
Chen Yang
Grupo 06
Gabriel Campos
Rebeca Conca Sanchez
Wagner Estrela
Grupo 07
Carolina Travassos
Alana Braga
Marina F. Vasconcellos
Grupo 08
Vinícius Belvedere
José Eduardo V. Batalhone
Grupo09
Jacqueline P. Fernandes
Camila Berka
Giovana Tezzei
Lin Ge (Luana)
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Nesta aula, a professora Renata Palumbo (pós-doutoranda) abordou as distintas concepções acerca do ethos, traçando um percurso que se estendeu da Antiguidade Clássica, com estudos de Aristóteles, até os mais contemporâneos, exemplificados por Perelman e Olbrechts-Tyteca e Amossy.
Além disso, analisou-se, com base em trabalho desenvolvido pela professora Zilda Aquino, o ethos construído por Luciano Huck no texto "Pensamentos quase póstumos".
Referências bibliográficas sobre ethos:AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Ruth Amossy (org.) pp.119-144. São Paulo: Contexto, 2005. (Observação: este livro reúne ensaios que versam sobre ethos em diferentes tipos de análise. O sumário pode ser consultado aqui.)
ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Trad. Antonio Pinto de Carvalho. 17. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005 [386 a. C.].
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Trad. Dílson Ferreira da Cruz e Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2006.
EGGS, Ekkehard. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva, Décio Rocha, 2. ed., São Paulo: Cortez, 2002.
MOTTA, Ana Raquel e SALGADO, Luciana (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999 [1958].
Se alguém quiser analisar a construção do ethos o discurso político, há também a minha dissertação, que pode ser acessada aqui
Materiais para Consulta:
Mídia impressa e argumentação - Profª Zilda Aquino
A argumentação no discurso jornalístico - Profª Zilda Aquino -
Nesta aula, discutimos o conceito de Metadiscursividade com base nos pressupostos teóricos de Borillo (1985), Jubran (2005), Koch e Marcuschi (2006). Para elucidar a teoria, foram analisados excertos de Memórias Póstumas de Brás Cubas (livro e filme) e o comercial da Brastemp. Além disso, discutimos a análise proposta por Jubran em seu artigo ( JUBRAN, Célia Cândida Abreu Spinardi. A metadiscursividade como recurso textual-interativo em entrevista televisiva. In: BARROS, K. S. M. (org.). Produção textual: interação, processamento, variação. Natal: Editora da UFRN, 1999, pp. 9-19.).
Referências sobre Metadiscursividade
BORILLO, Andrée. Discours ou Metadiscours? In: DRLAV – Revue de Linguistique, Paris: Centre de Recherche de l’Université de Paris VIII, v. 32, p. 91-151, 1985.
JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. Especificidades da referenciação metadiscursiva. In: Koch, Ingedore. G. Villaça.; MORATO, Edwiges. M.; BENTES, Ana. C. Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; KOCH, Ingedore G. Villaça. Referenciação. In: JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. Ingedore G. Villaça. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil: construção do texto falado. Campinas: Editora da UNICAMP, vol. I, 2006. pp. 381-399.
PEREIRA, Germana da Cruz. Brás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmes. Universidade Federal de Pernambuco. Dissertação, 2008. 115 fls. – Este é o trabalho que mencionei durante a aula.
RISSO, Mercedes Sanfelice; JUBRAN, Clélia Cândida A. Spinardi. O discurso auto-reflexivo: processamento metadiscursivo do texto. In: DELTA, São Paulo , v. 14, n. spe, p. 00, 1998 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501998000300015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 out. 2017.
Material para Consulta:
Prezi sobre Metadiscursividade e Intertextualidade. -
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Todos os trabalhos e apresentações (em Power Point ou Prezi) devem ser enviados para os seguintes e-mails até o dia 23/11:
Professora Zilda: ziaquino@usp.br
Alexandre: alexandremarques@usp.br
Orientações GeraisO tempo de exposição para cada grupo será de 15 minutos + 5 reservados aos comentários. Em função da quantidade de grupos, não será possível estender o período de apresentação. Todos os integrantes do grupo devem participar (entenda-se "falar") durante a exposição do trabalho. Dica: cuidado com a linguagem e com a postura!
Elaborei uma apresentação em Power Point com as orientações relativas a cada uma das partes mencionadas pela professora. Esses slides podem ser utilizados como modelo. Para ter acesso à apresentação, clique no link abaixo:
Orientações para a apresentação
Estou às ordens! Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato!
Bom trabalho!
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Orientação de Trabalhos Base de dados
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Divulgação das notas
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