Aperçu des sections

  • Section 1

    • SMOLKA, A. L. B.; FONTANA, R. A. C.; LAPLANE, A. L. F.; CRUZ, M. N. A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão. Caderno de Desenvolvimento Infantil. Curitiba. v. 1, n. 1, p. 71-76, 1994.

       


    • BOCK, A. M. B. Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. (Orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 79-103, 2003.

    • EDF0292 - Psicologia Histórico-Cultural e Educação

      Professora: Elizabeth dos Santos Braga

      1º semestre / 2017

      Turma 2017133 (terça-feira)


  • Section 2

    • DEL RÍO, P. Educación y evolución humana. Contribuición al debate. Qué teorias necesitámos en educación? Cultura y Educación. Vol. 19, n. 3, p. 231-241, 2007.


  • Section 3

    • MARQUES, J. P. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco. Ano 19. n. 28, maio-agosto, p. 263-284, 2016.


    • ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.


    • Icône URL
      Tabela de Temas para o Estágio - Turma de Terça-feira URL

      Pessoal, 

      combinamos de montar os grupos para o estágio de observação e entrevista na próxima aula (18/04). Mas estou já encaminhando um link com uma tabela para vocês inserirem possíveis temas a serem pesquisados. Quem tiver interesse por tema já inserido, por favor, coloque seu nome. Ou crie novo tema de pesquisa. Sugiro lerem o programa da disciplina para terem mais ideias. Na próxima aula, podem alterar essa configuração inicial. 

      Abraços, 

      Elizabeth

      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de Turma 2017133
    • Pessoal, 

      seguem os modelos de Termo de Consentimento para a realização das entrevistas. Um documento tem os modelos do Comitê de Ética da FEUSP. Outro foi enviado por um aluno do curso, já com as devidas adaptações. Se forem usar os do Comitê de Ética, lembrem-se de adaptar para o nosso caso: é uma entrevista, não uma pesquisa, não tem um título, etc. Há também um modelo para pais ou responsáveis (no caso da participação de menores de 18 anos). 

      Abraços, 

      Elizabeth 

  • Section 4

    • Texto para a aula do dia 18/04:

      BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento - Lev Vigotski: Principais Teses. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 20-29, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2)

    • Texto complementar para a aula do dia 18/04:

      OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 6-19, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2)

    • Texto para a aula de 25/04:

      REGO, T. C.; BRAGA, E. S. Dos desafios para a psicologia histórico-cultural à reflexão sobre a pesquisa nas ciências humanas: entrevista com Pablo del Río. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 511-540, 2013.


    • Vocês encontrarão no arquivo os seguintes textos (para as aulas dos dias 02 e 09/05): 

      VYGOTSKY, L. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.



    • Texto para a aula 09 (09/05):

      VYGOTSKY, L. S. Um estudo experimental da formação de conceitos. In: Pensamento e linguagem. Trad. J. L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.


    • Texto para a aula 10 (16/05):

      VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: Pensamento e linguagem. Trad. J. L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.


    • SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; NOGUEIRA, A. L. H.; BRAGA, E. S. As relações de ensino na escola. In: Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Relações de Ensino, 2007. (Série Temas em Debate)


  • Section 5

  • Section 6

    • Para a aula do dia 06/06: 

      GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, p. 95-114, 269-287, 2002.


    • BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (coord.). A miséria do mundo. Trad. M. S. S. Azevedo et al. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. 481-486, 2001.


  • Section 7

  • Section 8

  • Section 9

  • Section 10