Programação

  • TRABALHO FINAL - informações importantes


    • Olá,

      conforme combinado com os estudantes que compareceram à conversa do dia 31/julho,

      estou abrindo um espaço para postagem de novos textos:

      - um resumos em 3 páginas, da história (não burocrática) dos conceitos, baseado nos textos lidos e discutidos ao longo do curso

      E/OU

      - texto final revisto, de acordo com minha orientação.

      Para os estudantes que não estiveram na reunião, proponho que falem com seus colegas ou me procurem.

      Saudações,

      Vera


    • AVALIAÇÃO

      Olás,

      vejam a planilha de avaliações em anexo.

      Há 3 situações:

      - aprovados 

      - aprovados, que queiram fazer entrevista

      - avaliação negativa, que pode ser acertada de duas formas:

                - ENTREVISTA

                - prova de conhecimentos dos textos do curso

      Vi trabalhos muito interessantes, alguns que não fizeram discussão da física envolvida, outros que não

      mencionaram qualquer ligação com o curso. A escolha de como consertar isso fica com vocês (individualmente).

      Espero os que quiserem conversar nesta 2a-feira, a partir das 18 horas, na sala 209 da ala Central. 

      Me escrevam os que estejam impossibilitados de aparecer neste horário.

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    • Poste aqui o seu texto e a apresentação.

    • Olá, pessoal,

      o trabalho de final de curso sobre algum tema da Física Clássica deverá ser apresentado nos dias 22/junho, 29/junho e 6/julho. O trabalho deve conter

      - partes de  texto original do autor ou autores no tema escolhido

      - estabelecer relações com os conceitos, ideias, modelos, experimentos ou teorias e personagens que discutimos ao longo do curso, com base nos textos originais de diversos autores que lemos

      - identificar referências utilizadas.

      Cada um de vocês deverá apresentar um seminário (apresentação eletrônica) ou painel (a escolha é de vocês) e um texto escrito, no qual o seminário ou painel deve estar desenvolvido.

      Verifiquem na tabela de temas escolhidos se o tema que você escolheu.

      Você deve enviar mensagem no fórum para:

      1) indicar o tema de sua escolha, ou alterar, se for o caso

      2) pedir informações ou qualquer tipo de auxílio

      3) indicar a forma de apresentação e suas prioridades na escolha do dia de apresentação (22, 29 ou 6/julho).

    • Verifique se o tema de sua escolha está na tabela. Caso não esteja, envie mensagem no fórum.

      Com alguma paciência, é possível encontrar textos originais na internet. Há sites com textos de muitos autores, como:

      https://web.lemoyne.edu/giunta/paperabc.html

      Para procurar, você pode digitar no google  "AUTOR original papers" (Boyle original papers, ou Rayleigh original papers, etc...)  ou procurar os artigos originais listados na biografia da wikipedia em inglês.

    • Aqui você pode consultar todos os e-mails enviados até agora.
  • Informações gerais

    • Nosso curso se desenvolverá em torno de alguns textos escritos pelos filósofos da natureza que contribuíram para a construção da física clássica.  Uma parte desses textos, que foi traduzida por mim de forma livre, estará disponível no moodle e é leitura indispensável ao longo do curso.

      Além disso, há muito material para leitura em nossa biblioteca. Há três tipos de fonte para esse material:

      1) partes do texto orginal em coletâneas (em inglês),

      2) texto original completo em livro (em inglês ou português)

      3) tradução para o português em artigos de revistas especializadas.

      No arquivo em anexo você vai encontrar algumas indicações de leitura complementar.

    • Ao final do curso, todos devem apresentar um trabalho na forma de painel ou apresentação, acompanhado de um texto em que o tema esteja um pouco mais desenvolvido. O tema é livre, mas deve estar relacionado com a forma de trabalho que desenvolvemos no curso, isto é, ter base em trabalhos originais, nos temas Princípios de Conservação, Modelos da matéria e da luz, Termoestatística e Teoria eletromagnética.

      No arquivo em anexo, vocês encontram algumas sugestões de tema, mas não é necessário que se restrinjam a estes. Uma vez escolhido o tema, posso sugerir bibliografia. O professor Ivã Gurgel (Gurgel@if.usp.br) também se ofereceu para sugerir leituras. Acredito que uma das indicações dele, que também já havia sugerido a vocês, o Dicionário das Biografias Científicas, é uma consulta indispensável. 

  • Aula 2: Tempo, espaço e história no desenvolvimento da Física Clássica

    Cada dupla deve apresentar um painel (papel A3, ou vários A4) sobre a época em que viveu o filósofo da natureza de sua escolha: onde viveu (mapas são interessantes), a história econômica, política e social do momento histórico.

    A ideia é formarmos um quadro amplo do tempo histórico em que estes personagens viveram. A partir das estórias que cada um de vocês vai contar. Lembrem-se, vamos construir, coletivamente, um grande painel que servirá de referência ao longo de nosso estudo. 

    • Aqui vocês devem postar o painel que prepararam a respeito do contexto histórico-geográfico no tempo de vida do filósofo da natureza escolhido.

      Aristóteles – Pamela e Luan
      Descartes –Barbara e Luane
      Galieleu – Barbara e Luane
      Leibniz –Vinicius, Isac, Arilson
      Euler – Paola e Kendi
      Mayer – Helio e Mateus
      Lucrécio –
      Black – Thandrius e Cristian
      Davy – Geraldo isabela e Cristiane
      Boyle – PedroPatrickSilvino
      Bernoulli – Lucas e Anderson
      Clausius -
      Boltzmann – Marcos e Luis Gustavo
      Huygens – Paola e Kendi
      Newton- Guilherme e Lincoln
      Gilbert -
      Ampère – Antonio e Janaina
      Faraday – Geraldo isabela e Cristiane
      Maxwell – Thandrius e Cristian

  • Aula 3: Conservação e movimento

  • Aula 4: Ainda movimento e conservação

    Galileo descreve as máquinas e a relação entre velocidade, aceleração, deslocamento.

    Leibniz parte de Galileo para polemizar com Descartes sobre a grandeza que se conserva no movimento.

    Euler "resolve" a polêmica sem mencionar nenhum dos três, ou a ideia de conservação.

    Vamos ler textos dos três autores (Galileu, Leibniz e Euler) para espiar um pouco dessa história.

  • Aula 5: fontes para um trabalho de história da física

  • Aula 6: Imagens da matéria e do calor

    Pensando sobre a matéria do mundo e o calor: Lucrécio e Black

  • Aula 7: calor é movimento, calor é energia

  • Aula 8: a mola do ar e o modelo mecânico

  • Aula 9: o surgimento da entropia e a morte de universo

    • O calórico flui nas máquinas de Carnot. Clausius se debruça sobre a irreversibilidade das transformações que envolvem pressão e temperatura, e cria o conceito entropia.

    • Clausius se preocupa com a descrição de processos reais e irreversíveis, e inventa uma função capaz de descrever a irreversibilidade dos processos físicos. Inclui nessa descrição o estado de "agregação" das moléculas do sistema que participa do processo.

    • Clausius escreve um trabalho em 1854, no qual propõe que há um princípio relativo às máquinas térmicas que operam em ciclos, e que é formulado matematicamente como a integral no ciclo do (calor recebido pelo fluido de trabalho/temperatura absoluta).  É somente no trabalho de 1862 é que Clausius explicita ideias que pensou, e que o levaram à definição da "variável" (calor/temperatura). Mais tarde, em seu trabalho de 1865, Clausius propõe o nome entropia. Para o aprendiz de termodinâmica é sempre muito misteriosa a definição de variação de entropia como (calor recebido/temperatura). O trabalho de 1862 indica que o pensamento de Clausius estava na mudança que ocorre com as moléculas numa transformação isotérmica, em que a energia cinética das moléculas não muda. Ou seja, que a definição "termodinâmica" de entropia já contém elementos microscópicos, que Boltzmann vai modificar, com sua descrição estatística.

  • a reconstrução de cada um sobre um fiapo da história da física

    Proposta de trabalho para a semana 15/maio:

    Escrever um texto, em três páginas, que resuma a sua visão, a visão que você construiu, da “janela” de história da física clássica, obtida a partir dos textos que lemos e das discussões que fizemos a partir deles e descrita em suas palavras.

    Entrega via arquivo .pdf no moodle em 19/maio

  • Aula 10: a base do eletromagnetismo

  • Aula 11: as interações eletromagnéticas através do éter, segundo Maxwell

    • Na interação gravitacional, a força age à distância, instantaneamente, e não há necessidade de contato entre os corpos. Na interação eletromagnética, há situações em que a força depende da velocidade. Maxwell vê nessa propriedade a necessidade de um meio material que se deforma continuamente entre os dois corpos que interagem. Esse meio - o éter - se deforma em contato com os corpos eletrificados ou magnéticos, e essa deformação se espalha pelo éter-espaço.

  • Aula 12: Luz-onda, luz-partícula? Newton, Huygens e Maxwell

  • Tópico 14