Programação
-
Caso queira se comunicar com a professora ou monitores ao longo do semestre, para informar imprevistos, pedir auxílio, apresentar críticas ou sugestões, você pode utilizar as informações abaixo:
Profa. Valéria - vsdias@if.usp.br (subject: disciplina Práticas)
Leandro (monitor educador) - leandrorabelo@usp.br
Victor (monitor educador) - v.carvalho@usp.br -
Convido vocês para o Seminário de Ensino do PIEC - USP
Há Educação Científica em uma “Escola sem Partido”?
Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo, FE - USP
28 de março, terça feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h.
Tanto a educação quanto a ciência não podem se desenvolver sem liberdade. Tendo em conta a constituição e o bem viver de sujeitos como seres que se apropriam e criam a cultura humana, suas produções só teriam sentido quando voltadas para o desenvolvimento pleno dos seres humanos e o bem público. No entanto, nos últimos anos, há propostas de legislação (em diferentes esferas administrativas) que pretendem coibir o livre pensar e a liberdade de ensinar nas escolas, em claro descumprimento do que é previsto no Art. 206 de nossa Constituição Federal (II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber). Pretende-se, neste seminário, apresentar as diferentes propostas e demonstrar sua inconsistência e incoerência pedagógica (inclusive para a educação científica) nas escolas de educação básica do país.
-
Semana de estágio em escola.
Na próxima semana (27 a 31/03) vocês deverão ir à escola para fazer a primeira atividade de estágio.
Para isso, vejam o 1º Roteiro de Visita à Escola no link abaixo, texto que foi entregue nas oficinas.
São duas atividades: observação da estrutura física e organização da escola, e análise do PPP da escola.
Para cada uma dessas atividades vocês deverão entregar um relatório:
Relatório N1 - foco em relatar aspectos da estrutura física e organização da escola
Relatório N2 - foco em relatar análise do PPP da escolaO prazo para entrega:
N1 - 09/04.
N2 - 16/04
-
Caros alunos,
na semana do dia 17 ao dia 20 vocês irão à escola observar aulas do professor supervisor.
Os alunos que fazem estágio na sexta-feira (21/04 - feriado de Tiradentes) devem buscar realizar o estágio em outro dia.
Vocês também podem adiantar a ida à escola na semana santa (10 - 14/04).
É importante estarem atentos aos elementos apontados no Roteiro para a Segunda Visita à Escola.
Caso não presenciem nenhuma atividade avaliativa do professor nas aulas que irão acompanhar, vocês podem conversar com ele sobre como avalia seus alunos.
Boa semana de estágio!
Abraços
Obs: data limite de entrega de N3 - 07/05
-
Texto para as oficinas e aula dos dias 24 a 28/04.
-
Caros alunos,
você já podem postar os planos de aula e a auto-avaliações da 2ª regência.
Os alunos que realizarem a 2ª regência nesse semestre devem entregar o relatório N5 completo (plano de aula, descrição da aula e auto-análise) nesse semestre.
Os alunos que não conseguirem fazer a 2ª regência nesse semestre, deverão fazê-la no segundo semestre. Para isso devem já combinar com o professor o tema e a data para a essa regência. Nesse caso, precisam entregar uma primeira versão de N5 com plano de aula, justificativa de não realização da 2ª regência no primeiro semestre e a data combinada com professor para a regência. Depois que a regência ocorrer deverão entregar o restante do relatório (descrição da aula e auto-análise).
O prazo para envio de N5 (completo ou primeira versão) será até dia 30/06 (sexta-feira).
Qualquer dúvida, entrem em contato.
-
Prezadas e Prezados Estudantes.
O curso de Licenciatura em Física deverá passar por algumas reformas curriculares devido a exigências do Conselho Estadual de Educação. Isto faz com que este seja um momento importante de avaliarmos nosso curso e refletirmos sobre maneiras de melhorá-lo. Para isso, a CoC-Licenciatura, em parceria com a Comissão dos Encontros da Licenciatura e o CEFISMA, convida para uma conversa aberta sobre o curso. Qual estrutura curricular teria a "Licenciatura de seus Sonhos?". Esta e outras questões farão parte desse diálogo.Terça-feira, 05/09/2017, às 14hs e às 19hs - Sala 208/209 da Ala Central.
Link do evento no facebook: https://www.
facebook.com/events/ 1967677960154261/ Um formulário foi criado com o objetivo de coletar informações de como as/os estudantes veem o curso de Licenciatura do IFUSP, o que acreditam que pode ser mudado para que o curso seja mais adequado assim como sugestões de melhorias. Seria interessante respondê-lo antes da nossa conversa.
Link do questionário: https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLSc3KKdB5BpxeXkCkV2yUKb4 ZC_bM7XjgJ7ZAgc9WOeHEQ_qgg/ viewform?usp=sf_link Sugestões também podem ser enviadas para o e-mail: reforma.lic.ifusp@
gmail.com -
Caros alunos,
aqui vocês podem postarem os relatórios N6 com o acompanhamento e reflexão sobre alguma atividade que ocorra fora da sala de aula (atividade cultural ou esportiva, reuniões, etc).
Data limite para entrega: 04/12
-
Caros alunos, esse campo é para postagem de N7
Vocês devem escolher uma das atividades abaixo:
- Elaboração, aplicação e análise
crítica de um instrumento de
avaliação, ou
- Seleção e análise de instrumentos
de avaliação utilizados pelo
professor supervisor do estágio
(precisa anexar os instrumentos.
Prazo de entrega: adiado para dia 10/11
- Elaboração, aplicação e análise
crítica de um instrumento de
avaliação, ou
-
Caros alunos,
Para a apresentação do dia 19/10, vocês devem formar grupo de até 4 pessoas e preparar uma apresentação de até 10 minutos. Para essa apresentação, seu grupo deverá escolher uma das escolas da lista e falar sobre ela. A atribuição de grupos é feita pelo link, bastando que um integrante do grupo escreva seu nome e dos outros integrantes no campo correspondente à escola desejada.
Se algum grupo quiser estudar alguma escola ou orientação pedagógica que não esteja na lista, também é possível: basta que seja algo diferenciado (mande um e-mail para um dos monitores ou para a professora)!
-
Apresentar os planos das regências do segundo semestre, o relato de todas as regências e a análise comparativa das diferentes experiências.
O plano de aula é coletivo, mas o relato e análise das regências devem ser feitas de forma individual.
Prazo de entrega - 04/12
-
Caros alunos, postem nesse campo os relatórios N5 e N7 que ainda não foram entregues.
Prazo - 04/12