1.1) Problemas macroeconomicos e introdução a macroeconomia
A Introdução à Macroeconomia tem como finalidade que os alunos compreendam os determinantes fundamentais do rendimento nacional, dos níveis de emprego e dos preços e da balança de pagamentos no curto e no longo prazo, através de uma aprendizagem activa da teoria económica e da modelização.
1.2) Determinação da renda 1 - Modelo Keynesiano simples
O que determina o nível de renda e do produto de uma economia? Keynes responde que, no capitalismo, são as decisões em relação aos gastos. Os investimentos vão determinar o nível de renda. O nível de produção (gastos com investimentos) não depende da capacidade de produzir, e sim, da expectativa de vender.
O Modelo IS/LM, Modelo Keynesiano Generalizado (MKG), representação num espaço cartesiano procura ilustrar os pares ordenados de taxa de juro nominal e oferta agregada, em que temos equilíbrio de curto prazo no Mercado de Bens e Serviços e no Mercado Monetário.
1.4) Expectativas: Taxa de Juros, Consumo, Investimento e Mercados Financeiros
Na economia, expectativas adaptativas significa que as pessoas formam suas expectativas sobre o que irá acontecer no futuro com base no que aconteceu no passado. Por exemplo, se a inflação esteve mais alta do que o esperado no passado, as pessoas iriam reconsiderar suas expectativas para o futuro.
1.5) Economia Aberta: Produto, Taxa de Juros e Taxa de Câmbio
O que diferencia uma economia "fechada" de uma "aberta" é o fato de que na última se consideram, na análise macroeconômica, os fluxos comerciais e de capital com o Resto do Mundo.
Em macroeconomia, a curva de Phillips representa uma relação de trade offentre inflaçãoe desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, uma menor taxa de desempregoleva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação.