Programação
12 de Março
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital – prefácios às diversas edições – e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente aos direitos sociais.
2ª. parte - Leitura introdutória para a compreensão do materialismo histórico-dialético – apresentação de trechos do Anti-Düring de Engels (Exposição: Thiago Barison).19 de Março
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulos 1 e 2 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente aos direitos sociais.
2ª. parte – Leitura introdutória para a compreensão do materialismo histórico-dialético – apresentação do texto Luwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã de Engels (Exposição: Thiago Arcanjo).26 de Março
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulos 3 e 4 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente aos direitos sociais.
2ª. parte - Leitura introdutória para a compreensão do materialismo histórico-dialético – apresentação de trechos, concernentes ao tema, da obra Contribuição à crítica da economia política de Karl Marx (Exposição: Jonnas Vasconcelos).
02 de Abril
1ª parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulos 5, 6 e 7 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente aos direitos sociais.
2ª. parte - Leitura introdutória para a compreensão do materialismo histórico-dialético – apresentação da obra A Teoria geral do direito e o marxismo de Eugene Pasukanis (Exposição: Pablo Biondi).09 de Abril
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulos 8 e 9 – e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente aos direitos sociais.
2ª. parte - Seminário – Elementos para uma crítica imanente à proteção legal da jornada extraordinária (disposições legais, doutrina, jurisprudência etc.).23 de Abril
1ª parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulos 10 a 12 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte - Seminário - Elementos para uma crítica imanente às disposições jurídicas concernentes à automação é à apropriação pelo empregador do produto do trabalho intelectual do trabalhador (disposições legais, doutrina, jurisprudência etc.).30 de Abril
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulo 13 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte – Seminário - Elementos para uma crítica imanente às disposições jurídicas concernentes à proteção jurídica da segurança do trabalho (disposições legais, doutrina e jurisprudência etc.).
07 de Maio
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital - capítulos 14 a 16 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte - Seminário - Elementos para uma crítica imanente ao regime jurídico de participação nos lucros e nos resultados da empresa (disposições legais, doutrina, jurisprudência etc.).Todos os pedidos de inclusão e troca de grupos feitos até 04/05 estão refletidos na lista. Qualquer problema ou pedido ulterior, favor enviar um e-mail ao Prof. Flávio ou ao Jonnas.
14 de Maio
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulos 17 a 20 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte – Seminário - Elementos para uma crítica imanente ao regime jurídico de proteção ao salário (disposições legais, doutrina, jurisprudência etc.).21 de Maio
COMUNICADO:
Em vista da paralisação, não haverá aula na quarta (dia 21 de maio).O seminário dos alunos fica postergado para a próxima semana com reflexo nas datas dos posteriores, sendo que o último dia de aula se dará na quarta-feira posterior ao dia 18 de junho.Abraços e boa semana.1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital - capítulos 21 e 22 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte - Seminário - Elementos para uma crítica imanente aos debates envolvendo o empreendedorosimo (inclusive disposições legais, doutrina, jurisprudência etc. que fazem a sua apologia).04 de Junho
1ª. parte - Análise do Livro I da obra O Capital - capítulo 24 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte - Seminário - Elementos para uma crítica imanente a questões jurídicas envolvendo o trabalho escravo no Brasil e o trabalho doméstico (disposições legais, doutrina, jurisprudência etc.).11 de Junho
1ª parte - Análise do Livro I da obra O Capital – capítulo 24 e 25 - e de sua relevância para a construção de uma crítica imanente dos direitos sociais.
2ª. parte – Seminário - Elementos para uma crítica imanente à terceirização (disposições legais, doutrina, jurisprudência etc.).18 de Junho
Aula conclusiva: análise final da obra estudada e da sua importância metodológica para a apreensão de uma crítica imanente aos direitos sociais.