Topic outline

  • Programa da disciplina

    SOCIOLOGIA IV - 2013

    Profa. Maria Helena Oliva Augusto (vespertino e noturno)

    Monitores: Maysa C. Cunha Rodrigues

                      Pedro Giovanetti Cesar Pires

    I. Programa:

     A Sociologia alemã na passagem do século

     Ciência e vocação. Objetividade, racionalidade e valores

    Ação social, relação social, ordem social

     Ocidente: racionalização e modernidade

     Ética e interesse: o capitalismo segundo Weber

     A modernidade segundo Weber

     Ordem social e ordem econômica. Noção de poder em Weber.

     Dominação e legitimidade: tradição, carisma e burocracia

     A perspectiva simmeliana

    (A exposição não seguirá necessariamente essa ordem)

    Noturno - Sala 118 - Das 19h30 às 23h00

    Vespertino - Sala 102 - Das 14h00 às 18h00

  • 1ª Aula

    AGOSTO

    6 (N) – 7 (V)

    Apresentação do curso e do programa

    Recomendação de leitura do texto: Como ler

                        

  • 2ª. Aula

    AGOSTO

    13 (N) – 14 (V)

    Georg Simmel: dinheiro e racionalismo

    Leitura e fichamento da apostila do texto de Simmel: Filosofia do dinheiro

  • 3ª. aula

    AGOSTO

    20 (N) – 21 (V)

    Georg Simmel: dinheiro, individualismo e moderno estilo de vida. A moda

    Indicação de leitura (para ler e fichar) dos textos de Simmel:

     “AS GRANDES CIDADES E A VIDA DO ESPÍRITO

    ◊ “A MODA”

  • 4ª. aula

    AGOSTO

    27 (N) – 28 (V)

    Werner Sombart: Em busca de caracterização do capitalismo moderno

    Indicação de leitura (para ler e fichar):

    ◊ Talcott PARSONS, "'CAPITALISM' IN RECENT GERMAN LITERATURE: SOMBART AND WEBER" 

        

  • FERIADO

    SETEMBRO

    3 (N) – 4 (V) 

    Semana da Pátria.

    Não haverá aula.

     

  • 5ª aula

    SETEMBRO

    10 (N) – 11 (V) 

    Exercício – não falte!

    Ler, fichar e refletir:

    Fernando PESSOA, O banqueiro anarquista.

    Disponível no portal "Domínio público": 

    http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=15729

  • 6ª aula

    SETEMBRO

    17 (N) – 18 (V)

    Sobre a "metodologia" das ciências humanas, históricas, sociais, culturais.

    Para leitura e fichamento:

    Weber - A ‘objetividade’ do conhecimento nas Ciências Sociais.

  • Período de estudo

    SETEMBRO

    24 (N) – 25 (V)

    Não haverá aula - Reunião da ANPOCS 

  • 7ª AULA

    OUTUBRO

    1º (N) – 2 (V)

    Religião e capitalismo (I)

    Para leitura e fichamento: Parte I (O problema) d'

    A ética protestante e o espírito do capitalismo (EP) 

    discussão dos caps. 1, 2 e 3

     

  • 8ª AULA

    OUTUBRO

    8 (N) – 9 (V)

    Religião e capitalismo (II)

    Para leitura e fichamento: Parte 2

    (A ética profissional do protestantismo ascético) d'

    A ética protestante e o espírito do capitalismo (EP) 

    discussão do cap. 1

     

  • 9ª AULA

    OUTUBRO

    15 (N) – 16 (V)

    1ª Avaliação

       Matéria:

    Simmel - Dinheiro e racionalismo; Dinheiro, individualismo e moderno estilo de vida. A moda 

    Sombart: Em busca da caracterização do capitalismo moderno.

    Weber: Sobre a "metodologia" das ciências humanas, históricas, sociais, culturais.

    As provas, manuscritas ou impressas, deverão ser entregues na secretaria do Departamento de Sociologia até os dias 22, terça-feira (noturno), e 23, quarta-feira  (vespertino).

    Abaixo, as avaliações do noturno e do vespertino

    Noturno

    1ª Avaliação

     Observação: Todas as questões devem ser respondidas.

    Responda as duas questões abaixo, justificando a escolha das alternativas:

    1) Identifique como falso (F) ou verdadeiro (V). Na visão weberiana,

    a) (   ) A apreensão conceitual sobre o objeto analisado deve estar presente, em sua forma definitiva, no início de qualquer investigação.

    b) (...) Só existe um ponto de vista possível em relação ao objeto de uma investigação.

    2) Escolha as proposições com as quais Weber concordaria e explique a sua opção:

    a)  (...) O que interessa no campo das ciências sociais é o matiz quantitativo dos fenômenos.

    b)  (...) As proposições científicas verdadeiras necessariamente possibilitam a dedução da realidade a partir delas.

    c)               (...) Um fenômeno isolado e limitado da realidade pode ser descrito exaustivamente apenas se o método utilizado for adequado.

    d)  (...) Apenas um fragmento limitado da realidade poderá constituir de cada vez o objeto da compreensão científica.

    e)  (...) Salvo o caso da mecânica pura, nenhuma ciência da natureza pode prescindir da qualidade.

    Utilizando a leitura dos textos de Simmel, responda as duas questões abaixo:

    3) Esse autor distingue duas formas de individualismo. Com base nos textos lidos, caracterize cada uma, mostre o que as diferencia e discuta de que maneira se manifesta a tensão entre elas.

    4) O que o autor quer dizer quando afirma o caráter nivelador do dinheiro e diz que a ampliação da economia monetária “transforma crescentemente todos os elementos da vida em meios” e transforma o absoluto em relativo?

    5) Com base no texto de T. Parsons, "Capitalism" in Recent German Literatureexponha a sua compreensão sobre o que W. Sombart identifica como espírito do capitalismo.

    São Paulo, 14 de outubro de 2013

     

    Vespertino

    1ª Avaliação

    Observação: Todas as questões devem ser respondidas

    Responda as duas questões abaixo, justificando a escolha das alternativas:

    1) Identifique como falso (F) ou verdadeiro (V). Na visão weberiana,

    a) (...) A análise científica da vida cultural e dos fenômenos sociais deve ser puramente objetiva.

    b) (...) Todo o conhecimento da realidade cultural é sempre um conhecimento subordinado a pontos de vista especificamente particulares.

    2) Identifique como verdadeiro (V) ou falso (F). A perspectiva de Weber propõe:

    a) (...) A ciência social que pretende efetivar é uma ciência da realidade.

    b) (...) A ciência social deve ter por objetivo principal a busca das regularidades existentes na vida social.

    c) (...) A ciência social com a qual está comprometido pode ser caracterizada como “ciência da cultura”.

    d) (...) O domínio do trabalho científico tem por base as conexões “objetivas” entre “coisas”.

    e) (...) O domínio do trabalho científico tem por base as conexões conceituais entre problemas.

    Utilizando a leitura dos textos de Simmel, responda as duas questões abaixo:

    3) Esse autor distingue duas formas de individualismo. Com base nos textos lidos, caracterize cada uma, mostre o que as diferencia e discuta de que maneira se manifesta a tensão entre elas.

    4) O que o autor quer dizer quando afirma o caráter nivelador do dinheiro e diz que a ampliação da economia monetária “transforma crescentemente todos os elementos da vida em meios” e transforma o absoluto em relativo?

    5) Com base no texto de T. Parsons, "Capitalism" in Recent German Literature, exponha a sua compreensão sobre o que W. Sombart identifica como espírito do capitalismo.

    São Paulo, 16 de outubro de 2013

  • 10ª AULA

    OUTUBRO

    22 (N) – 23 (V)

    Religião e capitalismo (III)

    Para leitura e fichamento: Parte 2

    (A ética profissional do protestantismo ascético) d'

    A ética protestante e o espírito do capitalismo (EP) 

    discussão do cap. 2

    (Síntese do livro)

  • 11ª AULA

    OUTUBRO

    29 (N) – 30 (V)

    Religião e capitalismo (IV)

    Para leitura e fichamento: 

    "Introdução", em

    A ética protestante e o espírito do capitalismo (EP) 

    (No original, "Nota prévia" aos Escritos reunidos de sociologia da religião)

  • 12ª AULA

    NOVEMBRO

    5 (N) – 6 (V)

    Religião e capitalismo (V) -

    A ética econômica das religiões mundiais

    Para leitura e fichamento:

    - "A psicologia social das religiões mundiais"  Capítulo de M. Weber Ensaios de Sociologia, 5ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 (: 309-346) - Texto traduzido com título diferente do dado por Weber.

    Trata-se da "Introdução" de A ética econômica das religiões universais.

    - "Consideração intermediária" - Capítulo de M. Weber: Sociologia das religiões e consideração intermediária. Lisboa, Relógio d'água, 2006, onde aparece com o título: "Teoria dos graus e orientações das rejeições religiosas do mundo e suas direções" (:317-358). Esse texto também está em Ensaios de Sociologia, 5ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, traduzido com o título "Rejeições religiosas do mundo e suas direções (:371-410).

    Também faz parte de A ética econômica das religiões universais.

     

  • 13ª AULA

    NOVEMBRO

    12 (N) – 13 (V)

    Ainda o capitalismo : o "capitalismo moderno"

    Para leitura e fichamento:

    - "A origem do capitalismo moderno"Capítulo 4 de M. Weber História geral da economia, São Paulo: Mestre Jou, 1968 (: 249-321)

    - Modalidades de capitalismo,  Economia e Sociedade. vol. I, (:109-111). Parte I, cap. 2, #31.

     

  • 14ª aula

    NOVEMBRO

    19 (N) e 20 (V)

    Sociologia sistemática: ação e relação social

    Classe, status, partido

    Para leitura e fichamento:

    "Conceitos sociológicos fundamentais" em E&S, vol. 1, cap. 1 (: 3-30)

    "A distribuição do poder dentro da comunidade: classe, estamentos e partidos" em E&S, vol. 2 (: 175-186)

    Atenção: com o título "Classe, estamento e partido", o texto acima é o capítulo VII do livro Ensaios de Sociologia (Rio de Janeiro: LTC, 1982, p. 211-228), inserido no moodle na aula dos dias 5 e 6 de novembro (calendário original)

  • 15ª AULA

    NOVEMBRO

    26 (N) - 27 (V)

    A ciência como profissão

    Para leitura e fichamento:

    "Ciência como vocação", em M. Weber - Ciência e política: duas vocações (: 17-52). São Paulo: Cultrix, 1970. Encontra-se também em M. Weber - Ensaios de Sociologia. RJ: Zahar (: 154-183)

  • 16ª AULA

    DEZEMBRO

    3 (N) - 4 (V)

    2ª AVALIAÇÃO

    Toda matéria desde Religião e Capitalismo (III)