Programação

  • Aula 1

    10/03 Aula 1: Apresentação do curso, das pesquisas dos alunos e construção de um perfil (minibiografia) musical.


  • Aula 2

    17/03 Aula 2: Uma antropologia musical

    Leituras obrigatórias:

    SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Uma antropologia musical de um povo amazônico. São Paulo, Cosac Naify, 2015. Prefácio, capítulo 1 e 4.

    SEEGER, Anthony. Etnografia da música. In Cadernos de Campo, São Paulo, n. 17, p. 237-260, 2008. www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47695

    Leituras complementares:

    SEEGER, Anthony. Os índios e nós. Estudos sobre sociedades tribais brasileiras. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1980.

    COHN, HIKIJI et alli. “Por que canta Anthony Seeger” (Entrevista). Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2007, V. 50 Nº 1. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012007000100010

    Discussão dos filmes que integram o livro Por que cantam os Kisêdjê.

    Seminário 1: gêneros musicais Kisêdjê (com base no livro Por que cantam os Kisêdjê e no DVD)


  • aula 3

    7/04 Aula 3: Musicar e Fazer / Musicking and Making

    Leituras obrigatórias:

    Small, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998. Prelude (pp. 1-18).

    Ingold, Tim. Making. Anthropology, Archaeology, Art and Architecture. Oxon, Routledge, 2013. (Caps. 1 e 2)

    Becker, Howard. Art Worlds. Berkeley/London: University of California Press, 1982. (Cap. 1)

    Seminário 2: Making (workshop de prática musical)


  • aula 4

    14/04 Aula 4: Modos de Musicar Local

    Leituras obrigatórias:

    Turino, Thomas. Music as Social Life: the politics of participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008. (Cap. 1, 2 e 3).

    Seminário 3: Modos musicais em Zimbabwe. Texto e exemplos musicais do cap. 5 do livro Music as Social Life


  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10