Programação
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Horário: Segunda-feira à noite (19:30h às 22:30h)
Local: Sala 24 Prédio de C. Sociais
Professor: Rodrigo Martins Ramassote (Pós-Doutorado)<ramassote@hotmail.com>
Monitores: Bruno R. S. Pereira<brunorsp.89@gmail.com> e Diogo Barbosa Maciel <macieldb@gmail.com>
Matrícula
Nota da prova
Nota da resenha
Nota do trabalho
Nota final
Número de faltas
8979319
7.5
5.0
7.0
6.5
1
7196583
7.0
6.5
8.0
7.16
3
5720402
7.0
7.0
7.0 (1)
8.0
3
7617289
6.5
7.0
7.0
6.8
3
7548313
6.5
6.5
7.5
6.8
0
5928866
5.5
6.5
7.0
6.3
2
8574760
6.5
6.5
6.0
6.3
4
6836685
4.5
6.0
7.0
5.8
1
8029858
5.0
6.5
5.5
5.6
1
5973850
-
-
_
Desistente
7665252
4.5
5.0
6.0
5.16
0
5934182
-
-
-
Desistente
8029271
6.8
7.0
7.0
6.93
1
4892111
-
-
-
Desistente
6831961
4.5
5.5
6.5
5.5
0
8574986
4.0
4.0
7.0
5.0
0
8575048
5.0
6.0
6.8
5.93
0
8029733
8.0
7.5
7.5 (1)
8.66
2
3521601
7.5
8.0
7.0 (1)
8.5
0
8608857
5.0
5.0
6.0
5.33
2
9704105
2.0
*
*
0.66
0
9022710
5.0
5.5
5.0
5.16
2
5598809
-
-
Desistente
4900018
-
-
5
8029142
5.5
6.0
6.0
5.83
4
7611262
5.5
6.5
6.5
6.16
4
4568182
6.5
7.0
7.5
7.0
3
7239711
4.5
5.5
6.5
5.5
0
9015225
6.0
8.0
8.0 (1)
8.3
0
7617654
6.5
7.0
7.0
6.8
2
8029409
5.5
7.0
6.0
6.16
0
8574388
7.0
7.0
7.5 (1)
8.16
1
9708579
-
-
-
Desistente
6319994
8.0
8.0
8.0
8.0
0
8073768
6.5
7.0
7.0
6.83
1
8024321
4.0
5.0
6.0
5.0
0
8028781
6.5
7.0
7.0
6.8
0
6832207
-
-
-
Desistente
8896807
7.0
6.0
7.0
6.66
1
7616163
8.0
7.5
8.0
7.83
0
7617459
-
5.0
5.0
4
7649625
5.5
5.0
7.0 (1)
6.83
4
8028687
5.5
6.5
6.0
6.0
1
4867745
7.0
8.0
7.5 (1)
8.5
0
6229090
4.0
6.0
5.0
5.0
0
6833341
-
-
-
Desistente
6833063
5.5
6.0
6.8
6.1
0
8029389
8.0
7.0
7.0
7.33
1
7616872
7.5
5.0
7.0
6.5
4
7616948
7.0
7.0
7.0
7.0
0
5099751
5.0
6.0
6.0
5.66
2
5603700
4.0
5.0
6.0
5.0
0
8028502
5.0
6.5
6.5
6.0
3
8897019
3.0
-
1.0
0
7617400
8.0
5.0
6.0
6.33
0
8574753
Desistente
1932839
7.0
8.0
8.0
7.66
0
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Apresentação do curso: enfoque geral, debates de fundo, autores privilegiados, dinâmica das aulas, critérios de avaliação, apresentação dos monitores, etc.
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Bibliografia básica
Leitura Complementar
CASTRO FARIA, Luiz. “Uma antropologia social tupiniquim?” In:_______. A Antropologia no Brasil: espetáculo e excelência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/ Editora Tempo Brasileiro, 1993. pp. 81-105
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3ª Aula (7/03) – As condições de possibilidade da circulação internacional de ideias e a "época dos projetos"
Leitura Complementar
NEIBURG, Federico; GOLDMAN, Márcio "Da nação ao império: a guerra e os estudos de ‘caráter nacional’” In: L’ESTOILE, Benoit de; NEIBURG, Federico; SIGAUD, Lygia. Antropologia, Impérios e Estados Nacionais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. pp. 187-217.
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Leitura Complementar:
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Leitura complementar (Seminário a cargo dos alunos)
YELVINGTON, Kevin A. “The inventation of Africa in Latin America and the Caribbean: Political Discourse and Anthropological Praxis, 1920-1940”. In: Yelvington, Kevin A [Edited by] Afro-Atlantic Dialogues. Santa Fe: School of American Research Press, 2006. pp. 35-82.
GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. “Comentários à correspondência entre Melville Herskovits e Arthur Ramos – 1935-1941” In: Peixoto, Fernanda Arêas; Pontes, Heloisa; Schwarcz, Lilia (orgs.) Antropologias, histórias, experiências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. pp. 169-197.
VILHENA, Luís Rodolfo "África na tradição das Ciências Sociais no Brasil" In: _____. Ensaios de Antropologia. Rio de Janeiro: EdUERJ: , 1997.pp. 126-166.
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Leitura Complementar
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Renê Ribeiro. Cultos Afro-brasileiros do Recife. Um estudo de ajustamento social. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/842401/course/section/250091/Ren%C3%AA%20Ribeiro.%20Cultos%20Afro-brasileiros%20do%20Recife.%20Um%20estudo%20de%20ajustamento%20social.%20.pdf
1a avaliação. Entrega da resenha
Leitura Complementar:
VILA NOVA, Sebastião. “René Ribeiro: sua produção intelectual” In: Ciência & Trópico. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisa Social. Vol. 24, nº. 2, jul/dez, 1996.pp. 461-475.
RIBEIRO, Renê. "Possessão: problema de etno-psicologia" In: _____. Antropologia da religião e outros estudos. Recife: Editora Massangana-Fundação Joaquim Nabuco, 1982. pp. 155-185.
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Leitura Complementar (Seminário a cargo dos alunos)
WAGLEY, Charles, AZEVEDO, Thales de. “Sobre método de campo nos estudos de comunidade” In: Revista do Museu Paulista. Nova Série. Vol. 5, 1951.
WAGLEY, Charles. “Estudos de comunidades no Brasil sob perspectiva nacional”. Revista Sociologia, v. 16 n. 2, maio de 1954.
IANNI, Octavio. “Estudo de comunidade e conhecimento científico”. Revista de Antropologia, vol. 9, n. 1 e 2, 1961.
NOGUEIRA, Oracy. “Os estudos de comunidade no Brasil” In: Revista de Antropologia. Vol. 3, nº 2, 1955.
JACKSON, Luis Carlos “Divergências teóricas, divergências políticas: a crítica da USP aos ‘estudos de comunidade’ In: Cadernos de Campo, vol. 18, nº 18, 2009. pp. 273-280.
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Leitura Complementar
CASTRO FARIA, L. de. “Eduardo Galvão (1921-1976)” In: ____. Antropologia: escritos exumados. Espaço circunscrito: tempos soltos - 1. Niterói: EDUFF, 1998. pp. 187-199.
SAMPAIO SILVA, Orlando. Eduardo Galvão. Índios e Caboclos. São Paulo: Annablume, 2007. Capítulo: “O Caboclo: uma expressão da aculturação e da sociedade de classes”. pp. 287-383.
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COELHO, Ruy e MÉTRAUX, Alfred. “Sugestões para uma pesquisa sobre relações raciais” (Inédito. Tradução Rodrigo Ramassote).
Leitura Complementar:
CHOR MAIO, Marco “O ‘projeto Unesco de relações raciais’ e as trocas intelectuais e políticas Brasil-EUA” In: Interseções: revista de estudos interdisciplinares. Dossiê O intercâmbio intelectual e político entre Brasil e EUA no campo das relações raciais. Ano 6, Número 1, julho de 2004, p. 123-142.
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Leitura Complementar:
NOGUEIRA, Oracy. “Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais do Brasil” In: _______. Tanto preto quanto branco: estudo de relações raciais. São Paulo: T.A Queirós, 1985. pp. 67-93.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. “Oracy Nogueira e a Antropologia no Brasil: o estudo do estigma e do preconceito racial” In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 31, ano 11, junho, 1996. pp. 1-22.
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Leitura Complementar:
________. As Ciências Sociais na Bahia: notas para sua história. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1984. pp. 52-89.
________. “Primeiros mestres da Antropologia nas Faculdades de Filosofia” In: Anuário Antropológico/1982. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro; Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 1984.
GUIMARÃES, Antonio Sergio. “Voltando a Thales de Azevedo: As elites de cor”. In:______. Racismo e Anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005. pp. 131-161.
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Leitura Complementar
CHOR MAIO, Marco. “Tempo controverso: Gilberto Freyre e o Projeto Unesco”. In: Tempo Social. São Paulo, 11(1), maio de 1999, 1999.
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WAGLEY, Charles; AZEVEDO, Thales; COSTA PINTO, Luis de Aguiar. Uma pesquisa sobre a vida social no estado da Bahia. Salvador: Publicações do Museu do Estado, n. 11, 1950.
WAGLEY, Charles (Ed.). Race and class in rural Brazil: a Unesco study. Paris/New York: Unesco, Columbia University Press, 1952. Introdução, de Charles Wagley, e capítulos “Race relations in Minas Velhas, a community in the mountain region of central Brazil”, de Marvin Harris, e “From Caste to Class in North Brazil”, de Charles Wagley. Pp. 7-15; 47-81; 142-156.
Leitura Complementar
CHOR MAIO, Marco. “Estudos de comunidade e relações raciais: o Convênio Columbia University-Estado da Bahia/Unesco na década de 1950” In: Cadernos de Campo. São Paulo. Nº 18, 2009. pp. 257-271.
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Seminário a cargo dos alunos sob a orientação geral do professor
TRAJANO FILHO, Wilson; MARTINS, Carlos Benedito “Introdução” In: RIBEIRO, Gustavo Lins; TRAJANO FILHO, Wilson. O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro, Brasília, Editora Contracapa, ABA, 2004. pp. 13-38.
FRY, Peter “Internacionalização da disciplina” In: RIBEIRO, Gustavo Lins; TRAJANO FILHO, Wilson. O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro, Brasília, Editora Contracapa, ABA, 2004. pp. 227-248
PINA CABRAL, João. “Uma história de sucesso: a antropologia brasileira vista de longe” In: RIBEIRO, Gustavo Lins; TRAJANO FILHO, Wilson. O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro, Brasília, Editora Contracapa, ABA, 2004. pp. 249-265.
THOMAZ, Omar Ribeiro. “Sentidos da internacionalização da antropologia no Brasil”. In: RIBEIRO, Gustavo Lins; FERNANDES, Ana Maria; MARTINS, Carlos Benedito; TRAJANO FILHO, Wilson (Orgs.). As Ciências Sociais no Mundo Contemporâneo: revisões e prospecções. Brasília: Letras Livres/Editora da UnB, 2011. pp. 161-177.
RIAL, Carmen. “Circulação de pessoas e de coisas: a internacionalização da antropologia brasileira e seus desbravadores” In: RODRIGUES, Lea Carvalho; SILVA, Isabelle Braz Peixoto da (orgs.) Saberes locais, experiências transnacionais: interfaces do saber antropológico. Fortaleza: ABA Publicações, 2014. pp. 27-47.
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INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO FINAL
Prezadas e prezados colegas,
As notas da resenha e da primeira avaliação estão no Stoa.
Conforme combinado em “aula” (entre aspas, pois a lista de presença não foi passada, tampouco o conteúdo ministrado), a prova final será substituída por um trabalho final, baseado no conteúdo discutido em sala de aula após a primeira prova – a saber, os estudos de comunidade e o projeto Unesco – leituras referentes às aulas sobre Charles Wagley, Eduardo Galvão e Projeto UNESCO.
Assim, os trabalhos finais deverão ser entregues, impreterivelmente, na data de 20 de junho, nos seguintes e-mails: ramassote@hotmail.com; macieldb@gmail.com e brunorsp.89@gmail.com.
O formato do trabalho deverá seguir as seguintes especificações: 5 a 10 páginas de texto, letra Times New Roman 11, espaçamento 1.5.
Seu conteúdo deve girar em torno de uma das questões abaixo – cabendo ao aluno escolher a questão que lhe interessa discutir:
1) Charles Wagley, Eduardo Galvão e os estudos de comunidade no Brasil. O aluno deverá dissertar sobre as principais proposições das pesquisas dos autores citados, no âmbito dos estudos de comunidade que grassaram no Brasil nos anos cinquenta. Deverá ainda discutir as críticas que os estudos de comunidade receberam no Brasil, em particular dentro da FFCL-USP. Por fim, comparar os estudos de Wagley e Galvão. Para tanto, deverá fazer uso, além das monografias de Wagley e Galvão, da bibliografia discutido no seminário da aula de Charles Wagley.
2) O Projeto Unesco e o estudo das relações raciais no Brasil. O aluno deverá discorrer sobre o Projeto Unesco no Brasil, com base nos textos de Marco Chor Maio e Antonio Sergio Alfredo Guimarães, leitura básica da aula correspondente. O aluno deverá escolher um autor dos estudos monográficos (Renê Ribeiro, Oracy Nogueira, Thales de Azevedo) para discutir os resultados a que o projeto Unesco chegou no Brasil.
É importante lembrar que as discussões dos trabalhos deverão se entroncar ao enfoque mais geral do curso, isto é, a apreensão dos estudos monográficos em meio à intensa circulação e intercâmbio de paradigmas intelectuais, práticas científicas e pesquisadores ocorrida entre Brasil, França e EUA nos anos 1940 e 1950, bem como o impacto de tal fenômeno na definição e/ou divulgação de modelos teórico-metodológicos, nos programas e projetos de pesquisa, nos recortes temáticos e objetos de investigação, na definição de fronteiras disciplinares e no processo de profissionalização das ciências sociais brasileira.Deliberou-se, ainda, que os alunos que não entregaram a primeira resenha terão uma segunda chance. A resenha deverá ser entregue também até o dia 20 de junho, nos seguintes e-mails: ramassote@hotmail.com; macieldb@gmail.com e brunorsp.89@gmail.com.
Quanto à segunda chance de entrega das resenhas, elas deverão tratar dos debates nas primeiras quatro aulas do curso. O aluno deverá escolher um dos temas tratados nas aulas e discuti-lo numa resenha de 1500 palavras, conforme as especificações acima.
Por fim, com a impossibilidade de realização dos seminários da aula de encerramento do curso, apenas aqueles que se voluntariaram podem entregar uma resenha do texto que ficaram incumbidos, com acréscimo de 1 ponto na média. É preciso deixar claro que apenas aos que já haviam se voluntariado será permitido tal possibilidade.Ficamos à disposição para esclarecer dúvidas.
Um bom fim de semestre a todos,
Cordialmente
Rodrigo Ramassote
Diogo Maciel
Bruno Ribeiro
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