Contorno da seção

  • METODOLOGIA
    As aulas são desenvolvidas em dois momentos. No primeiro, desenvolvo os principais pressupostos teóricos do tema em questão e, na segunda parte, os alunos apresentam seminários a partir dos textos previamente escolhidos. Haverá também a participação de convidados de outros espaços museológicos da cidade de São Paulo, além de palestras com convidados externos/internos sobre a temática educativa em museus.

    Obs.: Algumas das visitas e/ou aulas poderão ser alteradas em função de confirmações e agendas das instituições referenciadas.

    AVALIAÇÃO:
    Os alunos serão avaliados pelos seguintes instrumentos: 
    i) apresentação de seminários em grupo (peso 1);
    ii) apresentação da análise dos materiais pedagógicos (peso 1); e
    iii) um trabalho a respeito de um dos temas do curso e escolhido para reflexão individual (peso 2), no seguinte formato: Arial 12, espaço 1,5 com no máximo 10 páginas.

    O trabalho deverá conter na introdução, a proposta do mesmo, em seguida, no desenvolvimento, o conteúdo principal da reflexão e, na terceira parte, as considerações finais


  • Apresentação da proposta do curso e de seu desenvolvimento.
    A evolução histórica da instituição museológica.


  • “Expor para educar": aspectos históricos da questão educativa nos museus.


  • A Educação Museal como campo de conhecimento.
    (1º e 2º seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    1) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Nº 27, Porto Alegre: 2000.

    2) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A educação museal e a produção do conhecimento acadêmico: algumas tendências. In: Diálogos em campo: experiências educativas em museus durante a pandemia. Fernando José de Almeida; Ialê Crdoso; Marcelo Continelli (orgs.). São Paulo: IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, 2022.


  • A Educação Patrimonial como metodologia.

    (3º e 4º seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    3) CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, nº 1, 2004.

    4) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Arqueologia e Educação Patrimonial. Revista CPC/USP, Dossiê especial, 2019.

  • Análise de materiais pedagógicos de Educação Patrimonial


  • Apresentação dos resultados da análise dos materiais pedagógicos de Educação Patrimonial (em grupo).


  • O trabalho educativo em um Museu Antropológico (participação do educador do MAE-USP – Dr. Mauricio André da Silva)

    (5º e 6º Seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS).

    5) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Museus antropológicos e universitários: por um novo diálogo junto ao público. Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski: ACAM Portinari: MAE-USP: SEC, 2012.

    6) VASCONCELLOS, Camilo de Mello; SILVA, Maurício André da. A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 623–639, 2018.


  • A educação em museus da USP.
    Mesa redonda com as educadoras do MAC, MP e MZ.

  • Visita à Pinacoteca do Estado – o trabalho de inclusão social e com públicos especiais em um Museu de Arte de São Paulo.
    Encontro às 13h45 no local.


  • A relação museu-escola: um importante debate. 

    (7º e 8º Seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    7) TAMANINI, Elisabete & STEINBACH, Judith. “Educação e museu: construções e possibilidades interdisciplinares do saber formal e do saber não formal comunitário”. (Cap. 9). In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello FUNARI, Pedro Paulo; CARVALHO, Aline (orgs.). Museus e identidades na América Latina.São Paulo: Annablume /UNICAMP, 2015.

    8) CHIARUTTINI, Ana Dias. CARVALHO, Cristina., GEWERC, Monique. A relação museu-escola segundo a visão dos professores e educadores museais. Comparação entre Brasil-França. Revista Educação Online. Rio de Janeiro, v. 19, n. 47, 2024-p-1-18.


  • Museus e Pautas Sociais na América Latina.


  • A educação patrimonial em projetos de arqueologia na Amazônia - Dra. Carla Gibertoni Carneiro e Dr. Mauricio André da Silva (Educador MAE-USP)


  • O trabalho educativo no Memorial da Resistência. Um tema sensível num local “mal visto”. 
    Encontro no local às 13h45 (Largo General Osório, 66).


  • Visita ao Museu do Futebol. Encontro no local às 13h45.
    Local de encontro: Hall de entrada do MF.

  • Apresentação de projeto de pesquisa de alunos do PAE: Anne Castelo Branco.  

    Visita à exposição "Resistência Já" no MAE-USP (Participação de Mauricio André da Silva – MAE-USP) 

    Avaliação final da disciplina.