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O presente curso tem por objetivo estudar os diferentes regimes de historicidade que envolvem a literatura. Isso significa que precisamos torcer o conceito de história para que ele possa dar conta não apenas dos diferentes regimes de historicidade da literatura, mas também de outros modos de se relacionar com o tempo que ela implica. O espaço da experiência literária – escrita, leitura e tradução – tem sido rico em não apenas reativar esses outros tempos, mas em atravessar temporalidades heterogêneas e encontrar novas conexões (parciais) e acoplagens entre elas, transformando o que entendemos por história. A historicidade se torna, portanto, um conceito relacional que se articula entre diferentes regimes de escrita e de conhecimento. Essa articulação se dá não apenas entre os mundos que aciona, mas no modo como cada ato de enunciação gere a relação com esses mundos. Não se trata, portanto, tão somente de uma hibridização ou mestiçagem, mas de entender como se dá a imbricação entre os diferentes regimes (RIAUDEL, 2019). Isso implica em trabalhar com contextos relacionais e suas variações ontológicas como outro modo de pensar e habitar a relação com o tempo e os encontros conflitivos entre diversas temporalidades.
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