Atenção. Seu acesso ao ambiente aqui, no Moodle da USP / e-Disciplinas, não quer dizer necessariamente que está tudo em ordem com sua matrícula. É necessário verificar no Júpiter que está de fato matriculado. Qualquer pendência no Júpiter deve ser resolvida na seção de alunos da sua unidade.
🔥 Quadro de Recados:
Algumas informações importantes para o semestre todo:
a) COMO VOCÊ TIRA DÚVIDAS OU CONVERSA COM ALGUÉM DA EQUIPE NESTE CURSO?
- Pelo canal "CONVERSE COM A EQUIPE" (aqui nesta ABA "Início").Este é o ÚNICO canal de comunicação desta disciplina.
- O fórum "Notícias e Avisos" aqui, na ABA "Início", é um meio da equipe informá-los sobre prazos e alguns combinados.
Vocês NÃO DEVEM mandar e-mails pessoais para ninguém de nossa equipe.
Só serão respondidas as mensagem enviadas ao "Converse com a equipe".
b) COMO FUNCIONA A FREQUÊNCIA NESTE CURSO?
A frequência é computada a partir da entrega das atividades.
Cada aula possui 2 atividades, portanto, cada aula feita por completo corresponde a 2 presenças no curso.
Para obter 100% de frequência, então, você precisa realizar TODAS as ATIVIDADES de TODAS as AULAS, ou seja, 20 atividades no total durante o semestre.
ATENÇÃO!!!! O mínimo de frequência para ser aprovado é 70%, ou seja, 14 atividades feitas.
c) COMO É COMPOSTA A SUA NOTA?
A nota final do aluno é composta pela média das notas das atividades (teórica e de compreensão) + nota da prova final teórica.
As Atividades correspondem a 40% da sua média (na nota final, as atividades não feitas também são contabilizadas) e a Prova equivale a 60 % dessa nota final.
Todas as atividades são avaliadas de 0 a 10,0.
O mínimo para ser aprovado nesta matéria é 5,0 de média e 70% de frequência.
O mínimo para ter direito à recuperação é 3,0 de média e 70% de frequência.
Você poderá acompanhar sua frequência e suas notas, ao longo do semestre, pelo link do "Quadro de Notas", que fica aqui, abaixo, na ABA "Início".
O meu nome é Felipe e sou professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Vou conduzir você nesta disciplina.
Trata-se do curso de Libras EaD da Universidade de São Paulo, idealizado para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda.
A língua de sinais que vamos estudar aqui é a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que é a usada por comunidades surdas dos centros urbanos do Brasil. É uma língua natural reconhecida como meio legal de comunicação pela Lei 10.436 de 2002. É a partir dessa lei que os profissionais da Pedagogia, Fonoaudiologia e das licenciaturas têm a garantia do contato com o ensino da Libras em sua formação: uma vitória grande para esses profissionais, mas, principalmente, para a comunidade surda que será atendia por eles.
O que você vai receber aqui são informações importantes que com certeza vão lhe ajudar na tomada de decisões, caso encontre em seu percurso profissional pessoas surdas ou outros profissionais que trabalham com pessoas surdas.
Portanto, são conhecimentos para seu trabalho, independente dos contatos familiares e profissionais que você possa ou venha ter com pessoas surdas. Tenho certeza de que serão úteis.
Nesta disciplina, você vai ter dez semanas com aulas teóricas e práticas e suas respectivas atividades. Vai ter também as semanas de "tira dúvidas" e a semana da prova presencial.
Nas semanas de aulas e atividades, você sempre vai ter uma Parte Teórica e uma Parte Prática, com atividades a serem desenvolvidas para cada uma dessas partes. Leia com atenção o plano de aula e observe com cuidado as atividades que você deverá realizar e as datas finais.
Na Parte Teórica, você terá uma videoaula por semana, um texto para leitura e as atividades referentes ao conteúdo abordado. São aulas com temas diversos sobre a comunidade surda e a língua de sinais, selecionados para que você tenha contato com questões importantes para sua atuação profissional.
A Parte Prática foi concebida com o objetivo de apresentar ao aluno de licenciatura a língua de sinais em um ambiente de sua provável atuação profissional, de forma que os conteúdos de língua apresentados pudessem ser úteis em seus cotidianos como professores.
Trata-se da história de um aluno surdo de 15 anos de idade, o Diogo, que por questões familiares muda-se para uma escola sem as devidas adaptações para receber uma pessoa surda. Nesse ambiente, desenvolvem-se relações de amizade e namoro, além dos impasses entre o surdo e a escola despreparada.
A websérie não possui som, para que o expectador possa focar seu aprendizado na visualidade e tentar observar um pouco do mundo sob a perspectiva de Diogo.
São 10 episódios curtos e, em cada um, o aluno deverá, com a ajuda da legenda, observar as produções em Libras.
Uma narradora apresenta cada episódio e, no final de cada um deles, ela volta com uma questão para reflexão.
Para complementar, preparamos um glossário com mini-vídeos dos sinais que acontecem no episódio.
O ator que interpreta Diogo é surdo, assim como a narradora e a professora que sinaliza o glossário. Os outros atores são ouvintes com níveis diferentes de experiência em Libras. Observe as sinalizações, mas tenha como modelo de língua aquilo que é sinalizado por Diogo, pela narradora e pela professora do glossário.
Bem-vindo(a), novamente! E bons estudos!
Sobre os responsáveis pela disciplina:
Felipe Venâncio Barbosa é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Fonoaudiologia (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação Humana (2007) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira, com ênfase nos estudos da descrição das línguas de sinais e processamento de linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, linguagem, cognição, língua de sinais atípica e linguística clínica.