Programação
-
Sejam todos bem-vindos à disciplina BIO-0103 - Biologia Evolutiva. Estou animada para explorarmos juntos os aspectos fundamentais da evolução.
Compartilho com vocês o cronograma atualizado até hoje para nosso semestre. Por favor, estejam cientes de que este cronograma está sujeito a alterações. Estou à disposição para quaisquer dúvidas ou discussões sobre os conteúdos e atividades planejadas.
Atenciosamente, Maria Vibranovski
-
Atualização 25-03
-
Discussão: Evolução, fato ou teoria? Texto em pdf aqui. Link para página aqui.
O vento será a tua herança (1960)
O vento será a tua herança (1999)
-
Campos-da-Paz, R. e Pinna, M. (2021). O pensamento evolutivo antes de Darwin. Genética na Escola,Vol. 16,Nº 2,Sup. 388-419
-
13/03 e 15/03 evolução após Darwin e Wallace; introdução à genética de populações, equilíbrio de Hardy-Weinberg (SM)
Exercícios aqui.
Texto aqui.
Apostila de Genética de populações aqui.
Os exercícios deverão ser realizados em grupos de até 4 estudantes e entregues durante a própria aula (1 exercício completo por grupo)
Conteúdo extra:
Slides da aula de 2023 aqui.
Vídeo-aula muito boa, da Profa. Maria Dulcetti Vibranovsky, sobre teste de hipóteses quanto ao equilíbrio de Hardy-Weinberg:
Vídeo-aula apresentada em 2020, durante a pandemia de COVID-19
.
-
Figuras da apresentação sobre histórico da evolução após Darwin e Wallace e Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
-
-
Assista o vídeo antes da aula:
- A Aula do dia 20/03 começará as 19:00 para quem assistiu o vídeo e tem alguma dúvida. Se vc nao tem dúvida, pode chegar as 20:00 para realizarmos os exercícios de PTC em grupo.
- A Aula do dia 22/03 começará as 9:00 para quem assistiu o vídeo e tem alguma dúvida. Se vc nao tem dúvida, pode chegar as 10:00 para realizarmos os exercícios de PTC em grupo.
Aula em pdf aqui.
Exercícios (em grupos) aqui.
Extras:
Artigo sobre como mutações diferem entre linhagens maternas e paternas e o papel do número de replicações sobre a quantidade de mutações:
Wu, F.L., Strand, A.I., Cox, L. A., Ober, C., Wall, J. D., Moorjani, P., and Przeworski, M. (2020) A comparison of humans and baboons suggests germline mutation rates do not track cell divisions. PLoS Biol. 18(8): e3000838. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000838
Texto (em inglês) explicando o artigo em linguagem mais acessível
Animação mostrando a replicação do DNA (avançado):
.
Mutações genéticas:
.
Mutações cromossômicas:
.
-
Olas,
Para que possamos aproveitar ao máximo nossa aula, peço que se dediquem a algumas tarefas prévias:
1. Assistam as video-aulasVídeo-aula: (~21 minutos)
2. Leiam o arquivo pdf para a prática em sala de aula.
- A Aula do dia 03/04 começará as 19:00 para quem assistiu o vídeo e tem alguma dúvida. Se vc nao tem dúvida, pode chegar as 20:00 para realizarmos a atividade em grupo.
- A Aula do dia 05/04 começará as 9:00 para quem assistiu o vídeo e tem alguma dúvida. Se vc nao tem dúvida, pode chegar as 10:00 para realizarmos a atividade em grupo.
Material adicional: Apostila de Genética de Populações aqui.
-
Aula em pdf aqui.
Exercício em grupo: Seleção natural cumulativa aqui.
Vídeo-aula aqui:
Vídeos bônus:
Design Inteligente x Teoria da Evolução ("playlist" com diversos vídeos)
-
Dia 17, início as 20:00
Dia 19, início as 9:00
Atenção, o arquivo abaixo contém exercícios e seus gabaritos no nível que será esperado da prova. Leia atentamente as perguntas e veja se suas respostas estão de acordo com as respostas fornecidas. Qualquer dúvida, traga para aula de hoje.
-
Olas,
Dia 24 quarta, prova de 19:00 às 22:00
para esta turma, só aceitarei email de dúvidas referentes ao conteúdo da prova até domingo dia 21 (meia noite)
Dia 26 sexta, prova de 9:00 a 12:00
ATENCAO, A prova será no Minas II
para esta turma, só aceitarei email de dúvidas referentes ao conteúdo da prova até terça dia 23 (meia noite)
Trazer calculadora que não seja ligada a internet. Não serãp aceitos celulares, computadores ou tabletsAs fórmulas e a tabela de p valor do qui-quadrado serão fornecidas na prova.
-
Origem da vida.
Aula em pdf aqui (de 2022)
Vídeo-aula
.Astrobiologia. Discussão do capítulo 1 deste livro.
Texto sobre origem da vida: capítulo 1 deste livro.
-
Artigo de Francisco Prosdocimi, da UFRJ e de Sávio Torres de Farias, brasileiros que pesquisam sobre questões relativas à origem e evolução inicial da vida.
Prosdocimi, F. e Farias, S.T. Origin of life: Drawing the big picture. Prog. Biophis. Mol. Biol. 180-181:28-36.
-
Arquivo usado na apresentação de 2023
-
-
Aula 1. Classificação biológica.
Aula em pdf aqui.
Vídeo aula 1
.Aula 2. Espécies e especiação.
Aula em pdf aqui.
Vídeo aula 2
.Atividade em grupo: Classificação biológica -
17/05 e 22/05. Macroevolução II: Evolução morfológica: Genética e desenvolvimento e Macroevolução III: Processos macroevolutivos
Evolução morfológica: Genética e desenvolvimento
Aula em pdf aqui.
Vídeo-aula do ano passado
.Sugestão de leitura: Hartfelder, K. (2006)GENÉTICA DO DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DOS GRANDES GRUPOS DE ANIMAIS. Genética na escola, 1(2):93-100.
Processos macroevolutivos
Aula em pdf aqui.
Vídeo-aula .
Atividade em grupo: Paleontologia molecular aqui.
Livro aqui.
-
Lista de exercícios avaliativa sobre a aula de Padrões e Processos Macroevolutivos.
-
-
Vídeo aula (de 2021):
Vídeo aula Professor Roberto (Evolução Humana para Psicologia) sobre primeiros hominíneos e bipedia:
-
Vídeo aula Professor Roberto (Evolução Humana para Psicologia) sobre origem e dispersão do gênero Homo:Para a prova - além do conteúdo (aulas e exercícios) dados em aula, também estudar:
1) Sci Am 149 - pg 27Evolução reescritaKate Wong2) Sci Am 149 - pg 38Choques ClimáticosPeter B deMenocal3) Artigo BIOLOGICAMENTE CULTURAL
-
Aula Evolução Humana II
Homo neanderthalensis, Denisovanos, Homo sapiens arcaico.
O paleolítico superior: Homo sapiens moderno e a evolução biocultural humana.
Neolítico e domesticação.
-
-
A avaliação 2 será nos mesmos moldes que a avaliação 1:
5 questões dissertativas
Cada questão vale 2 pontos
As questões poderão ser subdivididas
As questões poderão conter diferentes temas, cada estudante escolhe somente um deles para dissertar.