Programação

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  • Projeto e Cronogramas

  • Documentos e planilhas para o desenvolvimento do Projeto

    Nesse tópico serão disponibilizadas as planilhas e outros documentos necessários à execução do projeto

  • Entregas dos Projetos

    Neste tópico estarão todas as atividades a serem entregues durante a execução do projeto. Todas, sem exceção, deveram ser entregues por aqui e dentro do prazo limite. Não serão consideradas entregas pelo classroom, e-mail e/ou whatsapp.

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  • Sobre Revisão Bibliográfica

  • 11 e 13 de março

    • Os times deverão identificar quatro relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras e identificar como está sendo realizada a gestão de resíduos destas organizações.

      Identificar quais são os parâmetros utilizados para a gestão de resíduos e o formato utilizado pelas empresas. 

      O SEBRAE oferece um texto sobre a gestão de resíduos em empresas.

      Existe uma lei que cria políticas para os resíduos sólidos Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010



    • Os times deverão identificar quatro relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras e identificar como está sendo realizada a gestão de resíduos destas organizações. Os quatro servirão de base para conhecer como as empresas escolhidas estão tratando os resíduos. O relatório a ser entregue deve ter como base principal duas empresas das pesquisadas.  

      Identificar quais são os parâmetros utilizados para a gestão de resíduos e o formato utilizado pelas empresas. 

      O SEBRAE oferece um texto sobre a gestão de resíduos em empresas.

      Existe uma lei que cria políticas para os resíduos sólidos Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010


      O objetivo da tarefa é de permitir aos alunos ter uma ideia do que as empresas estão fazendo em relação à gestão de resíduos.

      Ao final da aula os times devem entregar ao final da aula um pequeno relatório sobre o tema, um arquivo (pode ser foto ou outra forma de edição de texto) com o resultado do levantamento realizado em sala.

      Em outra tarefa, deverá ser entregue um relatório sucinto final até o dia 20.



  • Semana de 18 à 23 de março

    • GESTÃO DE RESÍDUOS EM UNIVERSIDADES

       

      Os times deverão pesquisar sobre gestão de resíduos em universidades e escolher três projetos ou planos de ação para a gestão dos resíduos.

      Descrever

      a)     Quais são as principais etapas dos planos encontrados?

      b)    Quais são os tipos de resíduos gerados?

      c)     Como são classificados estes resíduos?

      d)    Qual a forma com que estes resíduos são recolhidos e armazenados?

      e)     Como são realizados o descarte destes resíduos e quais são os principais cuidados na logística reversa?

       Observação: esta tarefa deverá ser realizada pelos times definidos na aula passada. O prazo para postagem no e-Disciplina é até o dia primeiro de abril (não é mentira rsss.) às 18 horas. Apenas um membro do time deverá postar a tarefa.


    • GESTÃO DE RESÍDUOS EM UNIVERSIDADES

       

      Os times deverão pesquisar sobre gestão de resíduos em universidades e escolher três projetos ou planos de ação para a gestão dos resíduos.

      Descrever

      a)     Quais são as principais etapas dos planos encontrados?

      b)    Quais são os tipos de resíduos gerados?

      c)     Como são classificados estes resíduos?

      d)    Qual a forma com que estes resíduos são recolhidos e armazenados?

      e)     Como são realizados o descarte destes resíduos e quais são os principais cuidados na logística reversa?

       Observação: esta tarefa deverá ser realizada pelos times definidos na aula passada. O prazo para postagem no e-Disciplina é até o três primeiro de abril às 9 horas. Apenas um membro do time deverá postar a tarefa.


  • 01 a 3 abril - Análise SWOT / formação dos times e Forças competitivas de Porter

    • ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ANÁLISE SWOT

      Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva – USP; Adm. Miguel Valente

       

      Uma das palavras que mais se houve no mundo corporativo, hoje, certamente é o termo estratégia. Ter uma boa estratégia, traçar uma boa estratégia, ter visão estratégica, e por aí vai. Entretanto, uma coisa é usar, muitas vezes até de forma abusiva, esse vocábulo no dia a dia, outra coisa é entender seu significa e saber aplicar. De uma forma mais simplória podemos dizer que traçar uma estratégia significa desenvolver um método ou um plano para se alcançar um futuro desejado. (cont.)



    • Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que o empreendimento deve fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico de uma empresa. Mas para que essas medidas realmente apresentem um resultado eficaz, os gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio e a relação que ele tem com o mercado. [...]

    • Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

    • A análise SWOT (ou matriz FOFA) é um tipo de diagrama amplamente usado nos negócios e no ensino para ajudar a conhecer os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma determinada situação.

    • Se você, empreendedor(a), estudou administração, marketing ou economia em algum momento da sua vida, provavelmente já conhece bem o tema deste artigo. Agora, se você vem de uma área completamente diferente destas, pode ser que o modelo das 5 forças de Porter represente uma novidade. É possível que você até tenha ouvido falar dele nos ambientes de negócio. Mas acredite: o assunto é importante demais para se conhecer só de “ouvir falar”, e é para te informar melhor a respeito que resolvemos elaborar este texto.

    • Ao gerir ou implementar um negócio, é normal querer partir logo para a ação e deixar o planejamento estratégico em segundo plano. Mas acredite: analisar com atenção o cenário ao seu redor é fundamental para o sucesso. Assim, mesmo que você já esteja com sua jornada empreendedora em curso, conhecer e aplicar as forças competitivas de Porter pode levar a sua empresa a um novo patamar.

    • A ampla e abrangente literatura sobre planejamento estratégico e mais especificamente sobre estratégia competitiva (EC) recebeu com a publicação do livro de Michael Porter uma contribuição de fundamental importância.

      É um dos poucos modelos, ultimamente publicados, que leva a questão da EC para o locus onde efetivamente ela se desenrola, qual seja, no âmbito do mercado ou da indústria da qual a empresa faça parte.



    • O primeiro esforço de Porter para fornecer as ferramentas analíticas necessárias surgiu sob a forma do livro Estratégia Competitiva. Publicado originalmente em 1980, o livro lançou Porter na órbita dos gurus e garantiu-lhe, como consultor, uma receita da ordem de seis dígitos pelo resto da década. Seus segundo e terceiro livros, Vantagem Competitiva (1985) e A Vantagem Competitiva das Nações (1990), consolidaram sua nobre condição. Porter tornou-se uma espécie de deus para os responsáveis pelo planejamento estratégico; na década de 80 e início da de 90, seu nome era pronunciado com reverência onde quer que se discutisse estratégia, competitividade e liderança de mercado. Os executivos principais ouviam atentamente todas as suas palavras. Os candidatos a guru lançavam-lhe olhares de inveja.

    • Desenvolver uma análise SWOT baseado no case do Nubank. A postagem deverá ser feita por um dos membros do grupo.

      Os times vão realizar uma análise SWOT, mas levantando apenas as ameaças e as oportunidades. 

      O professor vai separar os grupos em dois grupões. Um será responsável por levantar as ameaças e o outro as oportunidades do Nubank.

      Os grupos terão até as 20 horas, no máximo, para realizar uma pesquisa sobre os bancos, fintechs e o Nubank, vou explicar melhor na hora. As 20 horas, os grupos vão avaliar o trabalho de outro time e apresentar sua análise crítica sobre o trabalho.

      O professor deixou material e vídeos sobre o tema para vocês utilizarem. 

      O professor vai oferecer apresentar alguns aspectos importantes da SWOT.
      Os times terão

      Espera-se que o aluno procure mais informações sobre a empresa para realizar o trabalho.

      ATENÇÃO: O arquivo do
      'case" Nubank está nesta anexo
    • Desenvolver uma análise SWOT baseado no case do Nubank. A postagem deverá ser feita por um dos membros do grupo.

      Os times vão realizar uma análise SWOT, mas levantando apenas as ameaças e as oportunidades. 

      O professor vai separar os grupos em dois grupões. Um será responsável por levantar as ameaças e o outro as oportunidades do Nubank.

      Os grupos terão até as 20 horas, no máximo, para realizar uma pesquisa sobre os bancos, fintechs e o Nubank, vou explicar melhor na hora. As 20 horas, os grupos vão avaliar o trabalho de outro time e apresentar sua análise crítica sobre o trabalho.

      O professor deixou material e vídeos sobre o tema para vocês utilizarem. 

      O professor vai oferecer apresentar alguns aspectos importantes da SWOT.
      Os times terão

      Espera-se que o aluno procure mais informações sobre a empresa para realizar o trabalho.

      ATENÇÃO: O arquivo do
      'case" Nubank está nesta anexo
  • 8 a 10 de abril - Diagrama de Ishikawa e Matriz GUT

  • Aula 15 e 17 de abril - Apresentação do Projeto

  • Aula dos dias 13 e 15 de maio - Matriz SIPOC

    Destaque
    • Muito utilizado em metodologias Seis Sigma, o SIPOC é uma ferramenta utilizada para mapear processos. Com ele, é possível esclarecer melhor as etapas do processo, definindo e formalizando diversos fatores que impactam diretamente na execução do trabalho.

    • Fazer um SIPOC é algo bem simples e vai te ajudar bastante na hora de mapear seus processos. Porém, muitas dúvidas podem surgir durante utilização dessa ferramenta. É exatamente por isso que você está no lugar certo! Vou te ensinar o que é o SIPOC, definir suas etapas de maneira bem clara e consolidar seu aprendizado com um exemplo! Está preparado? Então vamos lá!

      Clique o link https://www.voitto.com.br/blog/artigo/como-fazer-um-sipoc para abrir o recurso.

    • Um novo processo não precisa ser complexo e super detalhado. Veja como esquematizá-lo

      Primeiramente, não se subestime. Até a menor empresa do mundo tem processos. Não importa se você produz um produto ou oferece um serviço, você tem pelo menos um processo (mesmo que ainda não saiba disso).


    • Também chamado de gráfico de procedimentos ou gráfico de processos, o Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo. É uma ferramenta de documentação do processo permitindo entender de forma rápida o funcionamento do processo.


    •  

      Proposta para empresa de consultoria

      Planejamento de um Batiscafo

       

      Objetivo da atividade:

      Entender a aplicação prática do SIPOC por meio idealização de um Batiscafo.

       

      O que se espera das equipe:

      Que o aluno entenda os princípios do SIPOC

       

      A Empresa Ocean Enterprise Fake Trumpiano contratou sua empresa de consultoria para planejar e conceber um batiscafo (o batiscafo é um veículo submersível destinado à exploração dos oceanos em regiões de águas ultra profundas - Wikipédia). Eles querem bater o recorde do batiscafo Trieste que fez um mergulho histórico em janeiro de 1960, promovido pela Marinha americana rumo à Fossa das Marianas, alcançando 10.916 metros de profundidade. Naquela ocasião a Rolex acompanhou o batiscafo Trieste no mergulho histórico. (veja detalhes em http://bit.ly/2xWBvfA). Em termos de comparação o monte Everest, o mais alto do mundo, tem 8.848m e os aviões comerciais voam a alturas próximas a 10 km. A pressão da Fossa das Marianas é de oito toneladas por polegada quadrada, equivalente ao peso de um caminhão. O fundo da fossa é composto basicamente de lama, lixo e restos mortais. O local foi considerado depósito de lixo, até ser considerado monumento nacional americano.

      Eles estão preocupados em vencer a disputa com a Rússia pelo recorde de profundidade. Para esse batiscafo a empresa deseja as seguintes condições: a) capacidade para mergulhar tanto em profundidades superiores a 11,5 km, para explorar a chamada Challenger Deep das fossas das Marianas, como para profundidades menores; b) precisa ter dois braços robóticos para analisar e recolher amostras do solo e vida marinha das profundidades oceânicas; c) Espera-se um design futurístico de forma a torná-lo atraente para o público em geral e com isso conquistar investidores e patrocinadores do porte da Rolex, BMW, Louis Vuitton, empresas reconhecidas pelo design de seus produtos; c) grande capacidade de manobra e flexibilidade e visibilidade; d) Sistema de navegabilidade dinâmica que atenda à capacidade de manobra do veículo; e) um dos problemas reportados por Cameron foi o desconforto da cabine juntamente com o calor excessivo.

      Observar que a viagem realizada por James Cameron, em 2012, que chegou a 10.898 m. Estava previsto permanecer duas horas no fundo do mar, mas a período de permanência teve que ser encurtado para 70 min. por problemas no sistema hidráulico do submersível.

      Problema:

      Apresentar um projeto de concepção do produto que tenha um design inovador e atraente e que seja funcional, atendendo a todos os requisitos desejáveis para o aparelho;

       

      Cada equipe deverá escolher um capitão (que deverá coordenar os trabalhos) e um apresentador, que ficará encarregado de fazer a apresentação do projeto. Cada equipe terá 2 min. para apresenta o projeto.

       

      Fases de um projeto de concepção de produto:

      a)     Processo do Desenvolvimento de Produto

      b)     Fase Projeto Informacional

      c)     Fase Projeto Detalhado

      d)     Prototipagem

      e)     Estudo de viabilidade econômica

      f)      Validação

      g)     Entrega do projeto

       

       

      As equipes terão 15 minutos para estudar o projeto (procurar subsídios na internet) e mais 20 para preparar o design do Batiscafo e o SIPOC do processo, que deverá ser apresentado na folha de cartolina.


    •  

      Proposta para empresa de consultoria

      Planejamento de um Batiscafo

       

      Objetivo da atividade:

      Entender a aplicação prática do SIPOC por meio idealização de um Batiscafo.

       

      O que se espera das equipe:

      Que o aluno entenda os princípios do SIPOC

       

      A Empresa Ocean Enterprise Fake Trumpiano contratou sua empresa de consultoria para planejar e conceber um batiscafo (o batiscafo é um veículo submersível destinado à exploração dos oceanos em regiões de águas ultra profundas - Wikipédia). Eles querem bater o recorde do batiscafo Trieste que fez um mergulho histórico em janeiro de 1960, promovido pela Marinha americana rumo à Fossa das Marianas, alcançando 10.916 metros de profundidade. Naquela ocasião a Rolex acompanhou o batiscafo Trieste no mergulho histórico. (veja detalhes em http://bit.ly/2xWBvfA). Em termos de comparação o monte Everest, o mais alto do mundo, tem 8.848m e os aviões comerciais voam a alturas próximas a 10 km. A pressão da Fossa das Marianas é de oito toneladas por polegada quadrada, equivalente ao peso de um caminhão. O fundo da fossa é composto basicamente de lama, lixo e restos mortais. O local foi considerado depósito de lixo, até ser considerado monumento nacional americano.

      Eles estão preocupados em vencer a disputa com a Rússia pelo recorde de profundidade. Para esse batiscafo a empresa deseja as seguintes condições: a) capacidade para mergulhar tanto em profundidades superiores a 11,5 km, para explorar a chamada Challenger Deep das fossas das Marianas, como para profundidades menores; b) precisa ter dois braços robóticos para analisar e recolher amostras do solo e vida marinha das profundidades oceânicas; c) Espera-se um design futurístico de forma a torná-lo atraente para o público em geral e com isso conquistar investidores e patrocinadores do porte da Rolex, BMW, Louis Vuitton, empresas reconhecidas pelo design de seus produtos; c) grande capacidade de manobra e flexibilidade e visibilidade; d) Sistema de navegabilidade dinâmica que atenda à capacidade de manobra do veículo; e) um dos problemas reportados por Cameron foi o desconforto da cabine juntamente com o calor excessivo.

      Observar que a viagem realizada por James Cameron, em 2012, que chegou a 10.898 m. Estava previsto permanecer duas horas no fundo do mar, mas a período de permanência teve que ser encurtado para 70 min. por problemas no sistema hidráulico do submersível.

      Problema:

      Apresentar um projeto de concepção do produto que tenha um design inovador e atraente e que seja funcional, atendendo a todos os requisitos desejáveis para o aparelho;

       

      Cada equipe deverá escolher um capitão (que deverá coordenar os trabalhos) e um apresentador, que ficará encarregado de fazer a apresentação do projeto. Cada equipe terá 2 min. para apresenta o projeto.

       

      Fases de um projeto de concepção de produto:

      a)     Processo do Desenvolvimento de Produto

      b)     Fase Projeto Informacional

      c)     Fase Projeto Detalhado

      d)     Prototipagem

      e)     Estudo de viabilidade econômica

      f)      Validação

      g)     Entrega do projeto

       

       

      As equipes terão 15 minutos para estudar o projeto (procurar subsídios na internet) e mais 20 para preparar o design do Batiscafo e o SIPOC do processo, que deverá ser apresentado na folha de cartolina.


  • Aula 03 e 5 junho - KPI e Fluxograma

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  • Entrega dos Relatórios Finais da Disciplina