Programação
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Por favor, verifiquem a modificação no PEA (dias 26 e 27/02) destacada em verde!
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Caros(as) estudantes.
Essa mensagem é para explicar o funcionamento da nossa atividade de encerramento da disciplina, que é a interação básico-clínica, nos dias 04 e 05 de março para as turmas B e A, respectivamente. Nessa atividade faremos uma discussão do conteúdo básico do sistema respiratório, orientada por 4 casos clínicos preparados por docentes da pneumologia da FMRP.
Acreditamos que esta atividade será enriquecedora tornando-se não apenas proveitosa, mas também motivadora para os participantes. A diversidade de casos clínicos preparados pelos docentes da pneumologia da FMRP certamente estimulará uma compreensão mais abrangente do sistema respiratório e promoverá uma participação ativa e engajada por parte dos(as) estudantes.
A seguir, estão os quatro casos clínicos acompanhados de questões orientadoras. Recomendo que todos os participantes tomem conhecimento desses casos e procurem responder às questões orientadoras. Essa preparação antecipada facilitará e enriquecerá as discussões presenciais que realizaremos posteriormente.
Durante a atividade, os participantes serão divididos em quatro grupos, sendo que cada grupo será designado para analisar um caso clínico específico e responder às questões orientadoras correspondentes. Será dedicado um período de 90 minutos para a discussão em grupo, contando com a presença dos docentes da disciplina. Além disso, um dos pneumologistas, envolvido na elaboração do material, estará presente para oferecer suporte e orientação durante as discussões dos grupos.
A seguir, cada grupo assumirá a responsabilidade de apresentar para toda a turma os resultados das discussões sobre o material atribuído, com um tempo estimado de 30 minutos para cada apresentação. Este formato permitirá que cada grupo compartilhe de maneira abrangente as análises, conclusões e insights obtidos durante a discussão dos casos clínicos fomentando uma troca significativa de conhecimentos.
Importante ressaltar que a divisão dos grupos e a escolha dos casos clínicos serão realizadas no início da atividade presencial. Sendo assim, caso tenham a oportunidade de examinar o material antecipadamente, a atividade se tornará ainda mais proveitosa. A prévia familiarização com os casos clínicos permitirá um aproveitamento mais eficaz do tempo durante as discussões em grupo e contribuirá para uma participação mais engajada de todos os envolvidos.
Embora essa atividade não seja avaliada por notas, é importante ressaltar que o envolvimento de cada participante pode resultar em anotações no e-portfólio de vocês, que é o registro acadêmico individual de cada estudante. Portanto, encorajamos a participação ativa e engajada de todos os estudantes durante esta experiência.
Fico à disposição para esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente, Rubens.