Programação

  • Justificativas e Objetivo da Aula

    Dominar e entender conceitos sobre eletricidade e magnetismo, em especial suas aplicações na sociedade, é essencial para o estudo da física e seu desenvolvimento. Além disso, compreender esses conceitos possibilita a investigação e compreensão das situações da realidade atual, como a questão da possibilidade de eventuais apagões no país, a fim de impactar positivamente o meio em que se vive, o que é fundamental para a formação de cidadãos. Assim, essa aula, destinada às turmas de terceiro ano do ensino médio no segundo semestre, foi elaborada tendo em vista a competência e a habilidade supracitadas, explicitadas pela BNCC, que defendem a avaliação das tecnologias que envolvem a geração, o transporte e a distribuição de energia elétricas, assim como possíveis soluções para a sua demanda. Em particular, essa aula pretende investigar o funcionamento de usinas hidrelétricas, já que constituem a maior fonte de energia elétrica do Brasil, a partir da compreensão do conceito de campo eletromagnético. Ademais, busca analisar as vantagens e desvantagens de empregar essa  tecnologia, a fim de levantar o questionamento sobre sua eficácia na sociedade, em detrimento  da crise energética do país.

    O principal objetivo dessa aula é permitir que os alunos avaliem o uso de usinas hidrelétricas como principal fonte de energia elétrica, identificando-as e investigando-as no contexto atual, com objetivo de habilitá-los para futuras intervenções em sua comunidade. Portanto, é esperado que ao final da aula o aluno esteja capacitado a:

    • compreender como as usinas hidrelétricas funcionam, em especial seus geradores;

    • destacar pontos positivos e negativos de seu uso, em relação ao meio ambiente e a demanda;

    • apropriar-se da linguagem científica e matemática envolvida.




  • Comunicação

  • Aula sobre Usinas Hidrelétricas

  • Avaliação

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10