Programação

  • Energia e tecnologia do nosso dia a dia

    Objetivos Gerais: Pensando em um contexto de que os conteúdos principais de eletricidade já foram abordados em sala, a proposta é realizar uma revisão desses conteúdos, aproximando os alunos com uma reflexão das tecnologias que utilizamos como o celular e seus impactos.

    Objetivo Específico: Que os alunos se apropriem do conteúdo sobre eletricidade e possam refletir sobre sua presença na tecnologia que utilizam diariamente.

    Competência
    :
     investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.

    Habilidades: investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

  • Atividades

    • No vídeo iremos:

      • Revisar os conteúdos de eletricidade;

      • Explicar como o carregamento do celular acontece;

      • Propor questionamentos sobre as causas do carregador esquentar;

      • Apontar diferenças ao carregar um celular em uma tomada 220V e 110V.

      (A ideia é que os alunos possam analisar as informações presentes nas baterias de seus celulares e que possamos realizar as contas juntos. O objetivo é despertar a curiosidade dos mesmos sobre quais materiais compõem as baterias estudadas.)

    • Leitura sobre o setor de energia elétrica no Brasil.

  • Avaliação

    • Como parte do método de avaliação será solicitado que os alunos coloquem comentários sobre suas opiniões dos conceitos discutidos na vídeo-aula e descrevam qual o impacto de descarte incorreto de baterias para o meio ambiente.


    • Questionário com 4 perguntas sobre o texto complementar. O aluno deve obter nota mínima de 5,00 para ter a atividade concluída.