Programação
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Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública
Dpto. Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade – Graduação em Saúde Pública
Disciplina: HCV0132 - Metodologia de Pesquisa Social em Saúde II – 2023.2
Profa. Fabíola Zioni
Email: fabiolaz@usp.br
- - A V I S O S - -
Olá!
Sejam todes bem-vindes à disciplina Metodologia de Pesquisa Social em Saúde II.O curso tem por objetivo apresentar e discutir uma abordagem epistêmica e metodológica de caráter compreensivo em relação às dinâmicas socioculturais e suas relações com a saúde coletiva. Espera-se que a disciplina permita aprofundar as capacidades científicas de análise e construção de problemática com base em critérios teóricos e empíricos. Atenção especial é conferida às técnicas de produção de dados: pesquisa documental, grupo focal e entrevista compreensiva. Abordaremos alguns referenciais teóricos a serem discutidos em aulas expositivas e trabalhos de investigação examinados em sessões de seminários, em que serão abordados desafios teórico-metodológicos para a realização de pesquisa qualitativa em Saúde Pública.
As aulas expositivas têm o formato de revisitar o conteúdo dos textos indicados, de modo que a leitura deve ser feita antes de cada aula. Pede-se o ao longo da disciplina o envio de quatro textos de reação à bibliografia como parte da avaliação.
A cada envio de reação, trata-se de um único texto incluindo toda a bibliografia obrigatória. O envio é individual, unicamente em PDF até DOIS DIAS antes da aula, às 23:59. Aconselhamos não deixar pra última hora, pois não serão aceitos trabalhos enviados depois do prazo ou por outros meios. O tamanho esperado é entre 1 parágrafo e 1 página. Pontuação atribuída mediante envio, independente da qualidade do trabalho.
Os seminários serão apresentados em grupos e não devem exceder o tempo de 50 minutos.
Pedimos evitar atrasos no início de cada sessão e, se possível, não utilizar o telefone celular durante as aulas. Faremos intervalo de 15 minutos após 1h30 de aula.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula e as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual é um importante apoio pedagógico, que será utilizado para o envio de tarefas e para a comunicação com a turma.
É fundamental a participação das estudantes. Por favor, comuniquem qualquer dificuldade de acompanhar as aulas. Esperamos que a experiência nessa disciplina seja proveitosa para todes!
Fabíola Zioni
Profa responsável - HCV0132
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Epistemologia das Ciências Sociais e pressupostos teórico-metodológicos.
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(RETORNO DE REAÇÕES)
Sobre a delimitação do "objeto" de pesquisa e construção do percurso metodológico para a produção de dados.
A construção do saber. Problema e problemática. Problema-pergunta-hipótese.
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BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J-C.; PASSERON, J-C. Ofício de Sociólogo. Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2010.
[1968 - Le métier de sociologue. Préalables épistémologiques.]PARTE 1: Ruptura. O fato é conquistado. Contra a ilusão do saber imediato.
PARTE 2: A construção do objeto. Formas de demissão empirista.
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(RETORNO DE REAÇÕES)
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SÁ-SILVA, J. et al. “Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas”. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Ano 1 (1): 1-15, 2009.
ASANO, C. et al. “Mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à covid-19 no Brasil”. Direitos na Pandemia, Boletim n. 10. Cepedisa/FSP/USP e Conectas Direitos Humanos, 2021.
Leitura complementar:ADIALA, J. C. "O problema da maconha no Brasil: ensaio sobre racismo e drogas". Série Estudos - IUPERJ n. 52, Outubro 1986.
VASCONCELOS, F. et al. “Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio”. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.3, jul.-set. 2015, p.723-741.
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(RETORNO DE REAÇÕES)
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TRAD, L. “Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde”. PHYSIS – Revista de Saúde Coletiva vol. 19 n.3: 777-796, 2009.ALMEIDA, R. "Roteiro para emprego de grupos focais". Métodos de pesquisa em CS - Bloco Qualitativo. São Paulo: Cebrap/Sesc, 2016, pp. 42-59.
Leitura complementar:
SOUZA, Sinara et al. “A representação do consumo de bebidas alcoólicas para adolescentes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família”. Ciência & Saúde Coletiva. 15 (3), 2010, pp. 733-741.
FERREIRA, V.; MAGALHAES, R. "Práticas alimentares de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família na perspectiva da promoção da saúde". Saúde e Sociedade vol. 26, n.4, 2017, pp. 987-998.
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(RETORNO DE REAÇÕES)
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LIMA, M. “O uso da entrevista na pesquisa empírica”. Métodos de pesquisa em CS: bloco qualitativo. São Paulo: Sesc/Cebrap, 2016, p. 24-41.FERREIRA, V. "Artes e manhas da entrevista compreensiva". Saúde & Sociedade v. 23 n. 3, 2014, p. 979-992.
Leitura complementar:
BOURDIEU, P. "A ilusão biográfica". AMADO, J. ; FERREIRA, M. (Orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, p. 183-191.
FASSIN, D. When Bodies Remember: Experiences and Politics of AIDS in South Africa. Berkeley: University of California Press, 2007.
[trecho selecionado: "A life", p. 17-26] -
Pesquisar o ciclo de vida, através das perspectivas de integração social, não-conformidade e crise
- Estudo dirigido dos trabalhos:
(INFÂNCIA E JUVENTUDE)
AMORIM, M. Atenção voltada à crise de crianças e adolescentes: noções e práticas. Dissertação PPGSP-FSP/USP, 2020.
PONTES, J. C. et al. - “Crianças” e “Adolescentes” trans. A construção de categorias entre profissionais de saúde. Sexualidad, Salud, Sociedad n. 35, 2020.
(ENVELHECIMENTO)
SOUZA, M. Envelhecimento, políticas públicas e exclusão social: Trajetória de idosos de comunidades do Complexo de Manguinhos. Dissertação ENSP-Fiocruz, 2013.
SOUZA, M. Proteção social aos idosos no Brasil de 1988 a 2016: trajetória e características. Tese ENSP-Fiocruz, 2018.
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Destacar:
1) delineamento do problema e universo de pesquisa;
2) objetivos científicos (projeto de conhecimento);
3) pressupostos teórico-metodológicos (filiação acadêmica);
4) percurso metodológico (técnicas e etapas de pesquisa);
5) resultados obtidos, conclusão do estudo e sua importância.