Diagrama de temas
-
Exercício: Genograma
- Mudanças geracionais, fecundidade, urbanização, transições das relações de gênero, demográfica, epidemiológica e nutricional
Ciclos de vida e saúde pública: Introdução
- Introdução ao curso: Ciclos de vida e saúde pública – conceitos e aplicações
- Desigualdades e as transições epidemiológica, nutricional, demográfica e de gênero: exercício com o genograma.
- Transição de gênero, tendências demográficas e saúde pública em saúde reprodutiva
Perguntas norteadoras:
1. Introdução aos ciclos de vida
- Defina ciclos de vida e os desafios desta abordagem para a Saúde Pública e para as noções de prevenção e promoção da saúde, risco e vulnerabilidade.
- Descreva como as mudanças nas relações de gênero e desigualdades sociais como raça/etnia, origem geográfica e outras impactam as transições epidemiológica, nutricional e demográfica, e quais as suas implicações para a Saúde Pública
- Descreva a taxa e tendências atuais da fecundidade no país, e os fatores associados à queda da fecundidade.
- Descreva as principais mudanças nas relações de gênero nas últimas décadas
- Como políticas públicas podem contribuir para reduzir as desigualdades de gênero, raça/etnia e geração na conciliação entre trabalho produtivo / remunerado e as responsabilidades familiares?
- Porque as mulheres vivem mais do que os homens?
-
Prof. Simone Diniz e prof. Jefferson Drezzet
Temas:
- Revisão das bases biológicas: ciclo fértil- Métodos contraceptivos
- Políticas de saúde e regulação da fecundidade no Brasil
1. Revisão das bases biológicas (grupo 1)- Descreva a fisiologia sexual e reprodutiva feminina, suas fases e os hormônios envolvidos.
- Descreva a fisiologia sexual e reprodutiva masculina, suas fases e os hormônios envolvidos.
- Como uma mulher pode saber quando está ovulando e com grandes chances de engravidar? Justifique sua resposta, indicando os aspectos fisiológicos destes sintomas.
2. Métodos contraceptivos
- Métodos comportamentais e de observação da fecundidade (grupo 2)
- Métodos de barreira, femininos e masculinos (diafragma, camisinha masculina e feminina, espermicidas, outros) (grupo 3)
- Métodos hormonais (pílula, injetáveis, implantes, outros) (grupo 4)
- Dispositivos intra-uterinos (DIUs) (grupo 5)
- Métodos cirúrgicos, irreversíveis (ligadura de trompas, vasectomia) (grupo 6)
- Contracepção de emergência (grupo 7)
Roteiro da apresentação, em grupo:
- Explicar ao grupo como aqueles métodos funcionam
- Qual sua efetividade, teórica e prática
- Quais os potenciais efeitos colaterais e benefícios?
- Conhece alguém que usa? Opinião de usuárias/os
- Como é o perfil da oferta e de uso no SUS? E no setor privado? Porque?
- Se você fosse o gestor, como organizaria um serviço que atendesse a estas demandas?
-
Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
Dra. Bia Fioretti, convidada
Temas:
- Gestação normal e atenção pré-natal
- Assistência ao parto como questão de saúde pública e a Rede Cegonha
- Evidências científicas e direitos das mulheres
- PAISM, PNAISM, direitos sexuais e reprodutivos
Perguntas norteadoras
- Quais as principais ações na atenção pré-natal? Cite agravos a prevenir e prioridades na promoção da saúde.
- Quais os principais desafios da atenção pré-natal (a) para gestantes saudáveis e (b) para gestantes de risco?
- Descreva as características da Caderneta da Gestante e sobre seu uso para a gestão em saúde pública
- Quais as principais fases do trabalho de parto e parto?
- Com base nas evidências científicas, descreva as principais distorções da assistência ao parto no Brasil e como superá-las
- Porque no Brasil é tão difícil ter um parto espontâneo?
- Quais os direitos das mulheres no parto, e porque é tão difícil garanti-los?
- Defina abuso e desrespeito na assistência, e as principais propostas para sua superação
- Justifique a importância do modo de nascer para a Saúde Pública - questões de curto e longo prazo
- O que são “saúde sexual” e “saúde reprodutiva”?
- O que é “saúde integral da mulher” e o que são o PAISM e o PNAISM?
- Quais as principais ações de saúde da mulher no SUS?
Video gravidez e parto
-
Roteiro sugerido de visitas presenciais 2023
Nome do serviço:
Profissional que acompanhou:
Duração da visita:
Entrevista com quem receber vocês: se apresentem, falem os objetivos da visita, agradeçam a atenção. Façam os ajustes no roteiro abaixo conforme acharem necessário
Eis uma lista de perguntas sugeridas, vejam que algumas perguntas podem não se aplicar a todas as visitas.
· Peçam para a pessoa se apresentar e falar qual o seu papel no serviço.
· Como você (entrevistado) definiria o serviço (sua missão, se tiver).
· Quantas pessoas por ano o serviço atinge (ambulatório, internação, vigilância, outros atendimentos)?
· Qual o perfil da população atendida (ambulatório e internação)? Especifique se possível, idade, cor da pele, escolaridade
· Quais as necessidades de saúde que este serviço atende, e como elas são traduzidas na produtividade do serviço? Ex. A UBS atende demandas da atenção primária de saúde da mulher. Faz tantas consultas de pré-natal (por mês/ano), tantas ginecológicas, dados de contracepção, etc. etc. Os dados de produtividades estão disponíveis?
· Qual a demanda para aquele serviço no município? Existem dados sobre a demanda? Ex. acontecem tantos partos/ano, tantas mulheres em idade reprodutiva necessitando contracepção, tantas pessoas vacinadas, etc.
· Quem são os recursos humanos no serviço, por profissão e carga horária?
· Quais são os aspectos mais positivos do serviço (que mais estimulam o profissional, que deixas as pacientes mais satisfeitas, que funcionam melhor). Explique porque.
· Quais são os aspectos mais negativos do serviço (que mais desestimulam o profissional, que deixas as pacientes mais insatisfeitas, que funcionam pior). Explique porque.
· Pergunta para a pessoa que recebeu/vocês (se mais de uma pessoa recebeu, podem ou perguntar a todos ou escolher um, conforme parecer mais adequado): “Se você fosse o/a gestor/a poderoso/a, com muito dinheiro e autoridade, e pudesse mudar tudo, o que mudaria neste serviço?”
· Pergunta para vocês alunos: Se você fosse o gestor poderoso, com muito dinheiro e autoridade, e pudesse mudar tudo, o que mudaria neste serviço. Justifique suas escolhas
· Quais os principais desafios colocados pela pandemia de covid?
· Fiquem à vontade para perguntar o que mais acharem relevante.
· Agradeçam mais uma vez pelo tempo e atenção da pessoa.
Boa visita a todos!!!
Roteiro para o trabalho final, em grupo
SEMINÁRIO VISITAS MONITORADAS
Área técnica de Saúde da Mulher do Município de São Paulo e Comitê de Mortalidade materna
Gestão de Saúde da Mulher, e Vigilância do Óbito Materno e Neonatal no Mun. de São Paulo
Interlocutora: Cláudia M. R. S. Giaccio – telefone 33972237
e-mail: giaccio@prefeitura.sp.gov.br
Área técnica de Saúde da Criança e Adolescente do Município de São Paulo
Gestão de Saúde da Criança e Adolescente, no Município de São Paulo
Interlocutora: Dra. Athené M. M.Mauro – telefone 11 2027 2232
Diretoria de Promoção da Saúde do Município de São Paulo
Gestão de Promoção da saúde, com interfaces com todas as fases dos ciclos de vida e com as práticas integrativas
Interlocutor: Dr. Adalberto Aguemi – Promoção da Saúde PMSP – whatsapp 11 999694101
Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual (Pavas) de São Bernardo do Campo
Os atendimentos são feitos no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), situado na Rua Brasil 350, Rudge Ramos, tel.: 4335-3214
Interlocutora: Dra Maria Auxiliadora Figueredo Vertamatti, mdorafig@gmail.com, WhastApp +551199582-5186
Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – Setor de Vacinação
O CSEGPS aplica e administra todas as vacinas preconizadas pela ANVISA no Calendário Nacional de Vacinação, situado na Av. Dr. Arnaldo, 925, (11) 3061-7807
Interlocutora:
Dra Ana Paula Nascimento, WhastApp +551199582-5186Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde
ONG feminista que oferece assistência individual e em grupo sobre contracepção, gravidez, amamentação, saúde mental, clínica de adultos.
Interlocutoras: Luiza Cadioli (986446964) e Mariana Percia (960614516) e-mails: luiza.cadioli@gmail.com, marianapercia@gmail.com
Sugestão de formato para apresentação no dia 22/05/23
· Duração da apresentação: 15-20 minutos.
· Duração da discussão da turma: 10 minutos.
· Forma de apresentação: Power-point (slides) ou vídeo.
· Entrega: Trabalho escrito sucinto (2 a 5 páginas), relatando a experiência da “visita” com base no roteiro disponibilizado para a visita e o descrito abaixo.
Sugestão de roteiro para a apresentação:
- Perfil do serviço, objetivos, estrutura, recursos humanos.
- Perfil dos usuários, o que o serviço oferece.
- Identifique os pontos mais positivos e os principais problemas e desafios.
- Se vocês fossem os gestores (e tivessem recursos e poder), o que fariam?
- Composição do grupo e como dividiram o trabalho (créditos)
- Outras observações que considerem relevantes
- Bibliografia, links
-
Prof.ª Simone Diniz
Profs convidados:
Convidada: Viviane Laudelino, Nutricionista, doutora pela FSP USP
- Saúde no pós-parto e no aleitamento;
- Promoção da relactação, bancos de leite e direitos de mães e bebês.
Perguntas norteadoras:
1. O que é puerpério e quais as suas fases
2. Fale sobre a assistência ao pós-parto, e sua relação com os modos de parto
3. Porque a amamentação foi desestimulada durante décadas na assistência ao parto, e porque tem sido retomada?
4. Quais as principais vantagens da amamentação para mães e bebês?
5. Porque a amamentação na primeira hora é fundamental para o estabelecimento da lactação?
6. Quais as principais formas de promover a amamentação, nas ações de saúde?
Vídeo: amamentação à luz da primeira hora (IBFAN/Instituto de Saúde- SES)
https://www.youtube.com/watch?v=pZAv0ulozZg
-
- Desenvolvimento na infância: fatores de risco e proteção
Dra Dafne Herrero
-
- Saúde da Criança e Direitos Humanos
- Curvas de crescimento e avaliação do estado nutricional
Prof. Ivan França
Prof. Paulo Gallo -
- Os primeiros mil dias de vida humana e políticas públicas, Profa Dra. Ana Estela Haddad
- Avaliação módulo Saúde da Criança no MoodleAqui vão os links do livro, artigo e texto sobre intersetorialidade:-São Paulo Carinhosa: O que Grandes Cidades e Políticas Intersetoriais Podem Fazer pela Primeira Infância
http://www.iea.usp.br/eventos/eventos-procedimentos-e- normas/materiais-de- referencia/sao-paulo- carinhosa-o-que-grandes- cidades-e-politicas- intersetoriais-podem-fazer- pela-primeira-infancia/view - Toda hora é hora de cuidar (São Paulo Carinhosa - braço Saúde)- Artigo: São Paulo Carinhosa: formação intersetorial dos Agentes Comunitários de Saúde
https://www.rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211008Professores: Ana Estela Haddad e Ivan -
- Saúde Mental na Infância
Prof. Ivan &
Dr Claudio Pawel -
-
Slides dos grupos
-